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Anônimo(a)

Porque a Fepasa Faliu?

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1 Resposta

  1. Ricardo, ela não faliu, ela foi privatizada e em 1998 após ser incorporado todo o seu patrimônio à Rede Ferroviária Federal (RFFSA), a Fepasa deixou de existir, eu mesmo fui funcionário da Sorocabana e depois FEPASA. Em relação a RFFSA que era uma sociedade de economia mista integrante da Administração Indireta do Governo Federal, vinculada funcionalmente ao Ministério dos Transportes. Foi criada mediante autorização da Lei nº 3.115, de 16 de março de 1957, pela consolidação de 18 ferrovias regionais, com o objetivo principal de promover e gerir os interesses da União no setor de transportes ferroviários. Durante 40 anos prestou serviços de transporte ferroviário, atendendo diretamente a 19 unidades da Federação, em quatro das cinco grandes regiões do País, operando uma malha que, em 1996, compreendia cerca de 22 mil quilômetros de linhas (73% do total nacional).

    Em 1992, a RFFSA foi incluída no Programa Nacional de Desestatização, ensejando estudos, promovidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, que recomendaram a transferência para o setor privado dos serviços de transporte ferroviário de carga. Essa transferência foi efetivada no período 1996/1998, de acordo com o modelo que estabeleceu a segmentação do sistema ferroviário em seis malhas regionais, sua concessão pela União por 30 anos, mediante licitação, e o arrendamento, por igual prazo, dos ativos operacionais da RFFSA aos novos concessionários, Em 1998, houve a incorporação da Ferrovia Paulista S.A. – FEPASA à RFFSA, foi quando eu sai por iniciativa minha e mediante acordo trabalhista e em dezembro daquele ano, a privatização daquela malha.Posteriormente a RFFSA por Lei Federal nº 11.483 de 31/05/2007 do ex-presidente Lula, também foi extinta e passando o seu controle para a CPTM .

    Só para seu conhecimento, todas as ferrovias do estado de São Paulo foram estatizadas,em 1971, para formar a Ferrovia Paulista SA (FEPASA). A FEPASA criou a FEPASA DRM, que era uma divisão que só administrava o transporte de passageiros dentro das regiões metropolitanas do estado. Essa foi incorporada à CPTM em 1996 para que se iniciasse a privatização da malha da FEPASA e permanecesse os serviços de transporte metropolitano de passageiros sob controle do estado.

    Em tempo : agora só falta um amigo aparecer e dizer que isto nunca existiu e postar um link de vídeo dos trens da FEPASA – @

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