bom eu pesquisei mais não estou conseguindo achar muita coisa então kero ki alguem me ajude bom quero uma pesquisa sobre TONICIDADE(DAR OS TIPOS DE TONICIDADES,CARACTERÍSTICAS AS REGRAS E EXEMPLOS) e sobre DIVISÃO(DAR OS TIPOS DE TONICIDADES,CARACTERÍSTICAS AS REGRAS E EXEMPLOS)
preciso desta pesquisa o mais rapido possível e por favor a bibliografia da pesquisa!!
OBRIGADO!!
)
gente eu preciso só da pesquisa sobre TONICIDADE e com as novas regras ortograficas pois se for pesquisa antiga esta errada
TONICIDADE
Tonicidade é uma propriedade da sílaba tônica, isso é, da sílaba que é pronunciada mais forte em uma palavra. É uma característica dependente de idioma que é estudada pela Prosódia. Dependendo do idioma, a sílaba tônica de uma palavra pode ou não ser marcada com acentos gráficos, de acordo com as regras de acentuação desse idioma.
Tonicidade versos IdiomasIdiomas como o latim, o alemão, o esperanto, e o francês não utilizam acentuação gráfica para marcar a tonicidade, pois suas regras de pronunciação são regulares. O Inglês também não utiliza acentos. Contudo, em inglês, a tonicidade das palavras é imprevisível.
Já o português e o espanhol utilizam acentos, como por exemplo, lâmpada (português) e lámpara (espanhol).
Sinais GráficosOs sinais gráficos utilizados para marcar a tonicidade das palavras variam conforme o idioma estudado. O Português, por exemplo, utiliza o acento agudo (´) e o circunflexo (^). Exemplos:
Pároco
Crônica
Outro sinal que costuma ser utilizado em diversos idiomas, além dos citados acima, é o acento grave (`), que em Português é utilizado para marcar a crase; Em materiais ou mídias de cursos de aprendizagem de idiomas são utilizados outros sinais e também recursos, como o macro (¯), a braquia (um pequeno semi-círculo semelhante ao “u” sobre a letra), o negrito, o itálico, a cor da letra, o sombreamento, as letras maiúsculas etc.
No alfabeto fonético internacional, produzido pela International Phonetic Association (Associação Fonética Internacional – IPA), a tonicidade é indicada por um apóstrofo (mais precisamente, pelo símbolo de minuto) imediatamente antes da sílaba tônica. Exemplo:’silɐbɐ].
DIVISÃO ( TEM HAVER COM SILABAS ”DIVISÃO SILABICA DA PALAVRA)
Divisão silábicaA divisão silábica obedece a algumas regras básicas. O conhecimento das regras de divisão silábica é útil para a translineação das palavras, ou seja, para separá-las no final das linhas. Quando houver necessidade da divisão, ela deve ser feita de acordo com as regras abaixo. Por motivos estéticos e de clareza, devem-se evitar vogais isoladas no final ou no início de linhas, como a-sa ou Urugua-i.
ditongos e tritongos pertencem a uma única sílaba: au-tô-no-mo, ou-to-no, di-nhei-ro, U-ru-guai, i-guais.
os hiatos são separados em duas sílabas: du-e-to, a-mên-do-a, ca-a-tin-ga.
os dígrafos ch, lh, nh, gu e qu pertencem a uma única sílaba: chu-va, mo-lha, es-ta-nho, guel-ra, a-que-la.
as letras que formam os dígrafos rr, ss, sc, sç, xs, e xc devem ser separadas: bar-ro, as-sun-to, des-cer, nas-ço, es-xu-dar, ex-ce-to.
os encontros consonantais que ocorrem em sílabas internas devem ser separados, excetuando-se aquelas em que a segunda consoante é l ou r: con-vic-ção, a-pli-ca-ção, as-tu-to, a-pre-sen-tar, ap-to, a-brir, cír-cu-lo, re-tra-to, ad-mi-tir, de-ca-tlo, ob-tu-rar. Exceção: ab-rup-to. Os grupos consonantais que iniciam palavras não são separáveis: gnós-ti-co, pneu-má-ti-co, mne-mô-ni-co.
[editar] Sílaba tônicaNa gramática, as palavras podem ser classificadas segundo a posição da sílaba tônica. Assim, elas são agudas, graves ou esdrúxulas. Em alternativa, podem ser chamadas oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, respectivamente. No Brasil os segundos termos são os mais usados, em Portugal depende do contexto.
[editar] PoesiaSílaba tônica é a sílaba falada mais alto de uma palavra, a que se pronuncia mais forte, exemplo: Domínio.
Na poesia, as sílabas são utilizadas para classificar a métrica dos versos.
[editar] Características diversasQuanto à decomposição silábica das palavras, a sílaba é, na maioria dos casos, iniciada por uma consoante (se existir), terminando numa vogal. Na língua portuguesa existem, contudo, casos excepcionais:
Emperrado = Em + per + ra + do
No caso acima, os R não ficaram unidos quando da separação das sílabas. A mesma regra se aplica para a letra S, quando dobrada.
bibliografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal