Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Por que os africanos não colonizaram o mundo ?

Olá, para mim é uma pergunta intrigante !
Os europeus colonizaram praticamente o mundo todo, e inclusive todo o continente africano.
Mas por que não foi o contrário ? Por que os africanos não colonizaram o mundo ? Negros ou brancos possuem a mesma capacidade cerebral, então por que um se desenvolveu e conquistou o mundo e o outro foi escravizado ?

A africa foi o berço da humanidade, os africanos tiveram mais tempo para se desenvolver do que o europeu que rumou para o Norte encontrando a europa.

Entendam que não há qualquer coligação com racismo, é uma curiosidade científica.

Obrigado

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

10 Respostas

  1. Creio que seja porque sem mais nem menos o grupo dos europeus se desenvolveram mais rápido, perante o habitat e a forma de vida. Os africanos ainda tinam que se preocupar com a fome, a sede, o calor, os predadores, enquanto os europeus já controlavam tudo. Sei lá eu só acho.

  2. Talvez o clima frio proporcione mais tempo para reflexão, já pensou nisso ?
    Uma vez li uma pesquisa que dizia que a quantidade de crimes é maior no verão. meio descabido ?
    talvez !! porem as grandes descobertas também começaram assim !!

  3. eles se preocupavam em conquistar tribos para serem vendidos como escravos, pois naquele tempo já havia escravos na europa, e foi o que os levou serem escravizados,pois os navios negreiros aportavam em seus portos e ficavam só esperando os nativos trazerem seus compatriotas para serem vendidos, um amigo convidava o outro pra beber e quando o mesmo estava bastante embriagado era trazido e vendido como escravo quando acordava já estava nos porões do navio. O núcleo mais avança da África é o que chamamos de África do Sul que foi colonizado pelos ingleses, as outras nações ate hoje são poucas que não vivem sob tirania como foi no passado

  4. O clima é o fator primordial. Nas regiões onde o inverno é rigoroso, havia necessiade de planejar a sua sobrevivencia, principalmente a forma de armazenamento de alimentos quando é disponível. Este processo de controle de estoque levou ao longo do tempo a ganancia sobre acumulo de riquesa. Nos climas onde o alimento de subsistencia está sempre presente não houve esse processo de acumulo de riquesa. Nativos da África, aborigenes da Nova Zelandia, Indios americanos, etc.

  5. Sei não, se formos analisar por esse lado, devido à antiguidade dos povos africanos (vide o Egito, que já era política, social e culturalmente desenvolvido muito antes das outras civilizações antigas, deixando-nos uma herança riquíssima), o que pensar de hoje em dia? Alguns países da África praticamente ainda estão na idade da pedra. Talvez a própria colonização, que propiciou e propicia a ação de ditadores sanguinolentos, impediu o desenvolvimento de muitas das nações africanas. O que dizer, nos dias de hoje, de uma Etiópia? De uma Somália? Porque todos os países do mundo, inclusive nós, de alguma forma caminharam para a frente e alguns países da Àfrica continuam imersos no lodo da violência, dos genocídios, da fome, da pobreza extrema? Quase que não dá para explicar … talvez o expansionismo, o desejo de conquistar, de descobrir, de conhecer seja coisa de europeu mesmo…

  6. Deve ser porque eles não eram povos exploradores como foram os europeus. Os portugueses, por exemplo, sugaram o Brasil e Angola, ao máximo, assim como a Inglaterra sugou a India, os EUA, etc,, como a França, entre outros paises, sugou a Argélia, a Martinica, o Canadá, etc. Pelo menos isso eles tinham de bom, não eram parasitas…

  7. O clima não favorecia a Africa, e a esperteza de outros Países acabou deixando eles para trás, abraços e BN

  8. As respostas mais proximas da verdade referem-se ao clima quente (tanto a africa como a america do sul e australia)…como aos fatores culturais dos europeus, movidos pelo capitalismo em crescimento, coisa que nao aconteceu em outros lugares de clima frio como a america do norte e norte asiatico.

  9. Tava lendo sua pergunta e veio uma coisa na minha cabeça.
    Religião.
    A África tem uma religião altamente politeísta no qual quem adorar outro “oxu” ( ou sei la oque ) tem que morrer, pra vc ter uma idéia o albino é comido, é isso mesmo ele é caçado e com os restos mortais são feitas macumbas.
    Querendo ou não a Igreja católica uniu os povos europeus, as Cruzadas é um ótimo exemplo disso, enquanto os europeus se uniam para conquistar outros territórios os africanos lutavam entre si, por questões etnicas e religiosas,e até hoje se matam.
    Tem tambem a questão do clima, ja ouvi dizer que no frio a natureza de ser humano o estimula a se movimentar e trabalhar, num sei se é só coincidência mais os países considerados mais “desenvolvidos” na sociedade em geral ( Finlândia, Suécia, Inglaterra) possuem seu clima frio, mais isso é só uma teoria infundada.
    Eu particularmente não acredito que a sociedade africana, em sua origem, consiga se sustentar só hoje em dia, quantas vezes ditadores foram derrubados e democracias foram instituidas mas sempre tem um presidente que faz um golpe de estado e pronto, ta ai a ditadura de novo vigorando. Num é por racismo não galera, só acho que a história ta ai pra nos dar exemplos.

    Espero ter ajudado, boa pergunta!!!!!!!!!!!!!!!!

Perguntas Relacionadas