Ela sempre deu muitos frutos mas ultimamente apareceram um insetos brancos que destroem as folhas e os frutos. Já borrifei fumo e a maioria deles sumiu mas embaixo das folhas (onde tambem borrifei) anda estão lá, o caule e os “galhos” dela estão ficando com um aspecto seco.
O que faço para sumir com essa praga ??
UMA RECEITA DE INSETICIDA CASEIRO. A calda de fumo pode ser preparada em casa e combate muitas pragas, como pulgões, cochinilhas sem carapaça, lagartas, entre outros. É fácil de fazer: Aquecer um litro de água, acrescentando 50 gramas de fumo de corda picado e deixar ferver por cinco minutos. Desligar o fogo, deixar esfriar e coar. Como aplicar: dissolver a mistura em dois litros de água e pulverizar a planta, de preferência no fim da tarde, não regando logo após esta aplicação.
Dicas: Podem-se acrescentar pimentas malaguetas esmagadas, para aumentar o efeito de controle. A adição de um pouco de sabão na mistura facilita a aderência deste produto na planta. Mas atenção: para consumir as plantas nas quais a calda foi aplicada, deve se esperar pelo menos 24 horas!
QUAL A MELHOR FORMA DE COMBATER AS PRAGAS? A agricultura e a pecuária são das principais atividades humanas na produção de recursos alimentares. Estas remontam ao tempo em que o Homem se tornou sedentário, sendo que teve de ir desenvolvendo técnicas para conseguir um aumento da quantidade e qualidade da produção. Um dos principais problemas com que logo se deparou foi a questão das pragas. Qualquer espécie indesejável para o ser humano é considerada uma praga. Estas podem afetar a diversos níveis, tal como, ao competirem pelos nutrientes, transmitirem doenças ou ao se alimentarem das colheitas. Para se combaterem estes problemas, foram criados todo o tipo de pesticidas. Durante muitos anos, as empresas responsáveis pelo desenvolvimento das tecnologias agroquímicas que foram utilizadas nos últimos anos, prometiam que esses desenvolvimentos iriam permitir acabar com a fome mundial, ao aumentarem bastante a produção. Contudo, tal não sucedeu e, além disso, estas técnicas apresentavam vários problemas, entre os quais, a sua toxicidade, que afetava muitas espécies além da pretendida, o fato de acelerarem o processo evolutivo das espécies, tornando-as mais resistentes (já existem indivíduos naturalmente protegidos contra o tóxico, pelo que esses sobrevivem e transmitem essa proteção à sua descendência), e serem causadores de poluição e ameaças à saúde pública (segundo a OMS, milhões de pessoas são envenenadas todos os anos, morrendo cerca de 200 mil). São substâncias persistentes, que contaminam os solos, águas e seres vivos durante muito tempo.
Use o spray de SBP para plantas. Não é prejudicial para as plantas. Faça uma poda dos galhos e uma adubação.