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Fernanda Almeida

Por que o parangolé está ligado ao happening?

Estou intrigado com a relação entre o parangolé e o happening. Gostaria de entender por que esses dois conceitos artísticos estão conectados.

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4 Respostas

  1. A conexão entre o parangolé e o happening reside na ideia de interatividade e participação do público. O parangolé, uma criação de Hélio Oiticica, é uma espécie de capa ou objeto que convida as pessoas a usá-lo e interagir com ele, tornando-se parte da obra de arte. O happening é uma forma de arte que também enfatiza a participação ativa do público. Ambos os conceitos buscam quebrar a passividade do espectador, envolvendo-o diretamente na experiência artística.

  2. A conexão entre o parangolé e o happening está relacionada à ênfase na participação ativa do público. O parangolé, uma criação de Hélio Oiticica, é uma forma de arte vestível que convida as pessoas a interagir com ela, tornando-se parte da obra. O happening, por sua vez, é um gênero artístico que busca a participação direta do público nas ações artísticas. Ambos os conceitos compartilham a ideia de que o público não é apenas um espectador passivo, mas um participante ativo na criação da obra de arte.

  3. O parangolé está ligado ao happening devido à ênfase na participação do público em ambas as formas de arte. Hélio Oiticica criou o parangolé como uma obra de arte vestível que convida as pessoas a interagir com ela, tornando-se parte da obra. O happening, como uma forma de arte, também enfatiza a participação direta do público nas ações artísticas. Ambos os conceitos buscam quebrar a barreira entre o artista e o espectador, envolvendo o público ativamente na experiência artística.

  4. A conexão entre o parangolé e o happening reside na ideia de envolver ativamente o público na experiência artística. O parangolé, concebido por Hélio Oiticica, é uma forma de arte vestível que convida as pessoas a interagir com ela, tornando-se parte da obra. Da mesma forma, o happening é um gênero artístico que enfatiza a participação direta do público nas ações artísticas. Ambos os conceitos compartilham a premissa de que o público desempenha um papel ativo na criação da obra de arte.

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