Seria por seguir num processo de “deseducação”..? E toda a informação que se leva à pensar tornar-se-á uma ameaça..?
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Em física já aprende-se toda a introdução à astronomia e astronomia.Então apesar das escolas não incluirem a matéria astronomia, elas a ensinam.
acho que não teria necessidade né?
já aprendemos um pouco sobre o espaço, mas agora astronomia???
se quiser se aprofundar, vira um astronomo, faça uma faculdade.. sei lá!
acho quem nem um nem outro.
Astronomia não tem a necessidade de se ter como matéria simplesmente isso !
Quem quer esse ramo existe a faculdade .
Porque a Astronomia ensinaria ao povo a sua localização no espaço. E o povo que sabe a sua localização no espaço torna-se mais lúcido, aprende a primeira coisa realmente importante. Como é conveniente que o povo permaneça ignorante, não se explica isso a ele. Simples.
Porque os professores não estão preparados para o ensino desta matéria.
Existe um movimento para preparar estes professores e os clubes de astronomia têm ajudado na divulgação do assunto e na promoção de observações nas escolas.
Os EREAs – Encontros Regionais de Ensino de Astronomia estão acontecendo.
Os dias 26,27 e 28 de maio estão reservados para o EREA – MG sob a coordenação do Ceamig.
Por que quem está no comando do país ou a frente do ministério da educação não entende o mundo em que vivemos, e acredita que a humanidade é tão limitada como eles.
Além do que, o Brasil é um país muito religioso, onde os governantes preferem aprender sobre um mundo invisível do que conhecerem o mundo em que vivem.
Quando você vê um governo fazendo besteira, se benzendo o tempo todo ou recorrendo a gurus para tomarem decisões importante, pode ter certeza que algo vai sair errado.
A propósito, a astronomia dada nas escolas não é suficiente para esclarecer nada.
Se o individuo tem dúvidas sobre o mundo em que vive, como ele pode viver bem e conduzir outros seres.
Imaginem se: Vocês vivessem só dentro de casa, como iriam conhecer o bairro, a cidade, o estado, o país ou o planeta.
Se a astronomia não é bem entendida por todos, o mundo fica sem ser entendido por grande parte da humanidade.
existem matérias bobas sendo ensinadas nas escolas, isso ninguém vê.
Nenhuma razão especial além de prioridade e capacidade de cumprir metas.
Deixemos as teorias da conspiração de lado, já leram os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)? Ele é lindo! Ideal! Abrange boa parte dos pontos mais fundamentais da física clássica (inclusive noções de astronomia)e até dá uma palhinha de moderna. Diversos assuntos interessantes não foram tão destacados, mas dado que o conteúdo de ciências no ensino médio é muito denso, não existe outra escolha.
Se assim é, por que o ensino brasileiro ainda é tão precário? Por falta de ideal, não é. É por falta de investimento e por barreiras culturais. A falta de dinheiro inviabiliza um bom ambiente de estudo e a nossa cultura não valoriza conhecimento “inútil”. Vivemos em um país em que uma parte considerável da população é sub-empregrada, logo não tem o luxo de se preocupar em perder tempo na escola quando poderia ganhar um troco, ou usa o ensino só como ferramenta para conseguir postos melhores. Por mais politicamente incorreto que possa soar, boa parte do currículo do ensino médio é inútil para a população no geral e, conforme exposto, ela sabe disso e o despreza. Inserir mais conteúdo nessa situação seria só enfeitar, não traria qualquer benefício.
Melhoras sócio-econômicas causam melhoras na educação e melhoras na educaçao causam melhoras sócio-econômicas. Essa interrelação pode tanto gerar um círculo virtuoso quanto um vicioso, creio que estamos numa região intermediária entre os dois casos…
Já ouvi falar de alguns projetos neste sentido (acho a ideia excelente), mas a maior barreira é, paradoxalmente, o próprio professor, que na maioria das vezes é mal preparado/subsidiado/incentivado até para as matérias básicas.
.
Pra que ?
seria uma boa ideia se colocassem.
tem muia gente ai falando que “nao precisa, é só fazer faculdade…” entao pra que tem artes?? pq vc simplesmente nao vira um pintor, escultor ou TIRA FACULDADE DE ARTES?? matematica tem em tudo, ciencias tem que sabe pra entender como o planeta funciona, portugues nao paramos de usar.(desculpe pela falta de acentuaçao). etc.
Eu não diria astronomia propriamente dita, mas pelo menos um pouco da física-quântica, um pouco de teoria da relatividade e um pouco de cálculo integral e diferencial poderia existir. Depois, os interessados no conhecimento de tal ramo da ciência poderiam seguir por seus próprios “pés”.
Pois a base para entender astronomia é essa tríade: Física-quântica, cálculo integral e diferencial e relatividade.
Veja bem:Seria somente distribuir o conhecimento entre 3 matérias já existentes: A Física ficaria com a relatividade, a matemática com a introdução ao cálculo integral e diferencial, e a química com a física-quântica, haja visto que quântica está mais relacionado com partículas propriamente ditas do que com Física.
Infelizmente não é assim.
Por que o nosso sistema educacional é voltado para o mercado de trabalho, dando mais valor a respostas certas do que a mentes questionadoras. O fator de qualidade de escolas é o número de egressos que passaram no vestibular, ou que conseguiram emprego logo depois da formatura. Ninguém está querendo formar pessoas curiosas, questionadoras, e armadas com senso crítico e ceticismo para desarmar as armadilhas e mentiras que são contadas pelos astrólogos e políticos.
A Refinada Arte de Detectar Mentiras, de Carl Sagan:
http://ceticismo.wordpress.com/ceticismo/a-refinada-arte-de-detectar-mentiras/
Vc tem toda a razão.
Mas os professores no Brasil (salvo exceções) estão despreparados. Lembro q uma vez, um usuário disse q o professor de Física dele, não acreditava no pouso do Homem na Lua.
Em um país q escolhe Tiririca como deputado (com os estudos q ele tem, nem conseguiria ser coletor de lixo!) e ainda pior, o elege como membro da comissão de educação e ensino; o q vc pode esperar?
O Brasil está a anos-luz de distância no quesito educação. É uma pena.
Abçs!
o governo ensina isso em ciência (ensino fundamental) e volta a abordar um pouco o assunto em física e química e quem sabe até em biologia (caso o professor tente explicar que a vida que nos conhecemos não surgiria em outros planetas por causa de condições climáticas e etc.) (no ensino médio)
Como a maioria dos colegas disse o problema está na propria atuação do profissional.Nem sempre todos os conteúdos são trabalhados durante a educação formal, e, na maioria das vezes são abordados de forma superficial, introdutória.
Veja neste site o que a Revista Brasileira de Ensino de Física fala sobre o ensino da Astronomia:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-11172009000400014&script=sci_arttext
>>Forte abraço …