qual seria o papel do professor no que se refere à aprendizagem dos alunos?
Deixar o aluno livre para que ele aprenda o que quiser.
Trabalhar com a família destes alunos para que ela lhes dê um ensino de qualidade.
Fazer com que o aluno decore e reproduza tudo aquilo que seu professor acredita que seja importante que ele aprenda.
Preocupar-se apenas com as questões burocráticas que permeiam o seu trabalho.
Estruturar as condições para a ocorrência das interações professor-aluno-objeto de estudo que levam à apropriação do conhecimento.
olha o professor faz q o alluno descubra o seu proprio ser… pra depois começar a descobrir o ser das outras pessoas….
Seria o modelo perfeito, mas em nosso país os governantes não tem peocupacao em reformular o modelo. E também você pode analizar pelos modelos educacionais propostos por filósofos muito conhecidos, como Paulo Freire, criador do Construtivismo, onde o aluno aprende por descobeel do professrrta e com o minimo de intromissao possivel do professor. Particularmente, eu penso que o professor deve ter bastante disposicao e vontade ao planejar suas aulas, alcancando a todos os niveis do aluno.
Discutir a solucao, ja se discute há tempos, no entanto é preciso agir, e da maneira que podemos..
Abraco.
Estruturar as condições para a ocorrência das interações professor-aluno-objeto de estudo que levam à apropriação do conhecimento.
Pergunta interessante! Sinceramente, creio que nao exista um conceito para exprimir uma pessoa normal! Somos diferentes uns dos outros e cada qual tem suas mazelas interiores, principalmente hoje com tanta alienação!
Afinal, se fossemos normais a vida perderia a graça, pois seriamos robos e nao pessoas. A vida de um ser humano normal deve ser um tedio! O normal eh ser anormal.
,,,
A co-responsabilidade no processo de ensino aprendizagem representa uma preocupação e interface conjunta do professor e dos alunos m relação a cada passo so processo de aprendizagem.
A questão do planejamento na relação ativa tanto o professor como os alunos participam diretamente do planejamento e do direcionamento da aula, isso porque há uma abertura para que os alunos participem da aula, faça sugestões, proponha atividades, indique mudanças e tenha liberdade para expor os aspectos que mais e menos gostou no contexto da aula. Esse é o PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO.
Um docente preocupado em trabalhar dentro do contexto da relação ativa sempre pensará em possibilidades de estimular a reflexão crítica dos alunos.
A reflexão crítica pode ser estimulada de diferentes formas:
* Expondo os alunos a desafios e situações problema, dentro da sua realidade social;
* Estimular a formulação de opiniões (raciocínio crítico) e permitindo que haja a troca de opiniões entre os alunos.
Sou aluna do 4º semestre de pedagogia e espero ter te ajudado um pouco, Este texto é de altoria da minha professora de PPP 4.
Outra vez ???????
O papel do professor é a coordenação da transferência dos conteúdos para os quais se propôs. Isso deve ocorrer de maneira prática, objetiva, disciplinada. Trabalhar diretamente com a família dos alunos é meio utópico, o que pode ser feito e induzir o aluno para que seja um propagador de conhecimentos em seu nível familiar. Decorar conteúdos, fora de cogitação; o aluno deve ter a liberdade de expressar-se, evidente que de maneira coerente. As questões burocráticas relativas ao trabalho do professor, são pertinentes à sua classe sindical. Diante do exposto, a edificação do saber está bem alicerçada. …OK ??? Martha Pelotas RS
Estruturar as condições para a ocorrência das interações professor-aluno-objeto de estudo que levam à apropriação do conhecimento.
bjoss