Alguns dizem que foi por causa da pressão da água, outros dizem que foi por causa do peso, mas qual foi o real motivo do Titanic ter se partido em dois?
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acho que é pelo os dois motivos!
Devido a arrogância de seus construtores, ao dizer que
“nem Deus afundaria aquele gigante” resultado: tornou-se em dois pedaços.
peso
Deve ser por causa do peso msmo, pq parece q aquelas chamines eram bem pesadas
Provavelmente por causa do rombo causado pelo iceberg, assim já tinha um lugar para continuar quebrando.
O Titanic, o luxuoso navio britânico a vapor, media 269 metros e foi o maior transatlântico de seu tempo. Devido à sua robusta estrutura feita em aço, o navio era considerado “impossível de afundar”. Em sua viagem inaugural, de Southampton para New York, seu destino foi selado. Durante a noite de 14 de abril de 1912, a cerca de 153 km ao sul dos Grandes Bancos de Newfoundland, o Titanic colidiu com um enorme iceberg. O casco do navio foi tão danificado que toneladas de água afluíram para os compartimentos. Finalmente, o Titanic partiu-se ao meio e afundou. Como não havia botes salva-vidas suficientes para todos, apenas 700 dos 1311 passageiros e 897 tripulantes a bordo conseguiram se salvar.
Até hoje, o dramático naufrágio do luxuoso transatlântico permanece como uma das tragédias mais terríveis da história da navegação.
A água inundou os compartimentos do navio através do casco, inundando compartimento que antes eram estanque causando uma diferença de peso entre a proa e a popa do navio, essa diferença fez com que o navio ficasse embicado, ou seja, a proa começou a afundar e a popa começou a emergir. O navio eh feito para ser sustentado pela força de empuxo (para cima, que sustenta o navio) que a agua exerce sobre os corpos, quando essa força deixou de existir, a unica força agindo naquela parte do navio passou a ser a gravidade e portanto os esforços do casco nao aguentaram e se romperam.
Acho que peso
O Titanic havia recebido o título de inafundável devido aos compartimentos à prova de água no casco. Já vimos que as portas entre os anteparos podiam ser baixadas para evitar que inundações se espalhassem pelos 16 compartimentos do casco. O navio foi projetado para ficar com água em três dos compartimentos e continuar navegando – Andrews disse que o Titanic poderia até mesmo tolerar água em um quarto compartimento, caso necessário. Porém, cinco compartimentos inundados garantiam matematicamente que o Titanic afundaria.
Agora, vamos recapitular. Navios – mesmo aqueles feitos de materiais tão pesados quanto o aço – flutuam na superfície da água devido à capacidade de flutuação que os empurra para cima e a gravidade que os puxa para baixo. Essas duas forças equilibram-se mutuamente, permitindo que um navio flutue de forma estável.
No caso dos tão falados compartimentos do Titanic, o ar dentro deles tornava o navio menos denso do que a água que o cercava. Mas quando o navio atingiu o iceberg, o ar leve foi rapidamente trocado por água densa que invadiu os compartimentos danificados. Como resultado, a frente do navio (proa) ficou muito mais pesada que a traseira (popa) dando início a um mergulho lento e contínuo.
O Titanic não apenas afundou – relatos de testemunhas afirmam que ele partiu-se ao meio. A ciência sustenta esses relatos. No meio do navio, a tensão de sustentar o peso dos compartimentos frontais cheios de água sobrecarregou a estrutura de aço. Conforme a proa mergulhava, a quilha começou a erguer-se para fora da água e as placas de aço sustentando esta parte do navio começaram a dobrar-se com a pressão. Essa tensão chegou a 2.460 quilogramas por centímetro quadrado no convés dos botes – isso é quase 50% a mais da tensão que o Titanic foi projetado para suportar. Finalmente, as placas cederam. A proa mergulhou para o fundo e o navio partiu-se em dois. Quando isso aconteceu, a eletricidade, que já começava a dar sinais de falha, finalmente foi perdida, deixando os passageiros e a tripulação na escuridão de uma noite sem lua.
E menos da metade deles sobreviveria para ver o nascer do sol.
ele se partiu por causas do peso
o TITANIC se partiu ao meio devido ao peso que foi estabelecido na proa e na popa ficando o esforço no meio partindo o navio em dois a pressão ajuda amassando o casco e termina de fazer o serviço. NAVIO, AVIÃO são transportes que recebem muitas forças e são construido de uma maneira para amenizar estes esforços que são o longitudinal, lateral e o de torsão. então temos a arte de estabilidade. o comandante do navio e do avião antes de partirem para o destino o navio e o avião são estabilizado atraves de calculos deixando os pesos em posições corretas para terem a menor condição possivel de esforços é por isso que as malas são pesadas no aeroporto antes de embarcar no avião o motivo é a estabilidade do avião e para que todos os passageiros possam levar as suas malas foi determinado o peso maximo em cada mala de 20 quilos se passar é pago o excedente.