Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Pra que serve a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se não proíbe a venda de agrotóxicos?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, nesta quarta-feira, um relatório sobre o uso dos agrotóxicos em alimentos como frutas, verduras, legumes e grãos consumidos pelos brasileiros. Em 2009, a instituição coletou 3.130 amostras de 20 alimentos. Delas, 29% apresentaram irregularidades como ingredientes ativos não autorizados e resíduos de agrotóxicos acima do permitido. Os dados fazem parte do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA).

O programa monitorou as culturas em 26 estados do Brasil, apenas o Alagoas não participou. Foram encontrados resíduos de agrotóxicos acima do permitido em 2,7% das amostras coletadas. Os casos mais problemáticos foram os do pimentão (80% das amostras insatisfatórias), uva (56,4%), pepino (54,8%) e morango (50,8%). Já a cultura que apresentou melhor resultado foi a da batata com irregularidades em apenas 1,2% das amostras analisadas. Veja relatório completo no site da agência.

Em 15 das 20 culturas foram encontrados ingredientes ativos com elevado grau de toxicidade aguda comprovada e que causam problemas neurológicos, reprodutivos, de desregulação hormonal e até câncer. Alguns deles estão em processo de reavaliação toxicológica pela Anvisa e outros já foram banidos. “Encontramos agrotóxicos, que estamos reavaliando, em culturas para os quais não estão autorizados, o que aumenta o risco tanto para a saúde dos trabalhadores rurais como dos consumidores”, declarou Dirceu Barbano, o diretor da Anvisa.

O que fazer
Segundo a instituição, o consumidor deve optar por produtos com origem identificada para reduzir o consumo de agrotóxico em alimentos. Isso porque a identificação aumenta o comprometimento dos produtores em relação à qualidade dos alimentos.

Outra dica é escolher alimentos da época ou cultivados por métodos de produção integrada – conjunto de técnicas de manejo que utilizam menos agrotóxicos. Alimentos orgânicos também são uma opção, pois não empregam produtos químicos.

Os procedimentos de lavagem e retirada de cascas e folhas externas de verduras ajudam na redução dos resíduos de agrotóxicos presentes apenas nas superfícies dos alimentos.

Fonte:http://br.noticias.yahoo.com/s/23062010/48/manchetes-anvisa-divulga-lista-dos-alimentos.html
Ora, não seria mais prático e seguro proibir logo??

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

5 Respostas

  1. Boa pergunta!
    Outra pergunta: e como é que o consumidor vai identificar a origem das bananas e do alface?
    É muita cara de pau, dizem para nós que estamos ingerindo agrotóxicos e tudo bem!
    Culpa do mercado? Não, culpa nossa, dos consumidores que não sabem exigir nada!
    Vida de gado, povo marcado, povo feliz!

  2. Os produtores e comerciantes de agrotóxicos dão cestas de natal e mesadas para o pessoal da ANVISA. Deve ser assim. Todo o corpo do governo brasileiro está corrompido. O Brasil é, hoje, não só o país que mais degrada o meio ambiente no mundo ( http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/brasil-e-o-pais-que-causa-mais-impacto-ao-meio-ambiente/ ) mas é também, e sobretudo, o mais corrupto do mundo ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Corrup%C3%A7%C3%A3o_no_Brasil ).

  3. O reichminister tinhorão já disse q fez a parte dele,tirou o pimentão do cardapio da sua familia.

  4. A resposta é a mais simples possível.
    É tudo questão de estética. Vc prefere comprar um tomate grande e vermelho ou um médio e cheio de pintinhas pretas causadas por insetos e fungos? (mesmo que por dentro os dois sejam idênticos)
    A produção de alimentos orgânicos é muito cara. Eleva o preço dependendo do produto em até 200%. Poucas pessoas poderiam comprar, mas mesmo as classes menos favorecidas preferem comprar produtos mais vistosos. A saída é usar pesticida(ou agrotóxicos) em larga escala e garantir a aparência dos mesmos.
    Mas deveria ser proibido. É uma cultura vinda da América do Norte(leia-se EUA) o uso de pesticidas, somente para melhorar a aparência do produto final e diminuir a quebra de produção causada por fungos, bactérias, insetos, etc.

    Atrelada a esse problema está a ANVISA. Ninguém quer(muito menos o governo) uma supersafra num ano e uma quebradeira total no outro. A economia seja do que for, precisa ser estável e se puder, crescente.

  5. Galera, vamos usar o bom senso: sem agrotóxico, o preço dos legumes, das verduras e das frutas atingiriam patamares elevadíssimos e seria impossível consumi-los. E quanto aos hormônios usados nas rações para o gado e para as aves engordarem mais rápido? E o verniz (isso mesmo: verniz) usado nos cereais como o arroz, para ele ficar bem “branquinho e soltinho”? E os acidulantes, corantes, conservantes, estabilizantes e outros tantos “antes” usados nos laticínios e no leite? Isso sem contar os salgadinhos de isopor (veja bem: é isopor, mas o sabor é bacon), os refrigerantes à base de cola (goma arábica = cola), de coca (ína – o segredo coke), hamburgueres de minhoca (ou quase isso), fritas de papelão e por aí afora. Se proibirem tudo, com certeza não morreremos de câncer – morreremos de fome!

Perguntas Relacionadas