Pois bem, em grande parte dos colégios brasileiros do Ensino Fundamental temos 5 períodos na aula.
Desses 5 períodos temos alguns conceituais (que no meu caso não há mais materias conceituais), tais como ensino religioso, filosofia, educação física, artes e outros, essas matérias são as consideradas “matação”.
De certa maneira está correto usar tal termo, porém acho que materiais sem uma possível capacidade de influênciar diretamente no futuro profissional do indivíduo (no caso não me refiro às “matações” apenas, mas também o restante) … Por exemplo :
Quero ser biologo quando crescer, de tal maneira o que português irá afetar nisso (não no aspecto linguístico, mas nos morfológicos e sintáticos)?
Acredito que o aluno tenha o direito de escolher seu próprio futuro profissional e tenha uma ideia das possíveis matérias que vão ajudá-lo em tal futuro.
Claro que existem casos pendentes, que são poucos (em tais casos o aluno já teria ideia do que é necessário).
Estou na 7ª série do Ensino Fundamental (oitavo ano do mesmo) e acho um absurdo algumas matérias que em minha concepção são supérfluas em meu futuro.
Olha durante o ensino fundamental axo importante ter essas coisas, pois o basico de matematica, potugues, historia vc tem a obrigacao de saber. Eh importante saber falar sua lingua, saber um pouco do passado, saber fazer contas para naum ser enganado.
Agora Artes, ensino religioso, concordo q eh 100% inutil. Essas coisas deveriam ser fora do periodo de aula pra quem quisesse.
O q eu axo q deveria acontece eh quando vc fosse para o ensino medio escolher oq vc quer fazer, e ter mais materias sobre aquilo.
Porque vc tem q concordar q no ensino fundamental a crianca ainda naum sabe bem oq quer fazer, ela ainda esta formando a cabeca, por essa razao tbm eh bom q ela veja td, para escolher oq ela axa mais divertido.
E no ensino medio ainda tem as materias mais inuteis, Literatura, Sociologia, Filosofia. Isso naum serve pra nd. O pior naum eh ter essas materias, o pior eh ter provas dessas materias, pra q? Pra q eu tenho q ser testado em filosofia? Alias oq cairia numa prova de filosofia?
E morfologia e Sintaxe em portugues naum deveria existir, alias qual a funcao dakilo?
Ps.: Eu ja terminei o ensino medio.
Concordo com você caro amigo, para que aprender assuntos de tais matérias se nunca utilizaremos na vida profissional? Mas, no meu caso estou na 8ª série (9ºano) e as matérias Ensino Religioso e Filosofia foram substituídas por Cidadania, não mudou muita coisa, mas fazer o que né?
=D
aff meu num entendi qse nada só entendi q nós deveriamos as materias q nos ajudariam no futuro neah !
meu o pais não liga para os alunos eles só que ganhar uns pontinhos no ideb
agente q se fooda meu eles querem que agente vá tooma no cuú.
tipow algumas até ajudam tipo filosofia ajudam na hora da gente cagar mais oq q matematica ajuda tipow vc conhece alguem q precisou usar a algebra depois de sair do colegio ? eu não agente não usa mais pra bosta nenhuma
tipo indetificar os ditongos das palavras pra q bosta isso vai ajudar agente tipow agente não usa essas bosstas mais pra nada.
tbm historia pra q q eu vô querer saber de coisas que aconbteceram há mais de 500 anos pra q meerda vou usar isto ? simplismente nada .
tbm tem geografia pra que boosta vo querer saber as capitais tipow manaus é a capital da amazonia ( acho q é ao contrario ) mais pra q eu vo usar está informação de meerda ?
só isso espero ter ajudado
Mario henrike 9° ano
Entre aspas concordo plenamente com você , mais tem coisas que precisamos saber como matemática e português isso e o básico , o resto e que se dane . Na matemática tem muito trem idiota , como letra em equação , polinômio , bissetriz de um ângulo , opostos pelo vértice e tec
Porque quem decide o que vc vai aprender não são os experts no assunto, que em geral estão trancados nas universidades fazendo pesquisa. Quem decide é um monte de seres ignorantes que só pensam em roubar e inventar leis para protegê-los, os políticos. Agora mesmo, tramita no congresso a possibilidade de transformar vários temas transversais em disciplinas, maioria inúteis.
Além do mais, o ensino médio fundamental e médio é considerado educação básica e não profissional, ou seja, não interessa qual profissão você vai seguir, mesmo porque você pode mudar de opinião e tem coisas que são muito difíceis de aprender fora da idade. Para educação profissional você deve procurar o curso técnico, que pode ser de nível médio inclusive.