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Anônimo(a)

Preciso de informações sobre a liga de aluminio 7000; suas propriedades, pra que é usada, etc. Valeu!?

Preciso de informações sobre a liga de aluminio 7000; suas propriedades, pra que é usada, etc. Valeu!?

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2 Answers

  1. (H.B.) As ligas de alumínio são classificadas de acordo com sua numeração e distribuem-se em oito grupos ou séries, identificados por quatro números desde 1xxx até 8xxx.

    O primeiro número é o que identifica a liga dominante. Os do grupo 1xxx são alumínios de alta pureza, com um mínimo de 99%.

    São utilizados em aplicações nas quais as características mecânicas não são muito importantes quanto a resistência e a corrosão, ou condutividade elétrica.

    Do resto das séries as que mais nos interessam são:

    – Os 2xxx são mesclados com cobre, o que melhora muito sua resistência mecânica. Em bicicletas não se usam muito.

    – Os 6xxx são mesclados com magnésio e silício. Os típicos 6161 ou 6063 de muitos quadros são feitos neste grupo, basicamente porque se molda facilmente e tem boas propriedades mecânicas.

    – Os 7xxx esses são mesclados principalmente com zinco. Nesta série, a mais usada em bicicleta é o 7005. Os alumínios desta série têm magníficas propriedades mecânicas, mas não tão fáceis de moldar como os 6xxx.

    O 7075, por exemplo, tem uma extraordinária resistência, mas não se utiliza para tubos do quadro, apenas para formas mais simples como guidões e coroas. A resistência à corrosão é no geral pior que outras séries, mas para uma bicicleta não é um fator de grande importância.

    O resto das séries não são utilizados na indústria da bicicleta, e são usadas apenas para outras aplicações.

    Está claro que um número maior não quer dizer que o material utilizado seja melhor. Como exemplo vamos colocar um alumínio 2024t6, que é muito superior na resistência mecânica do que o 6061T6 e o 7005T6.

    Durante a fabricação, existe após os quatros dígitos (que significam as séries) uma letra representada pelo “T” e mais um número, que significa o tratamento térmico utilizado no processo de fabricação.

    No caso das bicicletas o mais utilizado e mais importante para ser exposto aqui é o T6 (tratamento no qual as propriedades mecânicas do alumínio melhoram notavelmente).

    A principal função das ligas de alumínio é aumentar a resistência mecânica sem prejudicar as outras propriedades. Assim, novas ligas têm sido desenvolvidas combinando as propriedades adequadas a aplicações específicas.

    O alumínio fundido dissolve outros metais e substâncias metalóides como o silício (que atua como metal). Quando o alumínio se resfria e se solidifica, alguns dos constituintes da liga podem ser retidos em solução sólida. Isto faz com que a estrutura atômica do metal se torne mais rígida.

    A descoberta do “envelhecimento”, das ligas que contém magnésio e silício conduziu ao desenvolvimento das principais ligas estruturais utilizadas hoje na engenharia.

    Este foi um trabalho pioneiro no campo das ligas de alumínio-magnésio, amplamente utilizadas atualmente na indústria naval.

    Outro importante emprego do alumínio é sua utilização nas ligas de fundição, que permitem um maior aproveitamento das sucatas de aviões.

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    As ligas de alumínio com uma escala larga das propriedades são usadas em estruturas da engenharia.
    Os sistemas da liga são classificados por um sistema de número (ANSI) ou pelos nomes que indicam seus constituents alloying principais (DIN e ISO).
    Selecionar a liga direita para uma aplicação dada envolve considerações da força, ductility, formability, weldability e corrosão resistência para nomear alguns.
    Uma vista geral histórica breve das ligas e das tecnologias do manufacturing é dada na referência.
    O alumínio é usado extensivamente no avião moderno devido a sua elevação – força à relação do peso.

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    O uso impróprio do alumínio pode resultar nos problemas, particularmente no contraste a ferro ou aço, que aparecem “comportou-se mais melhor” ao desenhador, ao mecânico, ou ao técnico intuitive. A redução por dois terços do peso de uma peça do alumínio comparada com uma peça similarmente feita sob medida do ferro ou do aço parece enormemente atrativa, mas deve-se anotar que esta recolocação está acompanhada por uma redução por dois terços na rigidez da divisória. Conseqüentemente, embora recolocação direta do ferro ou aço a parte com uma duplicata feita do alumínio pode imóvel dá a força aceitável às cargas do pico do withstand, a flexibilidade aumentada causará a três vezes mais deflexão na divisória.

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    Frequentemente, a sensibilidade do metal ao calor deve também ser considerada. Mesmo um procedimento relativamente rotineiro da oficina que envolve o heating é complicado pelo fato que o alumínio, ao contrário do aço, derreterá sem primeiramente incandescer vermelho. Dando forma às operações onde a tocha de sopro é usado requer conseqüentemente alguma perícia, desde que nenhum sinal visual revela como próximo o material é ao derretimento.

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    O sistema internacional da designação da liga é aceitado o mais extensamente nomeando o esquema para ligas feitas. Cada liga é dada um número de quatro dígitos, onde o primeiro dígito indique os elementos alloying principais.

    >1000 séries são alumínio essenitally puro com um índice de alumínio mínimo de 99% por peso e podem ser trabalho endurecido
    >2000 séries alloyed com o cobre, podem ser precipitação endurecida às forças comparáveis a aço. Consultado anteriormente a como duralumin, eram uma vez que as ligas aeroespaciais as mais comuns, mas eram suscetíveis a rachar de corrosão de stress e são substituídos cada vez mais por 7000 séries em projetos novos.
    >3000 séries alloyed com o manganês, e podem ser trabalho endurecido
    >4000 séries alloyed com o silicone. São sabidos também como silumin
    >5000 séries alloyed com o magnésio, derivam a maioria de sua força da solução que endurece-se, e podem também ser trabalho endurecido às forças comparáveis a aço
    >6000 séries alloyed com o magnésio e o silicone, são fáceis de fazer à máquina, e podem ser precipitação endurecida, mas não às forças elevadas que 2000, 5000 e 7000 podem alcançar.
    >7000 séries alloyed com o zinco, e podem ser precipitação endurecida às forças as mais elevadas de toda a liga de alumínio.
    >8000 séries são uma categoria variada

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