Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Porque o Império Romano do oriente não foi invadido e destruído como o Império Romano do Ocidente?

Porque o Império Romano do oriente não foi invadido e destruído como o Império Romano do Ocidente?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

4 Respostas

  1. O Império Bizantino (em grego Βασιλεία Ῥωμαίων), inicialmente conhecido como Império Romano do Oriente ou Reinado Romano do Oriente, sucedeu o Império Romano (cerca de 395) como o império e reinado dominante do Mar Mediterrâneo. Sob Justiniano I, considerado o último grande imperador romano, albergava Cartago e áreas nos atuais Marrocos, sul da península Ibérica, sul da França, Itália, bem como suas ilhas, península Balcânica, Anatólia, Egito, Oriente Próximo e a Crimeia, no Mar Negro.

    Chamavam assim a cidade de Constantino: a Maçã de Prata. Desde 11 de maio de 330, ela fora a sede máxima do Império Romano do Oriente, depois simplesmente designado de Império Bizantino. O imperador, que se convertera ao cristianismo, sentindo a decadência do lado ocidental dos seus domínios, decidira escolher um outro sítio mais seguro para servir de sua capital.
    Trocou Roma por Bizâncio, abandonou o latim pelo grego e o título de imperador pelo de basileu. Mudou-se com a corte, a administração e as legiões, para aquela antiga cidade fundada pelos gregos no século VII a.C., então um pequeno porto situado no Bósforo – a passagem que ligava o Mar Negro (Pontus) ao Mediterrâneo (Mare Nostrum).

    Nos onze século seguintes à sua refundação, ela, rebatizada de Constantinopla, foi uma das mais esplendorosas metrópoles da transição da Época Clássica para a Medieval. Esquina do mundo de então, vanguarda da cristandade na fronteira da Ásia Menor, para ela afluiu gente de todos os cantos. Nas suas ruas apinhadas e cheias de vida, cruzavam gregos, romanos, sérvios, búlgaros, árabes, venezianos, genoveses, godos, varegos, russos, tártaros, caucasianos, etc…, formando um burburinho permanente de vozes, de línguas e de dialetos os mais estranhos e bizarros.

    De longe, tratava-se do maior centro financeiro, mercantil e cultural de toda aquela parte do globo, a referência viva de um império que no seu apogeu chegou a ter 34,5 milhões de habitantes. Viram-na como uma Segunda Roma, a Nova Roma, um chamariz para os peregrinos cristãos que vinham atrás das famosas relíquias que as coleções locais abrigavam. Por todos os lados encontrava-se uma impressionante oferta de objetos sagrados que enchiam de espanto os olhos do crente e incendiava a imaginação dos supersticiosos.
    Mais em:http://educaterra.terra.com.br/voltaire/antiga/2003/10/13/001.htm

  2. Porque o Ocidental tava na frente.
    Pois é, a posiçaõ geografica dos dois impérios fez com que os barbaros, vindos do oeste europeu, não chegassem ao Imperio Oriental.
    Há tambem o papel da força marítima bizantina que defendeu por muitos anos o império Bizantino com o uso do fogo grego que até hoje ainda não se sabe a formula química.
    O fogo grego era uma substância quimica gelatinosa que era altamente inflamável e ao contato com a agua ele qeuimava ainda mais, sem duvida nemhuma sem esse fogo grego é possível que o Império Bizantino não tivesse durado tanto.
    Espero que enha Ajudado !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Sim, o Oriente foi invadido diversas vezes nas invasões bárbaras romanas e medievais. Átila, o Huno, invadiu o Oriente antes do Ocidente. Só que, como o Oriente era mais rico, o Imperador Teodósio II conseguiu subornar os hunos para atacarem o Ocidente, e não o Ocidente. Antes disso, o avô de Teodósio, Teodósio I, teve que lidar com uma invasão goda contra a Grécia em si. Leão I (457-474) reforçou a segurança do Danúbio e Anastácio I (491-517) construiu uma muralha que ia do Mar Negro ao Mar de Mármara para proteger Constantinopla dos ataques bárbaros (similar à Muralha de Adriano, na Escócia).

    Basicamente, o Oriente não sofreeru tanto porque era muito mais rico e mais poderoso do que o Ocidente (sem falar que os Bálcãs eram a área mais insignificante economicamente para o Império.

Perguntas Relacionadas