“Uma das importantes características do feudalismo era a pulverização do poder político, com feudos governados livremente por seus senhores. Os burgueses limitados pela estrutura feudal uniram-se aos reis, descontentes com a fragilidade de seu poder político, fato que produziu as Monarquias Nacionais – ou Estado Moderno – capazes de centralizarem, além da administração, a moeda, os impostos, as leis e os exércitos.
É possível afirmar que as Monarquias Centralizadas:
a) Produziram a riqueza das nações, em especial do clero e nobreza, favorecendo a ampliação e consolidação do poder monástico em detrimento do poder burguês.
b) Consolidaram o poder do rei, com amplo apoio das camadas populares, em oposição aos burgueses e nobres empobrecidos pelas ‘Grandes Navegações’.
c) Garantiram a paz e prosperidade da humanidade após as grandes pestes da Baixa Idade Média – em especial a Peste Negra; com o fortalecimento da nobreza a burguesia foi obrigado a buscar outras fontes de renda fora do continente europeu, desencadeando a maior aventura náutica de todos os tempos: “As Grandes Navegações”.
d) Ampliaram o acesso a terra e renda as camadas populares excluídas pela burguesia durante o Feudalismo (séculos V ao XV).
e) Viabilizaram as organizações necessárias para uma das maiores aventuras do homem em todos os tempos: A Expansão Marítima.
e) Viabilizaram as organizações necessárias para uma das maiores aventuras do homem em todos os tempos: A Expansão Marítima.