Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

PORQUE quando estamos com medo, nossa audição melhora e os nossos reflexos ficam show de bola?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

6 Respostas

  1. Olá!!!

    Isto é instinto de sobrevivência. Nosso cérebro ainda carega mecanismos de defesa, para situações de risco(isto é pré-histórico).
    Quando estamos em perigo, ou julgamos estar, nossos sentidos ficam direcionados para aquela situação (desde a liberação de adrenalina, cortisol nas glândulas supra-renais e reações neuroquímicas no cérebro).
    A exemplo, muita gente se b.or.ra nas calças. Isto é porque o corpo dirige a força para um tipo de musculatura, ideal para correr, e rápido(lembranças de quando o homem precisava correr de predadores naturais), deixando de regular esfincteres an.ais.

    Problema: Pessoas que viveram situações de perigo (sequestros, acidentes) podem sentir stress pós traumático. Estes mecanismos (que servem para nossa autopreservação), são acionados sem necessidade. Isto provoca sofrimentos psiquicos para o indivíduo (perda na qualidade de vida).
    Tais casos foram melhor estudados após a Segunda Guerra mundial, e guerra posteriores. Veteranos apresentaram oque muitos chamam: “Neurose de guerra”.
    Exemplo: Em um restaurante alguém deixa uma chave cair do bolso. O veterano de guerra logo salta para o chão e busca um local para se proteger. A coisa acontece muito rápido, sem o sujeito “pensar em fazer”, é como reflexo. Bom…E junto disto, toda uma descarga de adrenalina, cortisol, o cérebro está à mil, etc.
    Motivo: O sujeito “usou tanto” seu instinto de sobrevivência, e esteve tanto tempo alerta (esperando ataques) que seu cérebro ainda está na guerra (mesmo que de maneira insconsciente, assim como não regulamos nossos sonhos, quando dormimos).

    Abraço!!!

    🙂

Perguntas Relacionadas