Boa tarde!
Andei falando com alguns psicólogos, alguns deles deixarem a fé deles influenciar muito nos conselhos, sou ateu e me sinto sem alternativas visto que pra mim as pessoas só acretiam em deus por ópio. Acredito que o psicólogo não deva usar teorias humanas como a exitência de deus no tratamento.
O que acham?
Obrigado.
Obrigado pela indicação Newton, apreciei sua resposta.
Mas continuo NÃO concordando com a citação de Deus em uma consulta, não concordo que eu pergunte para o psicólogo: “eu tenho pesadelos horríveis” e ganhe a resposta: “Reze antes de dormir.”
Obrigado.
O profissional seja desta ou qualquer outra profissão JAMAIS deve deixar que sua concepção religiosa, dogmática exerça influência em sua forma de se relacionar com os clientes.
Olá Dr X !
Como vai vc?
Boa tarde!
Se me permite, creio que houve um pequeno equivoco quando vc afirma que a crença na existência de Deus é uma teoria humana. A crença na existencia de Deus é o ápice da espiritualidade. O psicologo não usou teoria humana, certamente ele por sua habilidade e larga experiencia deve ter percebido que o que falta em vc é extamente Deus, e ele não fez cerimônia em deixar isto claro..Há um livro cujo titulo é: “Jesus, o maior psicólogo que já existiu” seu autor é um psicologo chamado MARK W. BAKER. É muito interessante e aborda casos e mais casos iguais ao seu, Ele diz que há mais de 20 anos que estuda e se aprofunda nos ensinamentos de Teologia e Psicologia e resalta em sua obra a importancia que há na ligação entre as duas disciplinas. Reveja seus conceitos e verifique se vc é ateu mesmo. De repente não é, apenas tem a fé adormecida em seu interior, esperando o momento certo para despertar.
Receba meu abraço fraterno!
Leia a bíblia e passe a acreditar em Jeová, nosso pai q nos criou.
Dr X, é uma questão de ética e profissionalismo, o psicólogo manter-se isento e imparcial, diante de seu paciente. Por princípio, o profissional foi procurado para tratar cientificamente de problemas da psique do paciente. O paciente não procurou o psicólogo para orientações espirituais. Se há coisa que me deixa com pé atras é psicologo tentando direcionar, manipular o paciente p essa ou aquela religião. Abominável…!!! Acho simplesmente medíocre. É como se ele sinta-se impotente para o desempenho de sua profissão (cientificamente)…e transfere a responsabilidade para o ” desconhecido”. Nesse tipo de profissional, não volto mais, e nem recomendo p ninguém…!!! OK? Espero tê-lo ajudado. Martha Pelotas RS