Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

POR QUE A GM ENTRE OUTRAS EMPRESAS FORAM ATINGIDAS PELA CRISE OCASIONADA PELO SETOR IMOBILIÁRIO?

O QUE ACONTECE? COMO UM SETOR (IMOBILIÁRIO) TOTALMENTE DIFERENTE DE OUTROS LEVOU QUASE O MUNDO INTEIRO A FALÊNCIA? COMO É QUE A FALÊNCIA DE UM SETOR REFLETE NEGATIVAMENTE A OUTRO O LEVANDO TAMBÉM A FALÊNCIA?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. Porque os setorres não são isolados economicamente falando. A crise no setor imobiliário causou uma oscilação na economia por inteira.

  2. Rick, veja bem… Em economia tudo está interligado. Há correlações diretas e indiretas entre todos os setores internos numa economia e fora dela, ou seja, em países abertos como é o caso dos EUA, o que acontece externamente também os afeta assim como as decisões internas nos EUA afetam os demais países no mundo (sendo este segundo efeito imensamente maior dada a importância e o peso que os EUA tem no comércio mundial).

    No caso da GM, assim como a Ford e a Crysler o caso é muito mais grave e a crise no setor vem muito antes de 2008. Com a chegada de grandes montadoras japonesas nos EUA, bem como o encarecimento dos combustíveis e uma mudança sistémica na forma de produção de veículos trazida pelos japoneses e principalmente uma estratégia comercial ousada e agressiva dos asiáticos, as empresas automobilísticas americanas perderam competitividade, tornaram se obsoletas e incapazes de competir com suas rivais asiáticas. Isso gerou uma crise no setor que se agravou ainda mais com a crise imobiliária de 2008/2009. Com o advento daquela crise o desemprego aumentou, a renda média do americano caiu e o consumo de bens duráveis diminuiu drásticamente (como veículos por exemplo), com isso o setor automobilístico que já não estava bem, sentiu de forma mais intensa os impactos da crise.

    Sua pergunta descreve aquilo que nós economistas chamamos de efeito multiplicador numa economia, ou seja, um efeito aparentemente isolado desencadeia uma reação que contagia todo o sistema e amplia o efeito inicial em escala local, ou no caso da crise em questão, mundial.

    Para entender a crise nos EUA, sugiro ler esta resposta: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080124074241AAzsKZM&r=w&show_comments=true&pa=FZB6NWHjDG3N56z6v_2wVwRufEhaJmO.MK.oa64IK28sfC9e6tZP7.x_VJrbY5DS3_846MLNPkHaPfWSNhm4_A–&paid=add_comment#openions

    Valeu?

    Barbosa.

Perguntas Relacionadas