Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

porque o ceu é azul de dia e de noite escuro?

You must login to add an answer.

11 Answers

  1. pq a terra gira ao redor do sol em um ano 365 dias e ao redor dela mesmo 24h quando essas 24 horas termina ela girou e o brasil fico atras e o japaos na frente… ai so esperar + 24h… ate ela girar de novo…

  2. porque pelo dia a luz do sol reflete na agua do mar e a noite como a luz do sol não ilumina aquele lado do planeta não se reflete.

    gostou 10 pontos e 5 estrelas

  3. Simples…
    De dia, há a luz solar….
    Por isso o céu parece azul claro…
    De noite, não há luz solar…
    Há apenas a iluminação das estrelas, que são corpos muito pequenos comparados à Terra e a iluminação da Lua, que não é uma estrela, diferentemente do Sol.
    A iluminação no espaço é pequena, ou seja, enxergamos o céu mais escuro.
    Entendeu?
    Beijos.

  4. Pq de manhã reflete a luz dos mares, e de noite a luz das estradas…
    kkkkkkkkkkkkkkkk

  5. ▐▀▀▼▀▀▌ ►CEI◄ ▐▄▄▲▄▄▌

    conforme a incidencia dos raios solares sobre as camadas da atmosfera da terra ela produz efeitos e com isso as cores, devido aos movimentos de translação e rotação da terra, o mais comum é o azul, mas muda muito de tom conforme o lugar do mundo q esteja vendo o ceu.

    um bom exemplo é a experiencia do prisma feita na física.

  6. Este fenômeno físico tem o nome de espalhamento, acontece na atmosfera pelos raios solares.
    No final da tarde fica vermelho ou laranja, então não é por causa do reflexo das águas do mar. A luz solar tem várias cores mas a azul fica com maior comprimento quando atinge a atmosfera da terra,
    por isso é a cor mais vista pelos habitantes da terra.

  7. Simplesmente por causa da atmosfera reage com a coloração azul quando os raios solares penetram nela. Mas à noite fica tudo escuro, pois a sombra da terra impede esse contato da luz solar com a atmosfera.

  8. Tudo isto acontece graças à forma como a luz se espalha pela atmosfera.

    A luz é uma forma de energia que atravessa o espaço como uma onda.tamanho da onda descrita por essa forma de energia determina justamente a cor que ela tem. As ondas menorzinhas são azuis; as ondas mais compridas são vermelhas.Quando a luz solar chega na Terra, encontra um obstáculo: a atmosfera, ou seja, a grande massa de ar que envolve o planeta. Ao esbarrar nas moléculas de ar, as ondas de diferentes tamanhos (e cores!) começam a se espalhar cada uma de um jeito. As ondas de menor comprimento se espalham com mais facilidade.

    Você pergunta porque o céu é escuro durante a noite.Deve se perguntar o porque da luz das estrelas não fazer o céu noturno brilhante.Correto?

    >>Você já ouviu falar no paradoxo de Olbers?

    Segundo ele, se o Universo é infinitamente velho e ele é preenchido com estrelas, então haveria uma estrela em qualquer direção que voce olhasse, fazendo o céu brilhante dia e noite. Este paradoxo foi originalmente formulado por Wm. Halley e, mais tarde, publicado por H. Olbers.Como o brilho das estrelas cai com o quadrado da distância (demonstrado por Johannes Kepler em seu Optica em 1604), enquanto o número de estrelas aumenta com o quadrado da distância, o céu em média deveria ser tão brilhante quanto a superfície de uma estrela média, pois estaria completamente coberto delas.Mas obviamente não é isso que vemos e, portanto, o raciocínio está errado. Por que?

    Algumas propostas de solução:

    1. A poeira interestelar absorve a luz das estrelas.

    Foi a solução proposta por Olbers, mas tem um problema. Com o passar do tempo, à medida que fosse absorvendo radiação, a poeira entraria em equilíbrio térmico com as estrelas, e passaria a brilhar tanto quanto elas. Não ajuda na solução.

    2. A expansão do Universo degrada a energia, de forma que a luz de objetos muito distantes chega muito desviada para o vermelho e portanto muito fraca.

    O desvio para o vermelho ajuda na solução, pois o desvio é proporcional ao raio do Universo, mas os cálculos (veja a equação no endereço http://astro.if.ufrgs.br/univ/EV.gif )
    mostram que a degradação da energia pela expansão do universo não é suficiente para resolver o paradoxo.

    3. O Universo não existiu por todo o sempre.

    Essa é a solução atualmente aceita para o paradoxo. Como o Universo tem uma idade finita, e a luz tem uma velocidade finita, a luz das estrelas mais distantes ainda não teve tempo de chegar até nós. Portanto, o universo que enxergamos é limitado no espaço, por ser finito no tempo. A escuridão da noite é uma prova de que o Universo teve um início.

    Forte abraço …

Related Questions