por que razao não se formam facilmente ions de 11 Na 2+! no caso ai 11 abaixo do Na e 2+ elevado!?
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Entra no meu site:
http://cristhyanmosele.blogspot.com/
Distribuição eletrônica do Na: 1s2 2s2 2p6 3s1
O íon Na(+) é fácil de ser formado, porque o elétron na terceira camada é fracamente atraído pelo núcleo (por estar distante) e por isso fácil de ser removido.
Para formar o íon Na(2+) seria necessário remover 1 elétron da segunda camada. Essa camada, no entanto, está mais próxima do núcleo, e seus elétrons são fortemente atraídos por ele, de forma que a energia necessária para remover esse elétron e formar o íon Na(2+) seja muito alta, e portanto é inviável que ese íon se forme.
Não se esqueça de escolher a melhor resposta para suas perguntas!
A resposta de Felipe está semi-correta.
É verdade que a energia de excitação do primeiro elétron é relativamente baixa se comparada com a energia de excitação do segundo, mas isso NÃO TEM NADA A VER COM PROXIMIDADE DO ELÉTRON COM O NÚCLEO.
O comportamento de elétrons em torno de núcleos atômicos é dominada pela física quântica, uma área em que o conceito de trajetória tem pouco sentido, logo usar distância para justificar a resposta é errado. Precisaria de algumas páginas de conta para justificar isso, mas é verdade que a primeira energia de ionização (energia necessária para remover um elétron), sempre é mais baixa que a segunda energia de ionização. Para se ter idéia, a segunda energia de ionização é quase 10 vezes maior que a primeira no caso do sódio, logo é esperado que existam muito mais íons Na+ do que Na++ à temperatura ambiente (aonde a energia é baixa).