Será que alguns de você leu a síntese dos indicadores da PNAD/IBGE para fundamentar as suas respostas ou se sustentam apenas nos preconceitos que todo mundo repete?
Porque segundo os dados da PNAD do IBGE o trabalho doméstico geralmente é inversamente proporcional ao trabalho não doméstico INDEPENDENTE DE GÊNERO. Mulheres em geral trablham mais em casa APENAS por em geral trabalharem menos fora.
E lendo a frase de uma das contestantes que disse que “mulher trabalha, homem só atrabalha” eu acho que está dada a resposta à minha pergunta: preconceito e burrice poucas são bobagem.
PS.: Eu trabalho fora e dentro de casa: tenho dois empregos e nem por isso deixo de lavar roupa, lavar o piso, passar roupa, cozinhar… e todos os homens que eu conheço fazem o mesmo. E minha mulher não é desocupada nem do lar; ela também trabalha fora.
Parabéns, Loucaprateamar, a todas as mulheres da sua família. E é boa sua questão. Acrescentaria apenas: por que também os direitos a pensão não são igualitários para ambos os gêneros?
Louca…, eu não disse o contrário. Se você der uma lida na pesquisa que indiqei vai ver que esta realidade (de trabalhar fora e também fazer afazeres domésticos é comum aos 2 gêneros, só se diferenciando a proporção: quem trabalha mais fora trabalha menos dentro e quem trabalha menos fora trabalha mais dentro numa exata proporção inversa que dá como soma média total e serviços domésticos + não domésticos de 50 horas semanais para cada gênero)
Que bom ler suas respostas Thereza e Ana: vou ter que dar a MR para uma das duas, mas ambas demonstraram que acreditam e querem IGUALDADE entre gêneros e não INVERSÃO de privilégios e preconceitos.
Seria bom se toda a humanidade fosse íntegra como vocês parecem ser.
Beijão.
A mulher quando está em casa, lava, passa, cozinha, cuida das crianças, no geral da casa.. Os homens ficam assistindo TV, ou saem para jogar bola, e depois passam no bar, comem e dormem…
To lendo aqui seus detalhes adicionais…
Onde a mulher trabalha menos? Tá doido é?
Acho que isso é de muitos tempo atraz, sempre era o homem é que trabalha e a mulher é quem fica em casa, por isso que homem que trabalha é desocupado e a mulher que num trabalha é do lar, afinal a mulher trabalha se quizer, não estou sendo machista tá kkk mas as mulheres hj são independentes e trabalham se quizerem.
– Porque o lar é uma grande empresa que se não for administrada vai à falência e nada melhor do que uma mulher para gerí-la. A mulher trabalha e muito dentro de casa enquanto os homens dentro de casa só atrapalham. Quando eles estão sem trabalho eles nem ajudam a mulher, esta é a razão maior!
Não sei.
Sempre trabalhei! COmecei com 14 anos.
Minha família não tem mulher “do lar”, todas são do batente.
Mas..questiono:
Porque ex mulher que nunca trabalhou tem direito a pensão , e ex mulher que deu duro e adoeceu não tem o mesmo direito???
……
Sabe-se que hoje a maioria dos homens ajudam, dividindo todas as tarefas, mas, infelizmente não são todos.
Quanto a pensão é assim: homem e mulher tem os mesmos direitosI
Eu só quis dizer que a Justiça falha e ainda, que atualmente que as mulheres não devem se tornar dependentes!
Bjs
A mulher quando trabalha fora também: lava, passa, varre, faz comida, pega cueca suja do banheiro, cuida dos filhos e da casa e sem salário!
Trabalhar fora é muito bom.
Temos salário,respeito e status.
Usamos roupas bacanas,temos amigos e colegas
Chefes e patrões.
E muitas colocam todo o salário dentro de casa,pq. os maridos
que escolheram não seguram o rojão das contas sózinhos.rsrsrs
Entretanto:
Ficar em casa tb. é muito bom.
Nada nesse mundo satisfaz mais do que poder cuidar
da cria,do filho.Educar,ensinar,acompanhar,conduzir.
Desfrutar de todas as etapas da vida dele.
ter ele por perto para brincar,passear,conversar.
carregar no colo,no carro,na vida.
Ver ele dormir,acordar,falar as primeiras palavras,
o primeiro dente,o primeiro passo.
Noites acordada só para ver ele dormir.
Mamadeira na boca,comida no fogão ,roupa no varal.
O primeiro dia de escola, do futebol, na piscina.
Os primeiros livros,os primeiros cadernos,o primeiro diploma.
Os programas de tv,o joguinhos do playstation,os amigos.
O primeiro ano de vida, o segundo,o décimo quinto…rsrsrs
virão mais e mais e mais…
Ah…tem muitomais…feliz a mulher que pode fazer o que quer
seja em casa ou na rua trabalhando .
Todas tem seu valor….
complicado, porque a sociedade sempre ve o homem como provedor da familia e se ele não trabalha, acaba que ficando feio pra ele, espero ter ajudado!
É uma questão bastante interessante esta que você postou!
Merece atenção!
Talvez seja por puro preconceito…O ideal é dividir as tarefas…os trabalhos, as contas…
Tenho uma amiga, que trabalha, e que quem cuida da casa e das crianças é o marido!
Ele não é doente, ele não é incapaz…só não é muito chegado em trabalhar, sabe?
Sair de casa todos os dias, pegar o busão… receber um salarinho de **** que mal da para pagar as
contas…
Ele não gosta de trabalhar, nem de estudar…
No começo minha amiga sofreu com isso.
Mas hoje ela aceitou a idéia e ele cuida da casa, das crianças faz supermercado, feira, banco e tudo mais, e ela pega no batente!
Sabe que eles vivem bem!!
Tudo depende da forma como olhamos as coisas!
Tem gente que diz que ele é um vagabundo, eu como cuido da minha casa e sei o quanto isso da trabalho, não penso assim!
Afinal, nós mulheres queríamos muito a igualdade, queríamos muito nos ver livres das vassouras, das panelas, do fogão…alguém tem que fazer estas coisas, não é?
Seja quem for!
Desculpe por ter saído um pouco do assunto inicial!
Boa sorte, sempre!
É uma questão cultural.A mulher,durante séculos, sempre foi educada para cuidar da casa e o homem para prover o sustento da familia.Embora hoje as coisas tenham mudado um pouco,o estigma ficou!Imagine outra situação que acontece muito: um garoto e uma garota da mesma idade,uns 18 anos,ambos estudantes.Embora os dois tenham que trabalhar,a sociedade tolera mais quando ela apenas estuda,enquanto ele já tem que estar trabalhando,senão não é muito bem visto.Não acho justo!Nos tempos de hoje,todos devem ir à luta! Se são casados,têm que dividir as tarefas para um não sobrecarregar o outro!!Respeito muito as donas de casa,aquelas que decidiram não trabalhar fora para cuidar de tudo,da família,essa mulher tem muito valor!Aí é diferente porque há um consenso entre o casal e cada um faz a sua parte!!Mas,na minha opinião,assim como existem ´´desempregados“ e ´´desocupados“ também existem ´´desempregadas“ e ´´desocupadas“!! Homem ´´à toa“ é feio demais,assim como a mulher!!
É uma questão de caráter,não de gênero!!Abraço!!