Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Preciso de dicas para elaborar o planejamento para Jardim I?

Sou nova na área da educação, este ano estou com uma turminha de Jardim I e Maternal, eles tem 3 e 4 anos e preciso de algumas dicas para fazer o planejamento.

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. Pesquise no google planejamento turma maternal e planejamento turma jardim i que você encontra.
    Você pode pegar o Referencial da educação infantil e montar o seu planejamento.
    No site da Nova Escola você também encontra.
    Cada escola faz o seu planejamento, eu preciso saber como é o modelo da sua escola exemplo eles pedem:
    conteudo
    conceitual – procedimental e atitudinal
    objetivos
    avaliação
    materiais usados
    Ou pede só objetivos e conteudos.
    Se você quiser me mandar um recadinho meu email é:
    [email protected]
    Pode mandar perguntas.

  2. Olá Educadora!! td bem? espero poder ajudar. Olha vou te oferecer um modelo só para que você possa se orientar e adaptá-lo à sua realidade escolar.

    MATERNAL

    LINGUAGEM ORAL

    OBJETIVO

    1. Desenvolver na criança o conceito de eu em relação ao seu nome, idade e em relação aos pais (família) e colegas.

    2. Desenvolver coordenação motora grossa (livre).

    3. Despertar na criança o interesse por estímulos sonoros, para que ela consiga perceber, identificar e localizar sons forte e fraco.

    4. Desenvolver a capacidade da criança de identificar diferentes objetos e movimentar-se no espaço com facilidade.

    5. Incentivar e permitir a fala da criança em toda as atividades possíveis, corrigindo e ampliando seu vocabulário, utilizando também as músicas.

    6. Estimular o vocabulário através de contos e histórias pequenas que despertem a fantasia da criança.

    7. Incentivar a memorização de pequenas músicas e gestos.

    8. Identificar e reconhecer as vogais.

    9. Identificar o nome próprio e as letras do nome.

    CONTEÚDO

    1. Eu (nome, idade, pais e colegas).

    2. Coordenação motora.

    3. Discriminação auditiva.

    4. Discriminação visual.

    5. Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos, músicas).

    6. Histórias e contos.

    7. Memorização.

    8. Vogais.

    9. Nome próprio e letras do nome próprio.

    ESTRATÉGIA

    1. Através de músicas, jogos com bola pronunciando o nome e estimulação oral.

    2. Utilização de recortes, colagem, traçado de linhas em folha e no chão, incentivando jogos e brincadeiras.

    3. Utilização de instrumentos sonoros, músicas, batidas de palmas e pés e sons produzidos pela boca.

    4. Utilização de sucatas, jogos e materiais pedagógicos com exploração dos objetos do ambiente interno e externo.

    5. Utilização de leitura de histórias curtas, músicas e conversas diárias com a criança sobre sua rotina, dando atenção as perguntas e respondendo-as sempre de acordo com sua maturidade emocional.

    6. Histórias curtas com gestos, estimulando o interesse e fantasia da criança.

    7. Repetição de músicas, gestos e histórias curtas.

    8. Através de materiais pedagógicos, fichas, desenhos, cartazes, etc.

    9. Fichas, crachás, cartazes, materiais concretos e pedagógicos, jogos e brincadeiras, etc.

    AVALIAÇÃO
    Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
    O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.

    MATEMÁTICA

    OBJETIVO

    1. Iniciar a aprendizagem de conceitos de longe, perto, dentro, fora, em cima, em baixo, atrás, na frente, ao lado, dentro, fora, cheio, vazio, etc.

    2. Discriminar na criança o sentido de ontem hoje e amanhã.

    3. Estimular o uso do raciocínio da criança.

    4. Classificação e nomeação de objetos pelas cores primárias (azul, amarelo e vermelho), formas (círculo, triângulo e Quadrado), tamanho (grande e pequeno) e quantidade (1 a 9).

    5. Nomear e identificar iguais e diferentes.

    CONTEÚDO

    1. Conceitos de lateralidade: todo, dentro/fora, grande/pequeno, cheio/vazio, grosso/fino, muito/pouco.

    2. Organização espacial: antes/durante e depois, hoje/ontem/amanhã.

    3. Jogos de raciocínio (quebra-cabeça e jogos de encaixe).

    4. Classificar e nomear objetos pela cor, forma (círculo, triângulo e quadrado), tamanho e quantidade.

    5. Nomear iguais e diferentes.

    ESTRATÉGIA

    1. Através de jogos, músicas e atividades que incentivam o aprendizado da criança como movimento da esquerda para a direita, jogos de dentro para fora, etc. Incentivar e explorar o meio ambiente.

    2. Utilização do calendário e estimulação de perguntas e respostas que distingam o dia e a noite, o ontem, o hoje e amanhã.

    3. Através de jogos como quebra cabeça, encaixes, de formas e situações problemas que incentivem a criança a pensar, não respondendo tudo para criança, sem que ela tente responder sozinha.

    4. Através de objetos, sucatas e material dourado que tenham estas características, utilizando-os em jogos, como procurar cor e forma.

    5. Através de jogos, sucatas e objetos que permitam a identificação e classificação de iguais e diferentes.

    AVALIAÇÃO
    Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
    O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.

    [Cont…]

    (Segue abaixo o endereço do link para você continuar a leitura do modelo!)

    Bjim =]

Perguntas Relacionadas