Tenho uma lavanderia e gostaria de saber o limite de tempo para guardar roupas de clientes que somem.
Ouvi dizer q com 3 meses, já posso doar.
Já tentei entrar em contato com os clientes q deixaram as roupas na loja,mas não consegui.
Desde já agradeço.
Um detalhe q eu não disse, a maioria das roupas q estão na loja é de um só pessoa.
A dona sumiu e qnd completava exatamente 3 meses ela me ligou A COBRAR e disse q tava sem dinheiro, fui compreensiva e disse q continuaria guardada,mas q era pra ela então pegar aos poucos e sumiu novamente.
Qnd completou um ano ela me ligou A COBRAR de novo, conversei com ela e disse q as muitas roupas dela q estavam na loja estava tomando espaço e tempo, pois as funcionárias tinham sempre q ajeitar tirar poeira, dei um belo desconto disse q ainda poderia até pegar aos poucos, mas ainda assim a mulher some e diz q qr a roupa.
O pior q ela é abusada, só me liga a cobrar, ou passa mensagens pedindo pra ligar pra ela, pra eu falar oq ja cansei de falar, o valor.
Já to ficando de saco cheio!!!!!!!!!!
Se vc no seu rol de roupas informou que as roupas não retiradas após 30 dias da data marcada para retirar, acredito que arrumou uma encrenca. Faça o cadastro de seus clientes pelo telefone fixo, assim sempre que vir trazer uma roupa para lavagem vc abrirá o sistema de registro pelo telefone do cliente onde já estará os dados cadastrais de endereço e principalmente um histórico de roupas e peças especiais que trouxe para lavar. Este histórico, servirá para alertar que antes do inverno, ele deve lavar os seus endredons, blusas e outras roupas de usa da estação e ao seu final também deve lavar para guardar embalados por vcs, como um serviço diferencial. O envio de um email é uma forma moderna de dar algumas dicas no cuidado com as roupas como também divulgar promoções. Oferaça também a entrega sem custo, se houver o pagamento antecipado. Assim vc não tem prejuízo como também não ficará refém da guarda de um bem de terceiro. Espaço custa dinheiro. O veículo de entrega pode ser o mesmo usado para coletar grandes peças e até prestação de serviço de retirada, lavagem e colocação de cortinas por exemplo.
Voltando a sua pergunta, terá de publicar no jornal aviso para que eles retirem a roupa até tal data e que após vc fará doação a alguma instituição de caridade. Não recomendo a venda. Se doar a roupa faça um recibo descritivo da peça e junte uma fotografia com a assinatura do responsavel pela organização receptora.
Nossa, quanto foragido da polícia deixa roupa em lavanderia e depois tem de fugir às pressas, hein? rsrsrsrs…
Falando sério, embora a resposta anterior tenha dito quase tudo, entendo que seis meses é um tempo razoável… vai que a pessoa teve de viajar às pressas, passou por uma tragédia em família ou coisa extrema do tipo… podem voltar e reivindicar o pertence tempos depois e, apesar de legalmente falando vc ter agido corretamente ao descartá-lo em três meses, ter de enfrentar uma situação constrangedora não é bom.
Não há nenhum parente ou conhecido dessas pessoas que possam ser contatados, ou são mesmo completos desconhecidos?
Se forem desconhecidos, enfim, você doa tudo após 6 meses e bola pra frente!
Abraço.
*****************************************
Depois desse detalhe que vc acrescentou, que a fulana liga a cobrar, minha opinião muda… rsrsrs… primeiro, sugiro que não atenda mais em hipótese alguma (acho que dá para vc saber que é ela quando ligar, pois normalmente não recebemos muitas ligações a cobrar; acho que vale até vc instalar identificador de chamadas em sua loja, se não existir). E, se no seu recibo houver qualquer menção padrão, do tipo: “roupas não retiradas em X tempo serão doadas ou vendidas”, entendo que vc está resguardada legalmente. A mulher não merece mais paciência; é muito folgada!! Se não tinha como pagar pelo serviço, por que deixou tanta coisa em uma lavanderia? Você pode alegar ao Procon ou a um Tribunal de Conciliação no futuro (caso a cara de pau ainda te acione) que vc tentou todas as formas de negociação, e se decidir vender para um brechó, diga que precisou fazer isso para bancar os custos do serviço que não foi pago. Tenha dó, cada figura que a gente encontra na vida, né?
Espero que consiga descascar logo esse abacaxi.
De terceiros ou seus…
O quanto lhe forem úteis.
Mas, se tratando de comércio, acho legal você procurar o PROCON ou algum outro orgam de defesa do consumidor e analisar isso diretamente com eles. Desta forma, você já se mostrou preocupada com a causa.
Depois, na guia que vc emite para o cliente quando ele deixa a roupa para lavar, deve constar essa observação.
E então, ocorrendo o sumisso do cliente, acho que seria interessante, você doar estas roupas para um instituição que realmente precise delas, pois, esse cliente já deve ter comprado outra roupa.
Espero ter ajudado.
Abraço!
Eu no seu lugar doava, porque ela nunca pega as roupas, e ainda liga a cobrar… Abraço
Bem,fosse eu faria o seguinte:Pegava todas essas roupas,fazia um pacote bem caprichado,amarrava com barbante e tal,colocava o pacote dentro de uma sacola reforçada,no pacote escrevia o nome do proprietario,e guardava em um lugar onde não pudesse atrapalhar mas que pudesse acha-lo quando quizesse.Não aceitaria mais telefonema a cobrar,o pacote poderia ficar anos e anos que não teria problema,porque a dona desta roupa não deve bater bem dos pinos,ela está querendo te sacanear,ela está pensando que é muito esperta,para lidar com gente doido,precisa dar uma de doido também!