Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

Por que a Gurgel faliu?

Por que temos que comprar carros de marcas estrangeiras sendo que a Gurgel foi um exemplo de que não prescisamos disso? É verdade que ela faliu por causa de joguinhos politicos?

You must login to add an answer.

2 Answers

  1. O governo prometeu dar incentivos à Gurgel na época, mas acabou dando mais ajuda ainda aos
    fabricantes estrangeiros. A gurgel não conseguiu competir. Veja as 6 partes do vídeo abaixo …

  2. a resposta é extensa e complexa mas pode ser resumida a um somatório de boicote, má vontade e corrupção ( sempre ela)
    João Conrado do Amaral Gurgel era um homem a frente do seu tempo, sempre perseguiu a idéia fixa de construir uma industria automobilistica genuinamente nacional, começou fazendo veiculos com carrooceria de fibra de vidro e propulsores vw e contavam com um chassi revolucionario inclusive patenteado e motivo de orgulho que era o “plasteel” em uma época que os automoveis davam ferrugem até quando ainda estavam dentro da concessionária, Gurgel se orgulhava de dar 10 anos de garantia contra a corrosão do seu revolucionário chassis composto. Não parou por aí, logo depois lançou o Itaipú primeiro e até agora único veiculo elétrico desenvolvido e produzido no Brasil, isso no início da década de 80 ! No ápice da inflação galopante brasileira, Gurgel se orgulhava de pagar seus operários em ORTN’s ( obrigações reajustáveis do tesouro nacional) enquanto os outros brasileiros viam seus ganhos se esvairem pelo ralo, tendo reajustes apenas semestrais.
    Gurgel não parava, e apesar da extrema má vontade federal que sempre lhe negava créditos ou no minimo os concedia as migalhas e com extrema má vontade, esse mesmo governo federal através do famigerado BNDES financiava as multinacionais e trambiqueiros internacionais as grandes montadoras conseguiamo que queriam com apenas um “telefonema” os projetos de Gurgel mofavam e empoeiravam nas prateleiras dos bancos oficiais, A má vontade vinha de todos os lados, foi obrigado inclusive a retirar o nome CENA( carro economico nacional) por uma ação impetrada por Airton Senna que achava que o nosso memorável Gurgel queria tirar uma “casquinha” com o seu nome, podia até ser, mas a resposta laconica e inteligente de Gurgel foi a seguinte: ” Engraçado que o rio sena corre em paris a séculos e nunca pediu royaltes a Senna pelo mesmo usar o seu nome”.
    Scheneider , o que te relatei aqui foram farrapos que resgatei da memória, até porque utilizo o YR! como um aguçador de memória e sendo assim não teria graça eu pesquisar para te dar a resposta, respondo as perguntas que aqui surgem como quem está na mesa de um bar com um amigo, mas te sugiro: pesquise mais sobre esse grande brasileiro, que merece todo o nosso respeito e quem sabe um dia receber as suas merecidas homenagens, que inclusive ainda está vivo, porém em estado de senilidade, se não assistiu, alugue ou baixe em algum site a história veridica de Preston Tucker que é o filme “TUCKER, UM HOMEM E SEU SONHO” voce verá o que acontece com homens que como Tucker ou Gurgel tentam desafiar o poder das grandes montadoras, inclusive por um acaso do destino Preston Tucker se não me engano faleceu no Brasil de quando de uma visita a nosso país, espero ter ajudado e elucidado alguma dúvida

Related Questions