Como sabemos,a Vale do Rio Doce foi vendida por FHC por $3,2 bilhôes de dólares.Esse valor corresponde ao lucro da empresa em apenas um semestre.Hoje seu valor no mercado é de $196 bilhões de dólares,ou seja,entregou quase de graça um patrimônio público.QUEM FEZ ISSO NÃO PODE SER A FAVOR DO BRASIL!!!
Anônimo(a)
Asked: 14 de julho de 20112011-07-14T10:53:36-03:00 2011-07-14T10:53:36-03:00Política
Porque FHC privatizou tanto?
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Se estivesse tão errado, então o Lula deveria tê-la estatizado novamente.
pura pressão dos pais europeus para a compra das empresas publicas (BR)
Você está pensando muito simples…
A Vale só está nesse patamar porque tornou-se uma empresa privada.
Por acaso você lembra como era pra conseguir uma linha telefônica quando a telefonia era estatal?
Para tentar dar um novo ritmo econômico, uma maior liberdade econômica e conseguiu.
A favor do Brasil deve ser o PT e suas privatizações…
O governo Lula, foi responsável pela privatização de cerca de 2,6 mil quilômetros de rodovias federais, que foram a leilão em 9 de outubro de 2007. O grande vencedor do leilão para explorar por 25 anos pedágios nas rodovias foi o grupo espanhol OHL.
As estradas privatizadas são, seguido do vencedor do leilão no determinado lote:
BR-381 Belo Horizonte (MG) – São Paulo (SP) – grupo OHL
BR-393 Divisa (MG-RJ) – Via Dutra (RJ) – Acciona
BR-101 Ponte Rio–Niterói (RJ) – (ES) – grupo OHL
BR-153 Divisa (MG-SP) – Divisa (SP-PR) – BR VIAS
BR-116 São Paulo (SP) – Curitiba (PR) – grupo OHL
BR-116 Curitiba (PR) – Divisa (SC-RS) – grupo OHL
BR-116/376/PR-101/SC Curitiba (PR) – Florianópolis (SC) – grupo OHL
Na recente concessão de rodovias federais, em que foi adotado o procedimento de decisão social na elaboração do edital licitatório, as empresas que se saíram vitoriosas na licitação ofereceram-se para administrar as estradas por um pedágio médio de R$ 0,02 por quilometro, o que representa um custo médio seis vezes inferior ao custo médio cobrado no pedágio das rodovias Anhangüera/Imigrantes, que foram privatizadas na década anterior, quando ainda prevaleciam outros critérios. O emprego desses novos critérios licitatórios, que adotaram a teoria do desenho de mecanismos, resultaram numa Eficiência de Pareto, de acordo com o governo, superior à obtida apenas pelo critérios anteriores. Recentes matérias em jornais levantaram, entretanto, que os contrato realizados nas concessões em 2007 não tem sido cumpridos e que as estradas encontram-se, em 2010, com obras atrasadas e trechos em péssimas condições. Houve também a concessão por 30 anos de 720 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul para a Vale do Rio Doce pelo valor de R$ 1,4 bilhão.
Entre outras privatizações no governo Lula, estão:
Banco do Estado do Ceará
Banco do Estado do Maranhão
Hidrelétrica Santo Antônio
Hidrelétrica Jirau
Linha de transmissão Porto Velho (RO) – Araraquara (SP)
Eu acho até que poderia privatizar mais por um preço justo,pois a maneira que foi feito passou a impressão que alguém ganhou muito dinheiro por fora e só quem perdeu foi o povo pois o dinheiro investido na estatal era dos nossos impostos.