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  • 0
Anônimo(a)

Pq o trem para no meio do caminho? O que esta acontecendo na frente? Isso vale para o metro tambem.?

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3 Respostas

  1. Olá

    Os metrôs param no meio do caminho porque, em alguma estação adiante, um coitado ou um retardado caiu nos trilhos. É bem comum nas horas de pico, já vi acontecer e minha ex-namorada até me falou o termo que o pessoal do metrô usa para denominar as pessoas que caem nos trilhos, pra não chocar quem está nos trens ou nas estações.

    Abraxxx

  2. Oi, Jofre:

    Ao contrário dos ônibus, automóveis e demais veículos, os trens trafegam sobre trilhos e não podem desviar de algum obstáculo à frente. Em muitos trechos ferroviários há apenas uma via, que serve tanto para os que “vem” como para os que “vão”. Assim, não podem passar os dois ao mesmo tempo.

    Dessa forma, as ferrovias possuem um sistema de sinalização que indica a cor vermelha quando o trecho estiver impedido em função da passagem de outra composição. O maquinista, ao se deparar com o sinal vermelho, freia a locomotiva e o trem permanece parado, até que o que vem em sentido contrário passe. Liberado o trecho, segue em frente.

    Isso acontece várias vezes em um mesmo percurso nas linhas longas. Normalmente nos trechos metropolitanos há mais de uma via, fazendo com que os que seguem num sentido tenham a sua própria e os que vem em sentido contrário trafeguem por outra linha. Mesmo assim, para guardar distância segura, o trem que vem atrás não pode se aproximar muito do que está à frente. Se estiver adentrando o mesmo trecho já ocupado, o sinal automaticamente ficará vermelho. O maquinista terá que parar o trem e aguardar algum tempo.

    Há algumas décadas, nas linhas de longo percurso era utilizado também o sistema de “estafe”, que era um pino de ferro em um arco, que era entregue ao maquinista quando o trem chegava a estação. Esse “estafe” significava que a linha estava liberada e o maquinista poderia prosseguir viagem até a próxima estação. Se houvesse outra composição na linha, o “estafe” não era liberado. Sem ele, o trem não poderia seguir a viagem. Era um sistema simples, mas muito eficaz porque apenas um trem poderia trafegar pelo trecho de cada vez.

    Com a desativação do sistema, deixaram de existir os funcionários das ferrovias como o chefe e auxiliares da estação, que entregavam o “estafe” ao maquinista. Quem chegou a viajar nos trens de passageiros deve lembrar do funcionário uniformizado, que ficava com aquele “arco” na mão esperando a locomotiva passar. O maquinista, ou o auxiliar, estendia o braço e recolhia o “estafe”. Antes disso, atirava no chão da estação o que trazia da estação anterior.

    No metrô, o sistema é mais moderno, claro, mas o princípio é o mesmo: quando o trem pára é porque há algum problema na linha, impedindo que siga a viagem.

  3. O Dirceu tem uma belissima explicacao tecnica, no meu ver, e’ puramente por seguranca, tanto que vc nao ve muitos acidentes nos trilhos. Ou seja, melhor prevenir do que ficar remediando por ai’ como muita gente faz.

    Isso sim, e’ exemplo de fazer o seu trabalho, ao inves de tentar sempre cortar caminho nas tarefas do dia a dia, assim, faltando com o compromisso de fazer bem feito.

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