Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Por que os brasileiros mal sabem falar a própria língua?

Não em motivo generalizado, mas vejo freqüentes atrocidades e deturpações tanto na internet quanto na própria fala das pessoas, que a esmagadora maioria dos brasileiros fala um Português precário, cheio de erros constantes de gramática, semântica, verbais, de colocação pronominal e &ca. Incrível como os brasileiros acham correcto dizer «Eu te amo, tenho que vê-la» ao mesmo momento! Sendo que tanto ‘eu te amo’ quanto ‘que vê-la’ estão errados. Por que tal coisa se dá? Existe alguém que possa dar-me uma explicação lógica sem ser a respostinha típica dos demais brasileiros, a famosa:
«NOIS NUM FALA CERTIM IGUAL IN PORTUGAL, AKI NU BRAZIU EH UM PORTUGÊZ DIFERENTI» sendo que é possível existirem Brasileiros que o falem corretamente.

Obrigado pola atenção.
NÃO SOU PORTUGUÊS, eu utilizo uma adaptação da grafia de 1945 (por isso a trema, cortada no Acordo45), caso vocês não se importem. Eu não estou querendo exaltar Portugal, só quero dizer que as pessoas associam a forma certa de falar com Portugal, sendo que os Brasileiros podem falar um Português correcto.

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

9 Respostas

  1. Falta de leitura e conhecimento, ocupam seu tempo com cultura de consumo, BBBs e novelas !!

  2. Quem não lê, não escreve nem fala bem. O problema é que para as classes menos abastadas as unicas diversões são tv aberta e músicas de quinta categoria. O povo se torna ágrafo.

  3. E quem disse que o Português de Portugal é o Certo?? Quem disse que todos os Portugueses falam corretamente??.. O Português Brasileiro Chama-se PT-BR e não é e nem deve ser igual ao de Portugal.. mas a sua pergunta tem a intenção mesmo idiota de menosprezar o Brasil e valorizar Portugal.. Lamentável…..

  4. Bom, primeiro que tudo tenho que informar os brasileiros que a pessoa que escreveu isto não é portuguesa mas sim brasileira, provavelmente com a intenção de atrair ainda mais ódio e preconceito contra Portugal do que já existe. É muito claro na forma como usa o trema em “freqüentes”, “pronominal” em vez de prenominal, “corretamente”, “possa dar-me” em vez da forma correcta em português de Portugal que seria, ironicamente, “que me possa dar”, etc, etc.

    Agora, é verdade que no Brasil há uma grande percentagem de maus utilizadores da língua portuguesa, e o mal resume-se a duas coisas: falta de educação e falta de leitura.

  5. Eu sou da vertente de desmembrar o portugues do Brasil de Portugal e criar a lingua Brasileira. Afinal temos termos do portugues Brasileiro que só é entendido aqui. Em Portugal as regras do portugues nao alteram nem na liguagem popular, haja visto as musicas portuguesas que as rimas nao casam perfeitamente como a musica Brasileira. Creio que seja proibido, assim como é proibido registrar o recem-nascido com NOMES proprios diferentes da grafia normal portuguesa. Ex. William, se puder ser registrado tera que ser Uiliam. Nos brasieliros evoluimos a lingua, os portugeses a mantem quase intacta como a 500 anos atras. houve poucas mudanças com relaçao a lingua portuguesa do Brasil. Existem muitas regras desnecessarias, somente para confundir. Saber todas as regras do Portugues Culto é como decorar a Biblia ou todos os paragrafos da Constituiçao com suas Emendas. regras que geram mais duvidas que esclarecimentos.
    Temos o habito de falar a lingua de maneira popular e falamos assim a vida inteira, só lembramos da norma culta quando temos algum concurso ou vestibular que é exigido saber as regras. Atualmente ate nas universidades, em alguns cursos , os professores pedem para usar linguagem popular, que é mais direta e objetiva, nao exigindo a linguagem coloquial.
    A questao é que soa melhor falar “Eu te amo” do que Amo-te, que soa de forma seca e sem a mesma emoçao da primeira.
    Seria muito bom eliminarmos uma serie de regras, para que “num” concurso todos disputem de igual para igual.

  6. Concordo plenamente com o “Pensador”, vocês (eu sou portuguesa) deviam alterar o nome da vossa língua para brasileiro.

    A resposta à pergunta é o que muita gente já disse: falta de cultura e sistema de ensino fraco.

    E o Heterónimo está correcto: a pessoa que escreveu isto não é portuguesa, como tentou parecer, porque enquanto que escreveu coisas do género “freqüentes”, por outro lado, também escreveu “correcto” No final, já é outra vez “corretamente”. O que é, em si, irónico, dado o problema colocado pela pergunta. Enfim…

  7. Falta de escola..analfabetismo, falta de investimento na educação. É um problema de muitos países, não só do Brasil.

  8. Há muitos Brasileiros que conhecem a norma culta do português, mas em um país onde nem os grandes estudiosos do assunto entram em acordo quanto às normas gramáticas ..imagine o povo ?! Então entre o certo e o duvidoso, melhor é usar a língua como melhor lhe convém.

Perguntas Relacionadas