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Anônimo(a)

[ProespCapes] Como cada uma de vocês atenderia o caso Pedro no AEE? Que plano de AEE sugerem?

Descrevam todos os passos anteriores à elaboração do Plano de AEE para Pedro: clarificação do caso,definição do problema, solução…
.

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8 Respostas

  1. Olá a todos!
    Em primeiro lugar gostaria de saber alguns dados antes de compor um plano:
    *A quanto tempo Pedro está com o mesmo grupo? Eles tem sua faixa etária?
    *Quais são seus maiores interesses?
    *Quando ele foge o que está sendo trabalhado?
    *O que a escola tem feito com relação a família para mobilizá-los em relação ao menino?
    * Quando Pedro entra em assuntos desconexos o que é feito a respeito?
    Estas perguntas tem o intuito de esclarecer posturas da escola e preferências do aluno, assim como saber como é esta turma (se de adolecentes ou de crianças)
    Pois se a escola está colocando o menino com um grupo de crianças (que se renova a cada ano) fica difícila a enturmação e vinculação do mesmo, ainda mais se as idades forem diferentes, pois não só a família, mas a escola estará infantilizando o aluno.
    E seria para mim essencial conversar com a família a reapeito de suas expectativas, dúvidas, orientár e procurar situá-los sobre o verdadeiro papel da escola.
    E também descobrir em que grupo de alunos Pedro está trabalhando e se as atividades propostas envolvem a idade do guri.
    Um Abração a todos
    Simone de Lima Amaral

  2. Olá pessoal, respondendo a 2ª pergunta (etapas que antecede ao plano)

    Analisando e clarificando o caso observa-se que existem vários problemas que interferem no desenvolvimento escolar e autônomo de Pedro, entre elas:

    Dificuldade de organizar o pensamento, não se alfabetizou e já está com 16 anos. Pedro tem problemas de linguagem, tendo em vista o acompanhamento com a fono. O ambiente na escola não prima pela “inclusão”, os professores não participaram de nenhuma formação para receber incluir o aluno, não há divulgação da política na perspectiva inclusiva e nem do AEE, continuam mantendo prática voltada para a integração. Ausência de autonomia, super proteção da família, comportamento infantil, não possui expectativas que valorize o potencial do filho. Pedro tem dificuldade de tomar decisões e enfrentar situações cotidianas. Não demonstra até o momento um colega mais próximo, isso pode também estar relacionado pela divergência idade escolar x idade cronológica x idade cognitiva. Apesar de simpatizar com os colegas ele não se envolve com o grupo.

    O caso Pedro apresenta diversos problemas:

    A incompatibilidade idade/série é um dos problemas presente na escola do aluno que com 16 anos de idade freqüenta uma turma de 1º ano com crianças de 6 anos de idade. A escola não tem conhecimento da atual política inclusiva e mantém práticas que não colaboram com o desenvolvimento de Pedro, não há política de articulação entre os profissionais da escola buscando a valorização das especificidades do aluno e que sejam voltadas para a pedagogia inclusiva, observa-se que o aluno não participa ativamente da realização das atividades. Contudo isso, a escola permanece em estado de inércia, não nega o acesso, mas exclui dentro da escola.
    A família de Pedro também não se opõe ao trabalho adotado na escola e não demonstra preocupação em relação à aprendizagem do mesmo, além disso, não manifesta interesse em trocar informações sobre o filho contribuindo no desempenho escolar e pessoal de Pedro.
    Ressalto que esses acontecimentos na vida do aluno contribuíram de forma negativa para o desenvolvimento da sua autonomia, afetividade e relações interpessoais. Ele aparenta ainda não ter estabelecido vínculos afetivos com colegas e professores da sala comum, não possui ainda um amigo especial, não enfrenta as situações e foge sempre dos problemas por não ter autonomia para resolvê-los. Creio que a situação em que Pedro se encontra hoje é fruto não apenas da deficiência, mas das vivências familiares e escolares.

    Contribuindo para solucionar o caso Pedro é importante observar o quadro de recursos intelectuais disponíveis, sendo capaz de produzir conhecimento significativo. Assim, é preciso dar as condições para que Pedro participe ativamente das atividades individuais e em grupos. Ações possíveis para a solução do caso em estudo:
    – Possibilitar a matrícula de Pedro numa turma de EJA (no turno vespertino);
    – Encaminhamento do aluno para o AEE; – Estabelecer articulação entre o professor do AEE e da sala comum buscando conhecer os conteúdos estão sendo trabalhada, a metodologia usada pelo professor;
    – Organizar situações de aprendizagem a partir dos interesses manifestados pelo aluno e escolhas diante das possibilidades existentes”;
    – Participação dos profissionais da escola (professora, coordenador pedagógico, gestores) em cursos de formação inicial e continuada em serviços na área de Educação Inclusiva;
    – Vivenciar situações estratégicas que desenvolva a autonomia intelectual de Pedro, proporcionando diversas oportunidades de escolhas;
    – Desenvolver atividades que facilite a abstração de conhecimento com mobilidade no raciocínio lógico e na organização de idéias;
    – Mostrar à escola o potencial de Pedro.

    Irei agora trabalhar no Plano de AEE para Pedro, logo, logo estarei compartilhando com vocês.

    Abraços! Eliene Fernandes. Barreiras/BA

  3. Clarificação do caso

    Aluno com SW, apresentando limitações na área cognitiva, de comunicação, afetiva/social e habilidades acadêmicas.

    Quanto aos aspectos observados:

    Cognitivo – Tem dificuldade em organizar suas idéias, entra em vários
    assuntos desconexos com facilidade e ao mesmo tempo.
    Não tem iniciativa para realizar as atividades propostas e diante dos obstáculos, se mantém indiferente ou foge da situação conflitante.
    Linguagem – Se expressa oralmente e gosta de “bater papo” com quem deseja.
    Afetivo – Aparenta ser um adolescente alegre , feliz e de “bem com a vida”
    Interação – Pouco envolvimento com os colegas. Dificuldade em manter vínculos de amizades em sala de aula Não tem nenhum amigo preferido na escola, somente seus irmãos.
    Aprendizagem – Falta domínio da língua escrita, não está alfabetizado.
    Contexto escolar – A escola não acredita no potencial do aluno e não oferece condições para que ele avance no aprendizado.
    Contexto familiar – Não se percebe um envolvimento da família com o desenvolvimento e aprendizado do filho na escola.
    Família acomodada. embora identifique a alfabetização como a única expectativa que não foi alcançada.

    Definição do problema –

    A idéia central do problema é de ordem cognitiva e Pedro, na escola, não teve oportunidades para desenvolver a autonomia cognitiva , o exercício de responsabilidades e iniciativa, do fazer e aprender.

    Solução para o Problema:

    Acreditar nas potencialidades do Pedro e na sua capacidade de aprender.
    Permitir a construção da autonomia do Pedro, para que ele possa arriscar-se a aprender, a errar e a acertar, utilizando em sala de aula de situações desafiado, onde o aluno seja desafiado a buscar estratégias e encontrar a solução para as situações problemas.
    Realizar a mediação pedagógica professor/aluno,aluno/colegas, promovendo conflitos e desafios cognitivos em busca da apropriação da leitura /escrita e demais aprendizagem por Pedro).

    Maria Cleusa

  4. Para elaborar um plano de AEE exequível para o aluno Pedro precisa-se saber:
    1-Qual o problema de Pedro? Pelo relato fica claro que Pedro não interage em sala, exceto quando é solicitado. Está matriculado em uma sala com defasagem ano/idade. A escola é omissa às dificuldades de Pedro. A família não exige da escola o direito do filho à uma educação de qualidade.
    Neste sentido o problema de Pedro é ralativo à escola, quando esta se acomoda, Pedro não dá trabalho, assim a escola não reclama de sua presença, garantiu o ingresso e a permanência, talvez por ser uma escola particular, porém nega o direito do aluno à uma aprendizagem com qualidade.è um problema de sala comum, quando o aluno não participa ativamente de todas as atividades propostas,pois tem dificuldade de interação, pode-se atribuir esta dificuldade ao fato do aluno está matriculado em uma sala aquém de sua idade, onde não se vê no outro.É um problema de ordem familiar também, quando esta não busca, não exige, o direito de seu filho à uma educação de qualidade.
    Tendo em vista a análise do relato e explicitação dos problemas, para resolver o problema sob o ponto de vista do AEE, há uma necessidade urgente que Pedro seja remanejado para uma sala de mesma faixa etária para que se beneficie das relações de trocas entre seus pares. No AEE, o professor priorizará as potencialidades de Pedro para resolver suas dificuldades cognitivas.O professor de AEE deverá orientar o professor de sala comum a desenvolver atividades significativas para que Pedro sinta-se motivado à participar ativamente.

  5. Pedro embora tenha uma síndrome, é um adolescente e não pode esta inserido em sala de alunos de 6 anos, proporia ingressa-lo em sala comum a sua idade.
    Faria a sondagem do que Pedro gosta em termo de atividades escolares ( Suas potencialidades)

    Iniciaria o processo de alfabetização do aluno, partindo das suas potencialidades.
    Como gosta de conversar desenvolveria jogos tais como; jogo da memória das letras do alfabeto, associação de imagens a letras iniciais, completar o nome das gravuras.Sempre passando do simples para o complexo, Pedro nunca estaria sozinho.
    Acredito que o conhecimento que os outros alunos possuem poderia ajuda-lo a acreditar que também poderá aprender.

  6. Clarificação do Caso- Pedro esta em uma escola, mas não participa das atividades escolares; a escola não promove a escolarização, bem como, a inclusão;
    Pedro apresenta de dificuldade de organizar as ideias e pensamentos;
    Professor não se preocupa em realizar atividade para estimular e valorizar o que aluno poder responder;
    A escola precisa se reunir e definir a sua filosofia de ensino que tipo de cidadão querem formar;
    Reuniões com a gestor escolar, equipe pedagógiga e professores e com a propria familia envolvida neste processo;

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