Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Porquê o Exército mudou o nome dos Quartéis de BIB para BIL?

Será que é para mostrar ao mundo a nossa fragilidade, entenda, BIB (Batalhão de Infantaria e Blindados), para BIL (Batalhão de Infantaria Leve). Aonde foi parar a tradição, como um Batalhão deixa a Boina Preta (Significa Elite e possue treinamento especial). É preciso criar mais Batalhões, especialmente em nossas fronteiras, não ficar reformando o que já está em pé, muito menos modificando um patrimônio histórico, à começar pelo nome.
Indignado…
[email protected] – visitem-me, pois o 4° BIB jamais será esquecido!!!

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. Entendo seu modo de pensar, mas o Exército mandou as tropas Blindadas para o Sul, onde o emprego de Blindados é mais provável o emprego desse tipo de tropa. A tropa Leve se caracteriza por ser mais flexível em seu emprego e mais autosuficiente em relação a parte logística. É claro que a nossa história deve ser valorizada, mas a própria história comprova que em diversas oportunidades as Forças Armadas tiveram que reajustar seus efetivos e suas Unidades. Continuo confiando e acreditando que estamos melhorando a cada dia, dentro do orçamento que nos é concedido. BRASIL ACIMA DE TUDO!

  2. Houve mudanças estratégicas de defesa, realocando nossos blindados no sul do país e para atender objetivos constitucionais em compor Contingentes de Missão de Paz da Onu no Haiti.
    Se interessar, leia o histórico do 4ºBIB a seguir:
    O 4º BIL (Batalhão de Infantaria Leve) tem sua origem em 3 de maio de 1819 no Corpo de Artilharia de Santa Catarina, que depois foi transformado no 2º Batalhão de Fuzileiros. Em 1908, formou-se então o 4º Regimento de Infantaria, que inicialmente foi sediado em Curitiba (PR). Depois foi transferido para Osasco, na Vila Quitaúna, no ano de 1923, nas terras que pertenceram ao Bandeirante Antônio Raposo Tavares, passando a receber o nome histórico de Regimento Raposo Tavares.

    Em 1932, participou ao lado dos paulistas da Revolução Constitucionalista. Participou também na 2º Guerra Mundial com o envio de tropas à Europa. Integrou a Revolução de 1964 e forneceu contingente para força de paz da ONU em Suez (Egito) e São Domingos, na América Central.

    Em 1º de maio de 1972 foi criado o 39º Batalhão de Infantaria Motorizado, sendo desmembrado do 4º Regimento de Infantaria, que foi transformado no 4º Batalhão de Infantaria Blindado. Em 19 de junho de 1995, pela Portaria Ministerial Reservada Nº 025, foi transformado em 39º Batalhão de Infantaria Leve, integrante da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel).

    Em 2004 enviou tropas para composição do 2º Contingente da Missão de paz da ONU no Haiti. Em 1º de janeiro de 2005, através da portaria nº 633, foi transformado no 4º Batalhão de Infantaria Leve e passou a ocupar as instalações do 4º BIB, extinto na mesma data. Nesse ano, também enviou tropa para compor o 4º Contingente da Missão de Paz da Onu no Haiti.

Perguntas Relacionadas