precisa de carteira de habilitaçao pra dirigir mini buggy?
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Para dirigir mini buggy não precisa ser habilitado, porém, ele somente pode ser conduzido em área restrita que não esteja sob a jurisdição do Detran, ex: condomínios fechados sítios, etc.
abraços
So se fosse veiculo pra andar na rua,no meio do trafego de automoveis
Não precisa.//
Abraços
Meu amigo, posso ser caipira mas de transito sei um pouco., mesmo por que, trabalho em auto-escola. Há alguns brinquedos, desenvolvidos especialmente para crianças e pré-adolescentes, que podem tornar real a sensação proporcionada na condução de veículos, que é o caso dos mini veículos, ou mais popularmente conhecidos “mini buggys”, ou ainda, assim como lâmina de barbear virou sinônimo de Gilette, os famosos “Fapinha”. A questão , porém, é em relação ao tratamento dispensado ao mini veículo pela legislação de trânsito.O primeiro desafio é classificar o produto. O Código de Trânsito não prevê a classificação como “brinquedo”, mas o mini veículo encontra essa classificação para fins tributários. Ocorre que se for colocado em via pública, tal como aconteceria com o Kart, ou carros especiais para campos de golfe, teriam o tratamento equivalente ao do “automotor” , sendo exigidos equipamentos, registro e licenciamento além da habilitação do condutor, pois, não há na Lei de Trânsito limitações de estrutura ou dimensão que separe os conceitos de brinquedo e automotor, como não haveria distinção de tratamento nas regras de circulação entre o velocípede e uma bicicleta (veículo de propulsão humana classificada pelo Art. 96 do CTB).O melhor, e talvez único, suporte lógico que nos permite ver o mini veículo como um brinquedo e não como um veículo automotor comum, perante a Lei de Trânsito, é a finalidade para a qual foi concebido e que é completamente distinta do veículo tradicional. Consequentemente sua utilização seria adequada a áreas restritas definidas pela autoridade de trânsito, ou em áreas particulares, como entendemos ser o caso dos Condomínios Fechados, onde, apesar de divergências legais, ao nosso ver se aplica a Convenção e não o Código de Trânsito.As escolinhas de trânsito públicas e instituições particulares que possuem esse tipo de veículo/brinquedo para crianças podem atestar os benefícios que ele traz no contato da criança com o manejo de um veículo e para as relações no trânsito que terá como futuro motorista.A legislação de transito obriga que todos os veículos acima de 49 Cc devem ter licença e o seu condutor estar habilitado para conduzi-lo e muitos mini-buggis tem um torque superior a 50 Cc, já que são equipados ( alguns ) com motores acima de 125 Cc ( motos ).
Qualquer que seja o mini buggi acima de 49 Cc é obrigatório a habilitação e é permito circular em via públicas, já os abaixo de 50 Cc não é necessário ( 2º interpretação ) , mas é VEDADO a sua circulação em via públicas e o seu condutor não está obrigado a estar habilitado.
Para Mini Buggy não é necessário a CNH, entretanto vc não poderá transitar nas vias públicas porque o Mini Buggy não é considerado veículo e não preenche os requisitos básicos de segurança especificados no Código de Transito Brasileiro, ok.
Amigo não deixe a sua pergunta ir para VOTAÇÃO, caso contrário isso demonstra o descaso da sua parte com usuários que respondem e tentam te ajudar, essa atitude também serve para evitar possíveis fraudes, escolha a Melhor resposta, NÃO ESTOU TE PEDINDO QUE ESCOLHA A MINHA, escolha aquela que julgar que respondeu melhor à sua dúvida e com isso estará tornando o YR um lugar mais agradável e mais honesto. Boa sorte.