Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Porque praticamente não existe mais ônibus elétrico tipo Trólebus?

Fala-se tanto em carros elétricos como o meio de transporte do futuro, mas gostaria de saber porque acabaram com os ônibus elétricos (Trólebus)? Qual é o problema desse tipo de veiculo que impediu seu desenvolvimento. Lembro de que quando criança conheci esse tipo de veiculo e fiquei fascinado, mas infelizmente praticamente não existe mais, alguém saberia me dizer o motivo? Seria algum impedimento técnico que não conseguimos superar? Era de custo alto? O que aconteceu?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

5 Respostas

  1. Olha cara, trabalho no sistema SPTrans a algum tempo e por curiosidade pesquisei sobre isso.
    O sitema de ônibus tem um altíssimo custo operacional, os trólebus custam ainda mais devido a não terem tecnologia nacional e também dependerem de uma rede de cabos para circularem.
    E além disso já se tornou uma tecnologia ultrapassada, hoje os veículos híbridos já estão ocupando um espaço maior no mercado, aqui em São Paulo já estão circulando carros deste tipo para teste e com o passar do tempo vão certamente ocupar um espaço maior neste mercado.

  2. Além de tudo isto citado acima,a energia elétrica no Brasil é carissima,mesmo sendo o meio de produzir barato(hidroelétrica,)a carga de impostos é altissima,tanto para pessoa fisica como juridica(empresas,comércio)ou seja,ônibus elétrico,apesar de super ecológico,é inviável,pois seu custo operacional é muito maior que o diesel OK,lembrando que além de cara,a energia elétrica no País está no limite devido a falta de investimentos,ou seja,corre o risco desses ônibus ficarem parados por pura falta de energia,BRASILSILSIL!!!!!!!!!!!!

  3. Olá amigo! Faço parte de uma ONG que defende os trólebus e faço curso técnico na área! Seguinte, o motivo que levou a redução dos trólebus em São Paulo, foi unicamente político! Não há motivos técnicos! Tudo aconteceu na gestão da Marta Suplicy! Ela, por motivos pessoais, não era favorável ao trólebus e por isso os desativou!
    O veículo trólebus em si, não tem problema algum! Tem acelerações e frenagens mais suaves, não emitem ruídos e suportam um grau de inclinação de uma via, bem maior do que de um ônibus comum! O custo inicial de implantação, realmente é superior ao de um ônibus comum, mas em larga escala e a longo prazo, saem mais baratos! Possuimos mão de obra nacional ( Na década de 60, a propria CMTC produzia trólebus)! Mas os três fatores principais que fazem com que o trolebus não operem bem, são: Péssima conservação do asfalto, manutenção precária da rede e motoristas mal treinados! Nenhuma outra tecnologia é tão eficiente quanto aos trólebus! Os ônibus híbridos são mais caros que um trólebus e só operam bem, em áreas planas, pois são fracos demais para subirem ladeiras! Ônibus a álcool também são fracos! A unica tecnologia que poderia substituir os trólebus, o hidrogênio, ainda está engatinhando na Europa, portanto, o trólebus é a alternativa mais viável no que diz respeito a transporte limpo! Nos corredores exclusivos, eles mostram todo o seu potencial e ganham de qualquer outra tecnologia! Mas fique tranquilo, que os trólebus não vão sumir! Em São Paulo, está nos planos da SPtrans substituir 140 trolebus, por veículos novos e a modernização da rede! Enquanto que lá no ABC, a EMTU está eletrificando o restante do corredor até o Jabaquara! Maiores informaçãoes no site: http://www.respirasaopaulo.com.br

    Abraços

  4. Pois é cara, na década de oitenta tentaram implantar aqui em Curitiba-PR e não sei porque não deu certo. Também defendo ônibus elétricos na área central porque não poluem. E já que na cidade onde vivo fazem tanta questão de dizer que respeitam o meio ambiente, deveriam investir nisso. Segundo me disse um funcionário da URBS que administra o transporte público daqui, é porque eles já tem um convênio com a Volvo que só fabrica no Brasil ônibus a diesel mesmo. Meros interesses e que se danem o ar puro e a saúde. E depois vêm criticar a gente que anda de carro!

Perguntas Relacionadas