Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

por que a onu nao aprovou a invasao do iraque pelos eua em 2003 ?

por que a onu nao aprovou a invasao do iraque pelos eua em 2003 ?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

6 Respostas

  1. A alegação dos americanos foi de que o Iraque produzia armas de destruição em massa. Como não havia evidências nem provas (e até hoje não há, pois o iraque não produzia nada disso), a ONU não aprovou a invasão. Mas quem disse que há punição para os “donos” do mundo? Foram lá, fizeram a carnificina e está tudo certo.

    Abraço!

  2. Quem disse que a ONU não aprovou?
    A ONU não poderia aprovar ou desaprovar porque a ONU não manda nos EUA. Aliás, não manda em país algum.
    Os EUA pediram o apoio da ONU na invasão do Iraque, a ONU negou. E só.

  3. Aguarde, o castigo pela covardia, quem aplica é a natureza, se julgam a polícia do mundo, mas então pq concordam com as carnificinas cometidas pelos judeus contra os palestinos ?

  4. O principal motivo para a guerra oferecido pelo ex-presidente norte-americano George W. Bush, pelo ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, e os seus apoiantes foi de que o Iraque estava desenvolvendo armas de destruição maciça.[6][7] Estas armas, argumentava-se, ameaçavam a segurança mundial.[8] No discurso do estado da União de 2003, Bush defendeu que os Estados Unidos não poderiam esperar até que a ameaça do líder iraquiano Saddam Hussein se tornasse eminente.[9][10] Para justificar a guerra, alguns responsáveis norte-americanos referiram também que havia indicações de que existia uma ligação entre Saddam Hussein e a Al-Qaeda. Apesar disso não foram encontradas provas de nenhuma ligação substâncial à Al-Qaeda.[11]

    A guerra começou a 20 de Março de 2003, quando forças largamente americanas e britânicas, apoiadas por pequenos contingentes da Austrália, da Dinamarca e da Polônia invadiram o Iraque. A invasão levou pouco tempo até à derrota e à fuga de Saddam Hussein. A coligação liderada pelos Estados Unidos ocupou o Iraque e tentou estabelecer um governo democrático; no entanto falhou na tentativa de restaurar a ordem no Iraque. A instabilidade levou a um conflito assimétrico com a insurgência iraquiana, guerra civil entre muitos iraquianos sunitas e xiitas e as operações da Al-Qaeda no Iraque. Como resultado do seu fracasso em restaurar a ordem, um número crescente de países retiraram as suas tropas do Iraque. As causas e consequências da guerra mantêm-se controversas.

  5. Amigo, você não esta mal informado sobre a ONU.
    Em 1º lugar a ONU não aprovou a invasão do Iraque.
    Veja o que disse o Secretário Geral da ONU em 16 de Setembro de 2004, Kofi Annan, o Secretário Geral da ONU disse sobre a invasão: “Indiquei que não foi em conformidade com a Carta das Nações Unidas. Do nosso ponto de vista, do ponto de vista da Carta, foi ilegal”.
    No princípio de 2003, os Estados Unidos, o Reino Unido e a Espanha propuseram a chamada “Resolução 18” para dar ao Iraque um prazo para cumprir as resoluções anteriores e que seria aplicada pela ameaça de ação militar. Esta resolução foi subsequentemente retirada por falta de apoio no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Em particular a França e a Alemanha, membros da NATO, e a Rússia, opunham-se a uma intervenção militar no Iraque.

    O Conselho de Segurança é composto por 15 Estados-membros, sendo 5 membros permanentes – China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos – e por 10 membros temporários, atualmente a Áustria, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Gabão, Japão, Líbano, México, Nigéria, Turquia e Uganda. Os cinco membros permanentes têm o poder de veto sobre as resoluções do Conselho.

    A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), foi estabelecida como uma organização autônoma no seio das Nações Unidas em 29 de Julho de 1957. O seu objetivo é a promoção do uso pacífico da energia nuclear e o desencorajamento dos usos para fins militares de armas atômicas.
    A AIEA tem a sua sede em Viena, (Áustria), e tem 137 estados membros.
    AIEA passaram a incluir as inspecções e investigações de suspeitas violações do Tratado de Não-Proliferação Nuclear sob mandato das Nações Unidas; contudo, caso encontre indícios de uso militar em programas que inspeciona, apenas poderá reportá-los ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, que detém o exclusivo de medidas coercivas.

    O Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP) é um tratado entre Estados soberanos assinado em 1968, em vigor a partir de 5 de março de 1970. Atualmente conta com a adesão de 189 estados, cinco dos quais reconhecem ser detentores de armas nucleares: Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China – que são também os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU. [1] Em sua origem tinha como objetivo limitar as armas nucleares desses cinco países (a antiga União Soviética foi substituída pela Rússia) Esses países estão obrigados, pelos termos do tratado, a não transferir armas nucleares para os chamados “países não-nucleares”, nem auxiliá-los a obtê-las. A China e a França, entretanto, não ratificaram o tratado até 1992.
    Até ao presente, 189 países ratificaram o documento, e nenhum deles se retirou do pacto, exceto a Coréia do Norte, que o fez em 2003.
    Índia, Paquistão e Israel são não-signatários do tratado, mas os dois primeiros já realizaram testes nucleares e acredita-se que Israel tenha armas nucleares.

    Ps. Flor do Deserto, continuo solicitando que me desbloquei, não é por ter opniões diferentes da vossa que devo estar impedido de responder vossas perguntas.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/ONU
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ag%C3%AAnci…
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_…

Perguntas Relacionadas