Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Porque a goiabeira cresce sempre pro lado?

pode reparar, são sempre tortas, parece que vão cair.

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

3 Respostas

  1. As que conheço crescem igual a qualquer árvore. Essas que você conhece talvez sofram ação dos ventos que as empurram para um lado, ou talvez estejam em barrancos

  2. (H.B.) Se você reparar, as árvores em geral costumam crescer sempre na vertical, mesmo que se encontrem numa encosta muito íngreme…

    Pode ocorrer que ao plantar uma goiabeira, não tenha sido observado que cada árvore tem um perímetro mínimo que deve ser respeitado para que ela cresça com conforto e espaço suficientes.

    Se isso não ocorrer, as árvores costumam “desviar” seus galhos de outras árvores que estejam próximas desta, durante o seu crescimento …

  3. É preciso fazer o manejo e condução nas podas.Repasso matéria sobre o assunto.
    MANEJO DAS PLANTAS
    Embora a maioria das goiabeiras encontradas nas propriedades e nos quintais sejam plantas espontâneas, o cultivo comercial exige que sejam realizadas diversas operações de manejo para a obtenção de frutos de boa qualidade. Dentre as operações de manejo necessárias para a cultura da goiabeira, destacam-se:
    a) Poda de formação – a formação da goiabeira pode ser em vaso ou em Y. No caso de espaçamento mais adensados, recomenda-se a condução no sistema Y, já nos espaçamento menos adensados, normalmente utiliza-se o sistema de condução em vaso, também chamado em algumas regiões de cone invertido ou taça aberta.
    No sistema Y, as plantas são formadas com duas pernadas principais, enquanto no sistema em vaso são deixadas de 4 a 6 pernadas principais. Uma dica importante na formação da planta é não deixar os dois últimos ramos na mesma altura, como uma forquilha, uma vez que quando adulta ocorrerá rachamento do tronco até o solo, com perda total da planta.
    b) Poda de produção – a poda de produção deve ser realizada a partir do terceiro ano e busca o equilíbrio entre o crescimento vegetativo e a produção da planta. Como a goiabeira produz em ramos do ano, ou seja, naqueles ramos que estão em plena fase de crescimento, a poda de frutificação deve ser realizada a fim de que novas brotações sejam emitidas e, conseqüentemente, ocorra a frutificação. Normalmente, a poda de frutificação da goiabeira é mais drástica que a poda de frutificação do pessegueiro, devendo-se eliminar maior quantidade de ramos e ramos mais grossos. Quanto à época, deve-se realizar a poda no final do inverno/início da primavera.
    c) Raleio de frutos – o raleio é uma operação fundamental para assegurar a produção de frutos de tamanho adequado para a comercialização, bem como evitar a alternância de produção. Normalmente devem ser deixados de dois a três frutos em cada brotação e um máximo de 600 a 800 frutos em cada planta adulta. Em plantas mais fracas, deve-se reduzir o número de frutos a fim evitar a produção de frutos pequenos.
    Abraços.

Perguntas Relacionadas