Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Por que o Brasil não tem uma economia livre?

Por que o Brasil não tem uma economia livre?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

4 Respostas

  1. ??? O Brasil vive numa economia de livre mercado,negocia com grande quantidade de países e tem fundamentos econômicos sólidos.Deus te abençoe e bons estudos.

  2. Poxa,cara!
    Todo mundo já tá careca de saber que a economia brasileira é extremamente livre!

  3. Esta sua pergunta é bastante difícil de responder assim em espaço curto, pois é um grande problema que começou há muito tempo atras, já desde o tempo do Brasil colonial. Resumindo muito: a economia colonial caracteriza-se pela acumulação de capital realizada no EXTERIOR.Neste tipo de economia há um fluxo permanente de renda para o exterior, No Brasil colonial a renda era obtida através do açúcar. Claro que como o capital neste tipo de economia vai para fora, sobra pouco para o próprio país. Desta fase passamos para economia dependente, que foi depois de 1822, apos a independência. A mudança não ocorreu logo após 1822. Não houve lde imediato nenhuma mudança no tipo de economia pois a acumulaçao da riqueza ainda se processava no exterior e como a Inglaterra tinha subordinado Portugal através de tratado, foi o país que levou mais vantagem com este processo, mais até que Portugal. No entanto, esta economia passou aos poucos por uma transformação efoi passando de economia colonial para economia dependente, na qual o lucro é processado no exterior mas também e ao mesmo tempo dentro do país.Há uma acumulação de riqueza tb no país que passa a gerar riqueza para o país que a produz.Aqui já estamos na cultura do café.Comercializavamos o café e faziamos esforço para criar mercado interno (riquezas) propiciando então o começo da criação do país como nação, com instituições etc. Bem, dando um pulo muiiito grande, o governo Juscelino Kubistcheck abriu nosso pais para o capital estrangeiro, de maneira muito liberal, de modo que as cias estrangeiras se transferiram para cá, contando com mão de obra muito mais barata do que em seus países de origem e ainda por cima fazendo REMESSA DE LUCROS PARA O EXTERIOR. Então voltamos a ser dependentes pois somos uma plataforma de produção barata para os paises ricos que nos oferecem “em troca” empregos e salários considerados bons para nossos padrões e ridículos para os padrões destes mesmo países. Alguém pode dizer que sem estas cias o Brasil não estaria no pé que está etc mas o Brasil estava a caminho de criar suas próprias empresas, laboratórios, fábricas de todo o tipo, tecidos, sapatos, aço (Vale do Rio doce ou CSN agora vendidas para o estrangeiro) eletro eletrônicos etc que foram ou compradas por outras mais conhecidas estrangeiras e passaram então a enviar lucros para seus países.
    Geralmente a venda feita pelo governo proteje os capitais de fora (não sei dizer a razão talvez seja propina, não se pode descartar, não e?) e é feita às vezes com capital emprestado do NOSSO banco (BNDES) e se estas cia se dão mal, nós é que pagamos. Dando outro salto, agora temos esta estória de pré – sal, petróleo etc etc iludindo todo mundo e vamos ver se não fazem o mesmo que anteriormente;VENDEM PARA ESTRANGEIROS E TODO CAPITAL VAI PARA OUTROS E NÓS FICAMOS COMO BOBOS DEPENDENTES SIM SENHOR, DA ECONOMIA DE FORA. Temos que aprender a ser espertos e reclamar que tudo seja às claras. Por exemplo: a China está agora comprando terras do tamanho de países aqui no Brasil nestas áreas. E quem é que autoriza isto? Qualquer dia destes, vamos ter que aprender chinês, pois uma vez que mandarem chineses para cá eles vão ocupar nosso país, esplorar nosso petróleo. E, mais uma vez, o país que tinha tudo pra ser o primeiro do mundo vai ficar dependente…….. de chineses… (além dos habituais, é claro)

Perguntas Relacionadas