Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

Por que os paises da america central são conhecidos como republicas das bananas?

You must login to add an answer.

8 Answers

  1. Porque as suas economias de exportação são principalmente frutas, doces, outras coisas; assim chamadas de “bananas”

  2. República das bananas, replubliqueta de banana ou república bananeira é um termo pejorativo para um país, normalmente latino-americano, politicamente instável, submisso a um país rico e frequentemente com um governado corrompido e opressor.

    A situação se podia generalizar ao resto da América Central e da exploração de seu principal produto, a banana, da parte da United Fruit Company. Neste caso se poderia referir ao caso concreto da influência dos interesses dos EUA, especialmente na Guatemala e Honduras.

    A “República das Bananas” original era Honduras, onde o termo apareceu devido à forte presença das empresas United Fruit Company e Standard Fruit, que dominavam o importante setor da exportação de bananas. A United Fruit Company, por exemplo, nunca escondeu que queria se meter na política – mesmo através do uso da força.[carece de fontes?] Exemplo disso foi quando, em 1910, um barco partiu de Nova Orleans rumo a Honduras com o objetivo de instalar um novo presidente pela força, pois o governo daquele país não cortara nos impostos em favor da companhia. O novo presidente empossado permitiu que a empresa ficasse livre de pagar impostos durante 25 anos.[carece de fontes?]

  3. A “República das Bananas” original era Honduras, onde o termo apareceu devido à forte presença das empresas United Fruit Company e Standard Fruit, que dominavam o importante setor da exportação de bananas.

    Depois se tornou um termo pejorativo para um país, normalmente latino-americano, politicamente instável, submisso a um país rico e frequentemente com um governador corrompido e opressor.

  4. Por conta da forte presença dos bananais em toda a América Central e Latina, convencionou-se que os países da região são, quase todos, Repúblicas das Bananas. O termo, amplamente divulgado pelo cinema norte-americano, refere-se aos governos ditatoriais da região.

  5. Porque em vários deles a política era dominada pela empresa americana United Fruit, produtora de bananas na região.

  6. Quem primeiro usou essa expressão foi O. Henry (escritor americano que viveu em Honduras, América Central, por alguns anos) em seu livro de contos “Cabbages and Kings” (de 1904), referindo-se aqueles países em que os ditadores se submetiam aos mandos dos imperialistas/capitalistas em prol de si mesmos …
    Com certeza o autor viu muita coisa bem de perto…
    Por isso, ficou à vontade para usar essa expressão…

    Boa sorte !

Related Questions