Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Porque os vestibulares para o curso de engenharia civil estão tão concorridos?

Olá amigos. Sou um estudante pobre que sempre gostou de estudar .Fui bolsista integral e cursei meu 3° ano em um grande colégio particular de goiânia. Estudei em casa em média 8 horas por dia durante o ano todo. Prestei para o curso de engenharia civil na Universidade Federal de Goiás ( UFG ) e creio que com a nota que obtive, consegui a aprovação. Nesse sentido, gostaria de fazer uma pergunta: Será que a concorrência atual dos cursos de engenharia civil ( 37/vaga na Fuvest e 34/vaga na UFG, por exemplo ) apenas refletem o crescimento do mercado de construção civil, ou apenas demonstram que a maioria dos seres humanos age pelo impulso, ou seja, vão atrás daquilo que a mídia ou o mercado dizem que é o melhor, que “dá mais dinheiro” ?

Eu , particularmente, prestei para Eng. civil porque sou apaixonado pelas ciências exatas e porque, ao que tudo indica, é uma profissão promissora do ponto de vista financeiro. Assim, aproveitando a situação, gostaria de perguntar também: Uma vez que sou de classe social desfavorecida economicamente, o que preciso fazer para ascender socialmente, enfim devo me matar de estudar na universidade? Preciso fazer estágio em grandes empresas? Necessito de relacionamentos com pessoas que irão me ajudar?

Por último, clamo por ajuda também para obter uma resposta na seguinte questão: Qual o salário inicial de um engenheiro civil aproximadamente? e também: Seria interessante eu montar uma construtora no futuro ou trabalhar em uma grande empresa?

Desculpe pelas muitas perguntas, mas realmente seria interessante se pudessem responder a todas. Obrigado desde já!

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

4 Respostas

  1. Bom!!
    A Construção civil registra o melhor momento de sua história no Brasil em 2010 e as perspectivas para 2011 são melhores ainda com indicadores surpreendentes. É o que revela a Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (Cbic). Os dados divulgados pela Cbic, dão conta que o setor cresceu 13,6 % em 2010, com a criação de 340 mil vagas de empregos formais.
    Com isso também vem a valorização profissional de todo o setor, operários, encarregados, mestre da obras, os técnicos, e principalmente o engenheiro.
    Sobre a remuneração inicial do Engenheiro Civil, existe um teto mínimo de 8 1/2 salários mínimos levando-se em conta o mínimo atual de 520,00 x 8,5 = 4.420,00

  2. (H.B.) Atualmente no Brasil faltam 60.000 engenheiros em todas as modalidades.

    Em particular, no caso da construção civil, está faltando até peão de obra para você ter idéia da deficiência de mão de obra especializada…

    Neste momento, a Engenharia Civil é a que está pagando melhor aos profissionais que tem experiência comprovada, chegando a R$10.000,00 para um responsável pela construção de um prédio de apartamentos residenciais, por exemplo…

    Quanto ao futuro fique tranqüilo, pois se conseguiu entrar numa Facul Federal, sua carreira depois de formado irá fluir naturalmente…

    Tenho uma vida parecida com a sua, venho de uma familia modesta que me ajudou a me graduar em Engª Civil na Unesp e depois de 35 anos de carreira técnica e científica, estou muito bem profissionalmente…

    Dedique-se aos estudos na Federal que você vai se dar bem…

    Boa sorte…

  3. Olha só, entendo a sua observação, mas o sucesso no vestibular não é garantia de sucesso na profissão. E nem durante o curso.
    As Engenharias, Arquitetura… são as áreas com maior incidência de desistências durante os três primeiros semestres de curso. São cursos que exigem muito da pessoa, principalmente se comparados a cursos mais espartanos como Administração, Economia… em que se formam milhões todos os anos. Pode observar, em faculdades maiores, a cada semestre se formam 30 ou 40 engenheiros civis ou arquitetos para 200 economistas ou bacharéis em Direito.
    Portanto é sim uma carreira promissora, mas a boa notícia para os que realmente têm ímpeto para chegar ao fim, é que essa concorrência vai sendo eliminada ao longo do curso.

  4. Se vc for bom vc vai conseguir se dar bem, o mercado esta precisando muito de engenheiros.

    Dinheiro não é tudo, por exemplo, qual a lógica de uma pessoa se matar de trabalhar para ganhar 10mil, será que vale? Ai vc acaba comprando tudo mais caro, pois nem tempo de pesquisar vc tem, não estou falando só questão de pesquisar menor preço, mas também melhores oportunidades. Se matar de trabalhar para ganhar dinheiro e depois ter que sustentar filho vagabundo por que vc não teve tempo de criar ele direito, com ensinamentos corretos. Trazendo despesas, querendo luxos. Odeio aquelas frases tipo, vou dar para meu filho o que eu não tive, acho isto um erro, o filho tem que conseguir as coisas e fazer por onde merecer tudo que os pais queiram e possam lhe dar.

    Por lei o piso salarial de um engenheiro é 9 salários mínimos, este é o menor salário para inicio de carreira. Tem empresa que burla a lei, contratando a pessoa como coodenador de “sei lá o que”, analista técnico, gerente técnico, etc, ou seja não coloca a palavra “engenheiro” na carteira, mas isto é contra a lei, se vc comprovar que trabalhava como engenheiro pode pedir a diferença do salário na justiça do trabalho. Engenheiro não é só ser chefe de um monte de peão não, isto qualquer um pode fazer, não precisa ser engenheiro, ser engenheiro é fazer o que só engenheiro pode fazer por lei, como projetos de máquinas, prédios, instalações, etc.

    Na verdade hoje todos os cursos estão mais concorridos, pois mais pessoas estão “se achando capaz” de fazer um vestibular, e sempre a concorrencia teve muito haver com dinheiro e com modismo, mas muita gente ainda não tem nem capacidade de estar concorrendo a uma vaga na universidade, e muito menos capacidade de fazer um curso de engenharia, isto vem do ensino básico. Então a maior parte desta concorrencia não conta, é melhor vc comparar a qualidade da concorrencia. Muitas univesidade disponibilizam a estatística da NOTA DO ÚLTIMO COLOCADO, representa um pouco melhor a qualidade da concorrencia, que é o importante. Afinal é melhor uma concorrencia de 70/vaga, com nota do ultimo 63 ou uma concorrencia de 5/vaga com nota do útimo 72. A qualidade melhor será a segunda, a mais fácil de passar será a MAIOR concorrencia, a primeira.

    Contrutora ou grande empresa? Se vc for um bom egenheiro trabalhe para melhor empresa que vc consiga vaga, sendo grande ou pequena. Se vc também for um bom empresário ai vc poderá pensar talvez em montar um construtora, e nem precisa ser um engenheiro tão bom para isto.

    Comprei um apartamento que o dono da construtora é Contador, ele começou do nada hoje tem uma construtora de médio porte, ou seja é uma cara “RICO”, dono de construtora rentável e não é nem engenheiro.

    A dica melhor que posso lhe dá, já que vc disse que é pobre, estude bastante e tire boas notas no primeiro semestre, no segundo semestre vc poderá concorrer a bolsas remuneradas de monitoria de disciplinas (mais tem que ter nota boa, geralmente a remuneração é de 60% a 1 salário mínimo), são as melhores para inicio de graduação, pois exige pouco tempo de compromisso, geralmente 4 ou 8 horas semanais e vc pode ficar esperando os alunos que quase não vem, aproveitando o tempo para estudar. Depois quando vc tiver mais na frente, se mantendo com notas boas terá chances de participar de outras bolsa melhor remunerada e ainda acumular bolsas, tem bolsas que chegam a pagar 2 salários, além de ser uma ótima oportunidade de ficar “respeitado” pelos professores que irão lhe indicar para outros programas cada vez melhor ou empregos melhores e também se vc quizer seguir na carreira academica também será mais fácil.

    Um professor universitário hoje em dia tem um bom salário e ainda é muito bem reconhecido no mercado de trabalho e chegam a fazer vários trabalhos paralelos que são muito bem remunerado.

    O salário com adicionais de um professor universitário iniciante é de uns 6 mil, e com títulos de mestre e doutor pode passar de 10mil, isto por 40 horas semanais , que na verdade são no máximo por lei 18 horas em sala de aula (geralmente as universidades federais adotam 12 horas apenas e 6 para atendimento a alunos).

    Fincando o restante para pesquisa e extenção. Dando para consiliar com outra atividade se vc quiser ganhar mais dinheiro, e se quiser vai descansar viajar e aproveitar a vida. Aprovita todos o empresados, feriados, ferias do meio de ano, férias de fim de ano, embora os professores também como outro trabalhador qualquer só tenha direito a 1 mês de féria por ano, acaba apoveitando outros dias que não tem expediente, e vem em alguns para fazer “planejamento do semestre letivo”.
    .

Perguntas Relacionadas