Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Porque os planetas giram?

Eu sei que a terra faz o movimento de translação, para termos as quatro estações do ano, e giram em torno de si mesma [rotação] para termos o dia e a noite, mais provavelmente nos outros planetas não existe vida, então porque eles giram também?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

9 Respostas

  1. A terra, e os outros astros giram porque herdaram o movimento giratório local da nuvem que a formou. No universo, três são as liberdades mecânicas dos corpos. A energia, o corpo pode possuir qualquer energia; a quantidade de movimento, o corpo pode possuir qualquer velocidade; e o momento angular, o corpo pode girar a qualquer velocidade. Em física, damos a isso o nome de “degenerescência” dos movimentos, ou, “quebra de simetria”. Portanto, de acordo com a sua história mecância, a terra possui o movimento de translação e rotação pela soma dos elementos que a formaram.

    nao tem vida por causa dos elementos toxicos que possuem na atmosfera ou falta de agua etc

    nao pq nao giram . tem um planeta muito parecido com a terra agua etc.

    so nao e possivel pela alta quantidade de elementos quimicos

  2. Os planetas não precisam de vida para girar ok eu vou tentar explicar bem pra ve se vc entende

    Pode parecer óbvio, mas é a pura verdade: os planetas rodam porque não existe nenhuma força para brecá-los. O fato é que tudo tende a manter seu movimento se não aparecer nada que se oponha. Essa história começou com o Big Bang, a explosão que deu origem ao Universo há 15 bilhões de anos. Desde então as partículas do cosmos se atraem e se chocam sem parar. Foi justamente dessas trombadas que nasceram os movimentos de rotação. É como se o Universo fosse uma imensa mesa de sinuca imaginária em que não houvesse nenhuma força capaz de parar as bolas. Imagine a bagunça: bastaria uma tacada para começar um bate-bate eterno! Nessa confusão, as bolas fatalmente raspariam umas nas outras, dando origem aos movimentos de rotação. O giro da Terra, por exemplo, pode ser reconstituído desde a época em que a matéria que hoje compõe tudo o que existe no sistema solar era só uma nuvem de gás e poeira perdida no meio da galáxia. Acompanhando o pique da Via Láctea, essa nuvem já girava.

    Mas, há uns 5 bilhões de anos, uma das regras mais importantes do Universo começou a fazer a diferença. Estamos falando da lei que diz que qualquer coisa que fique mais compacta acaba rodando mais depressa. É o que fazem os patinadores na hora do rodopio, encolhendo o corpo para girar rapidamente. No caso da nuvem, a rotação fez com que ela começasse a se condensar, e quanto mais ela se compactava, mais veloz ficava seu giro. Essa reação circular fez as partículas do centro da nuvem condensarem com tanta violência que a temperatura lá no meio chegou à casa dos milhões de graus Celsius. Foi o suficiente para disparar as reações nucleares que “acenderam” o Sol. Esse prato giratório, frenético, fez mais e mais partículas baterem umas nas outras.

    Algumas juntaram tanta poeira e pedras que cresceram a ponto de virar planetas. “Como o antigo disco girava, os novos planetas conservaram essa característica e passaram a rodar também”, diz o astrônomo Roberto Dias da Costa, da Universidade de São Paulo (USP). Cada um deles, porém, faz seus giros em tempos e sentidos próprios, como você confere no infográfico que ilustra estas páginas.

  3. é exatamente como falaram,os movimentos dos planetas já vieram do Big Bang,e continuam girando porque nada está parando-os.

  4. Independente se os planetas giram ou não, eles tem como criar formas de vida inteligente.

  5. As explicações mais usadas estão ai acima como podes ver, mas a questão é:
    Porque a nebulosa ou nuvem que gerou o planeta estava girando?
    Acho que você merecia uma resposta mais profunda e detalhada.

  6. eles giram porque as nuvens de poeira que os formavão, faziam o mesmo movimento

    Todos os astros realizam movimentos de duração e velocidade variados.esses movimento podem ser de dois tipos:

    MOVIMENTO DE ROTAÇÃO: ocorre quando um astro da a volta em seu próprio eixo

    MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO: ocorre quando um astro gira em torno de outro astro

    A terra demora 23 horas e 58 minutos para realizar sua rotação, ou seja, um dia.podemos,então,dizer que a rotação da terra da origem ao dia e a noite.
    Já o movimento de translação da terra demora 365 dias e 6 horas,ou seja, um ano, dando origem às estações do ano. a variação desse eixo faz com que algumas regiões da terra, em determinadas épocas do ano, recebam mais diretamente os raios solares do que as outras

  7. Porque existindo vida ou não, todos os planetas, estrelas, asteróides e etc, estão sujeitos às mesmas leis físicas que a terra está.

    Até mais

  8. Todos dizem que não existe vida nos outros planetas porque ninguém viu,
    o olho humano não pode ver tudo que existe, o ar que respiramos é um exemplo.
    Quem precisa de água e oxigênio para viver são os terrestres, outros seres tem outras fontes de energia para consumir.

  9. Porque o Sol se originou de uma Nuvem de poeira e gás e ao fazer o seu movimento de rotação fêz com que todas as partículas da Nuvem que se encontravam na linha do Equador do Sol colidissem e formassem os Planetas, fazendo com que todos girem no sentido anti-horário em torno do Sol, Já o movimento de rotação da maioria deles é no sentido horário.

Perguntas Relacionadas