Dizem que ele esta ali só de enfeite, que os computadores fazem tudo.
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Isso é verdade, o operador está ali só de enfeite mesmo, teve uma época que colocaram o metropolitano sem os operadores, mas a população começou a não usar por medo.
Olá amigo. Embora o trem de metrô é controlado por computadores mas existem certas regras que devem ser conhecidas :
O metrô ou TUE ( trem unidade elétrica ) são operados pelo maquinista ou condutor.
Existe um dispositivo ( um aro que fica sob o acelerador ) que o operador tem que acionar de 5 em 5 segundos. Caso isso não aconteça o sistema interpreta que há algo errado com o operador e os freios de emergência são acionados.
São dispositivos de segurança e existe também no pedal. O operador escolhe se prefere acionar manualmente o aro ou pisar no pedal do “homem morto”.
Os trens também circulam sobre trechos segmentados de linha, o que impede de uma composição se aproximar da outra. Um trem não chega a mais de 100 metros do outro sem que os freios de emergência sejam acionados automaticamente.
A presença do Operador é muito importante dentro do trem de metrô. Além de acionarem os dispositivos para abertura e fechamento das portas, anunciam as próximas estações e/ou outras ocorrências emergênciais ou outros avisos.
Existem outros conhecimentos que o Operador também deve possuir, que são :
Noções de Eletricidade: Instrumentação: multímetro, wattímetro. Ferramentas para instalações elétricas e manutenção de equipamentos e máquinas elétricas.
Circuitos elétricos: circuitos resistivos, capacitivos e indutivos em corrente contínua e corrente alternada.
Transformadores: tipos, especificações e instalação.
Motores monofásicos e trifásicos: tipos, especificações, instalação, circuitos de comando e métodos de partida.
Fontes de alimentação: especificações, circuitos básicos e
manutenção.
Elementos de instalações elétricas: dispositivos de comando e acessórios, condutores e eletrodutos, dispositivos de proteção. NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. NR-06 . Equipamento de Proteção ( EPI ) individual. Noções Básicas de Mecânica.
Pleno domínio da língua portuguêsa:
Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência da crase. Pontuação. Redação. Interpretação de texto.
Matemática e Raciocínio Lógico Matemático :
Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Frações e operações com frações. Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e problemas. Problemas com Sistemas de medidas: medidas de tempo; sistema decimal de medidas; sistema monetário brasileiro. Geometria: perpendiculares; paralelas; ângulos; quadrados e quadriláteros; polígonos e mosaicos; círculo. Área, volume e forma. Cálculo de áreas e ou de volumes. A reta e os números reais. Equações do 1º grau e Gráfico de equações. Inequações do 1º grau. Sistemas do 1º grau e gráficos de sistemas. Raciocínio lógico- matemático: Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio seqüencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.
Portanto, não é tão fácil assim como pensam , para ser um Operador de Trem de Metrô.
VVKRK – abraços