Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Por que minhas murtas estão com as folhas todas amareladas?

Olá,

Em junho plantei 28 murtas para uma cerca viva no quintal da minha casa. Estavam todas aparentemente saudáveis e fortes. Entretanto, após cerca de 1 mês alguns pés começaram a amarelar as folhas. Em quatro deles as folhas secaram e caíram totalmente, restando apenas os galhos secos. Algumas outras secaram parcialmente e as restantes permanecem saudáveis. Todos os pés têm cerca de 1,30m de altura e tomam bastante sol, o dia todo. Fiz adubação inicial com substrato orgânico e NPK 10 10 10, irrigando quase diariamente, e não economizo na água; mas mesmo assim alguns pés continuam progressivamente a apresentar folhas secas. Suspeitando que se tratasse de clorose férrica, adicionei um pouco de quelato de ferro (na quantidade recomendada pelo fabricante), mas não vi a situação melhorar. Não há nenhum sinal de pragas como cochonilha ou pulgão em nenhuma das plantas. Alguém sabe me dizer o que pode estar acontecendo? Estou quase desistindo de descobrir o que pode ser, e amargando o prejuízo.
Se alguém puder me dar alguma sugestão, agradeço!

Priscila

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

4 Respostas

  1. A princípio vejo duas possibilidades:
    Excesso de NPK ou mudas de má procedência.

    Sempre que o NPK é aplicado em excesso ocorre a chamada “seca fisiológica”, isto é, as raízes não conseguem absorver água devido a alta concentração de sais.

    Mudas de boa procedência são enraizadas no próprio invólucro (saco plástico) destinado à comercialização.
    Alguns viveiristas desonestos produzem as mudas no solo e depois transplantam para os sacos plásticos, geralmente danificando uma boa parte das raízes.

  2. Priscila,
    Antes de plantar, vc fez análise de solo? As vezes, é necessário pois pode ter havido falha na adubação. É dificil detectar o problema, pois depende de muitos fatores, pode ser o solo, presença de outras plantas promovendo a alelopatia na suas mudas… isso são suposições, mas amarelecimento, pode mostrar problemas com a nutrição da planta….enfim, espero que tudo se resolva, boa sorte!!

  3. Dados incompletos. Qual espécie? Local? Solo – boa drenagem natural? Como estão as raízes? Difícil afirmar qualquer coisa….

Perguntas Relacionadas