Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Por que após a abolição da escravatura os fazendeiros não aproveitaram os próprios ex-escravos?

Em vez disso preferiram incentivar a vinda de imigrantes italianos.
Os fazendeiros não queriam remunerar os ex-escravos?
Ou por racismo preferiram remunerar somente os brancos? No caso, os imigrantes italianos?
A marginalizarão dos negros já vem de longa data?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

7 Respostas

  1. após a abolição da escravatura o governo incentivou a vinda de imigrantes porque queria clarear um pouco o país , já os negros não queriam mais morar em senzalas porque lá s[ó tinham más recordações,foi onde eles inflaram as cidades trabalhando como catadores de lixo feirantes vendedores do asfalto muitos deles conseguiram voltar pra áfrica outros não tinham contato com seus ancestrais e por aí vai.

  2. Na verdade a abolição só aconteceu porque com a revolução industrial. Os escravos precisavam virar empregados para consumir os produtos das fábricas por isso os Europeus interceptavam os navios negreiros antes de chegar no Brasil. Por uma questão cultural os fazendeiros preferiram trazer imigrantes para trabalhar como seme escravos pós eram muito mal remunerados e os negros foram abandonados a própia sorte.

  3. Preconceito e orgulho ferido.
    Eles se negavam a pagar salário a trabalhadores que antes eram tidos como sua propriedade. Havia também a fama de que os imigrantes eram mais dedicados ao trabalho e produziam melhor (mais uma vez um traço do preconceito, que inferiorizava o negro).
    Há outro fator também: após tantos anos de escravidão, alguns negros preferiram tomar seu próprio rumo e ganhar o mundo, desfrutando sua liberdade. Infelizmente o preconceito era tão grande que acabaram sendo marginalizados por onde passavam.
    .’.

  4. Vários eram os fatores:
    Os negros estavam dando prejuízo para os Senhores. Eles eram uma mão de obra não conhecedora das novas técnicas agrícolas, já utilizadas na Europa.
    Em comparação com a mão de obra mais técnica e qualificada dos imigrantes Europeus, os negros tornaram-se inviáveis econômicamente.
    Era muito melhor pagar um salário para um imigrante Europeu que produzia três vezes mais do que um negro do que alimenta-lo.

  5. O Brasil estava sofrendo um tipo de discriminação por parte da Europa, pois já haviam muitos negros(mais até do que brancos). Tentaram dar uma “esbranquiçada” por aqui, oferecendo terras e trabalho à italianos, alemães, portugueses, letos, espanhóis, japoneses, qualquer um que não fosse negro.
    Remodelaram cidades, (São Paulo, por exemplo) obrigando o povo negro/mulato/pardo à viver na marginalidade,longe dos grandes centros urbanos, negando trabalho, crédito e propriedades à eles.

    É revoltante me deparar com perguntas(não é esta, no caso) do tipo:”se tem dia da consciência negra, pq não tem dia da conciência italiana, japonesa…? Foram todos trazidos pra cá, tbm…”

    Nenhum deles foi sequestrado, trazido num navio imundo, numa travessia que durava meses, acorrentado, separado da família, vendido, subjugado e teve que trabalhar até a morte, pra não ganhar nada. Muito diferente de europeus e japoneses que vieram com promessas de terras e trabalho.

Perguntas Relacionadas