Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Por que é que o sentido de direção dos trens?

Os carros usam a mão direita, e os trens a esquerda
completando, o sentido de direção é o contrário.

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

4 Respostas

  1. O sentido não faz diferença para o trem ele não vira para a esquerda ou direita e não trafega entre varios trens.

  2. Em alguns trechos existe o sentido de circulação ( tráfego ) esquerdo e/ou direito, à exemplo da região do Grande ABC ( entre algumas estações ) em SP e que pode ser em linhas férreas singelas em um ou dois sentidos de movimento a exemplo dos trens urbanos que saem da capital para Itapevi – Francisco Morato – Guaianazes e outros que circulam pelo interior com via unica ( singela ) e seus ramais em bitola métrica estreita ( 1 mm ) ou larga ( 1,60 mm ). Em cada país os trens podem ter ou não o mesmo sentido de circulação que os automóveis. Na França, por exemplo, os carros circulam pela direita, mas como herança mantida das primeiras linhas ferroviárias construídas pelos ingleses, os trens franceses circulam pela esquerda, o que cria situações como a dos comboios se manterem à esquerda e operarem em vias separadas do Metrô de Paris, que tem composições circulando pela direita. Outra anomalia acontece na região da Alsácia, na qual os trens mantêm-se à direita porque as linhas foram construídas pelos alemães, que tiveram soberania sobre a região entre 1871 e 1918. Pontes na antiga fronteira garantem a mudança no sentido de circulação. Especificamente em São Paulo e Região Metropolitana, os trens circulam em sentido direito do tráfego ( ida ) em 90% das estações da CPTM e o metrô em 100%.

    Posição dos operadores : os TGV ( trens de alta velocidade ) operam em linhas mais recentes, mas que também circulam à esquerda porque também passam por linhas antigas. O Metro de Madrid, assim como o de Roma também circulam pela esquerda. Por razões operacionais, algumas estações do Metrô de Londres também têm circulação pela direita. Nos Estados Unidos, também há algumas ferrovias com circulação pela esquerda.Na Índia os trens circulam pela esquerda. Nas locomotivas elétricas os condutores sentam-se à esquerda e nas locomotivas a óleo diesel, podem sentar-se dos dois lados, utilizando o que for mais adequado.Ao contrário da predominância do tráfego pela direita dos automóveis, os comboios originalmente tinham o maquinista do lado direito desde o início. Nas locomotivas a vapor, o maquinista ficava à direita e o foguista ficava à esquerda. Este se tornou o padrão no Reino Unido, nos Estados Unidos e por conseguinte, pelos demais países, mesmo quando a circulação se dava pela direita. No Brasil sempre foi conduzido pelo lado direito de circulação das linhas com exceções de alguns trechos e também os operadores posicionam-se no lado lado direito da cabine de comando e nos metros ficam posicionados no centro no painel de comando.

    E pelo que entendi é qual o lado da linha de circulação que ele trafega, se do lado direito ou esquerdo da via férrea tanto pra ida ou vinda, tipo pistas de trânsito e rodovias , diferente de IR ou VOLTAR a um destino, seja de frente ou não – @

  3. Não existe este sentido de direção direita-esquerda. O trem vai a Porto Alegre ou volta de Porto Alegre, ou seja, ele chega de frente e volta de frente.

Perguntas Relacionadas