Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Por que os pilotos de F-1 usam um capuz por baixo do capacete?

Por que os pilotos de F-1 usam um capuz por baixo do capacete?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. Para não se queimarem em caso de acidente. Assim como o macacão, esse capuz é feito de um tecido especial que não pega fogo e resiste a um calor de até 427 ºC. O nome correto desse treco é balaclava, uma referência aos antigos capuzes feitos de pequenos anéis trançados, usados pelos cavaleiros medievais. “A idéia de uma proteção antichamas sob o capacete surgiu após o acidente do austríaco Niki Lauda, no GP da Alemanha, em 1976. Ele bateu sua Ferrari, ficou preso nas ferragens e tirou o capacete para respirar. Mas o carro explodiu e o fogo tomou conta do piloto. Lauda tem grandes cicatrizes no rosto até hoje”, diz o jornalista Livio Oricchio, especialista em Fórmula 1. Há até alguns anos, a balaclava deixava boa parte do rosto descoberta (a foto ao lado, com o piloto finlandês Mika Hakkinen, traz esse modelo antigo). Hoje, para aumentar a proteção, a balaclava têm aberturas apenas para os olhos e para a boca, por onde entra um tubo ligado a uma garrafa com água ou isotônico. As primeiras balaclavas eram feitas de amianto, uma fibra também resistente ao fogo, mas menos confiável. Atualmente, elas são feitas com fios de nomex e kevlar, dois compostos sintéticos super-resistentes. Outra novidade é que os mecânicos que fazem o pit stop também passaram a usar a balaclava sob o capacete para reduzir o risco de alguém pegar fogo no reabastecimento.

Perguntas Relacionadas