Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

por que os individuos que vivem na caverna são prisioneiros ?

baseado no ” mito da caverna ”
DE PLATÃO *-*

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

8 Respostas

  1. Imaginemos uma caverna subterrânea onde, desde a infância, geração após geração, seres humanos estão aprisionados. Suas pernas e seus pescoços estão algemados de tal modo que são forçados a permanecer sempre no mesmo lugar e a olhar apenas para a frente, não podendo girar a cabeça nem para trás nem para os lados. A entrada da caverna permite que alguma luz exterior ali penetre, de modo que se possa, na semi-obscuridade, enxergar o que se passa no interior.

    A luz que ali entra provém de uma imensa e alta fogueira externa. Entre ela e os prisioneiros – no exterior, portanto – há um caminho ascendente ao longo do qual foi erguida uma mureta, como se fosse a parte fronteira de um palco de marionetes. Ao longo dessa mureta-palco, homens transportam estatuetas de todo tipo, com figuras de seres humanos, animais e todas as coisas.

    Por causa da luz da fogueira e da posição ocupada por ela, os prisioneiros enxergam na parede do fundo da caverna as sombras das estatuetas transportadas, mas sem poderem ver as próprias estatuetas, nem os homens que as transportam.

    Como jamais viram outra coisa, os prisioneiros imaginam que as sombras vistas são as próprias coisas. Ou seja, não podem saber que são sombras, nem podem saber que são imagens (estatuetas de coisas), nem que há outros seres humanos reais fora da caverna. Também não podem saber que enxergam porque há a fogueira e a luz no exterior e imaginam que toda a luminosidade possível é a que reina na caverna.

    Que aconteceria, indaga Platão, se alguém libertasse os prisioneiros? Que faria um prisioneiro libertado? Em primeiro lugar, olharia toda a caverna, veria os outros seres humanos, a mureta, as estatuetas e a fogueira. Embora dolorido pelos anos de imobilidade, começaria a caminhar, dirigindo-se à entrada da caverna e, deparando com o caminho ascendente, nele adentraria.

    Num primeiro momento, ficaria completamente cego, pois a fogueira na verdade é a luz do sol, e ele ficaria inteiramente ofuscado por ela. Depois, acostumando-se com a claridade, veria os homens que transportam as estatuetas e, prosseguindo no caminho, enxergaria as próprias coisas, descobrindo que, durante toda sua vida, não vira senão sombras de imagens (as sombras das estatuetas projetadas no fundo da caverna) e que somente agora está contemplando a própria realidade.
    Libertado e conhecedor do mundo, o priosioneiro regressaria à caverna, ficaria desnorteado pela escuridão, contaria aos outros o que viu e tentaria libertá-los.

    Que lhe aconteceria nesse retorno? Os demais prisioneiros zombariam dele, não acreditariam em suas palavras e, se não conseguissem silenciá-lo com suas caçoadas, tentariam fazê-lo espancando-o e, se mesmo assim, ele teimasse em afirmar o que viu e os convidasse a sair da caverna, certamente acabariam por matá-lo.

  2. Porque eles se acomodaram com seu proprio mundo e por isso não concebem algo alem da propria caverna, tem medo do que vão encontrar lá fora, a ilusão é menos dolorosa e mais confortavel para eles !! A caverna é uma metafora e representa o mundo que criamos para nos mesmos cultivando o mito do amor romantico das novelas, consumindo roupas para se sentirmos bem ou fazendo o uso drogas, esses são recursos que utilizamos para nos mantermos na caverna !!

  3. Porque???? viver PRESO as paredes de uma caverna, onde o que se vê são sombras, onde o mundo real ILUMINADO apenas é refletido em sombras nas paredes é o pior tipo de prisão. As pessoas que ali estão são prisioneiras de seu próprio medo.

  4. Olá

    Platão distingui dois mundos: o mundo sensível este em que vivemos, e o mundo insensível ou mundo das idéias. Os prisioneiros são considerados assim porque captam não a essência das coisas mas sua parte superficial, as sombras projetadas na parede. Estão presos à ilusões.

  5. ~~
    Eles são prisioneiros pois estão presos em uma caverna conformados com a vida que levam sem almejar nada além do “mundo” em que eles vivem.
    Eles estão presos à uma ilusão e impedidos de ver a verdade e de alcançar liberdade.Talvez esse impedimento seja dado pela ignorância,pelo conformismo deles.

    É isso
    moça

    Até mais

    ~~

  6. ✾Porque eles não consegue se libertar…
    da sua ignorância e alcançar a verdade..
    e se os prisioneirs fossem libertos..
    seriam capazes de entender a verdadeira verdade..
    a qual não era possível ver enquanto aprisionados..
    …………….

Perguntas Relacionadas