Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

quais as razões que levaram o surgimento da psicologia cognitiva?

quais as razões que levaram o surgimento da psicologia cognitiva?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

3 Respostas

  1. A psicologia cognitiva surgiu formalmente entre 1950 e 1970, na tentativa de investigar os processos mentais subjacentes ao comportamento humano que foram abandonados no campo investigativo do behaviorismo, escola vigente e dominante da psicologia no início do século XX.

    Obs: A Segunda Guerra Mundial, o computador e a lingüística foram as três principais influências para o desenvolvimento posterior desse campo de pesquisa. A Segunda Guerra Mundial proporcionou financiamento para pesquisas envolvendo desempenho humano e atenção, uma pesquisa de natureza prática que não era atraente para os behavioristas naquele momento. O desenvolvimento dos computadores e da Inteligência Artificial forneceu um modo de pensar metafórico sobre nossa inteligência, sendo o cérebro um “hardware” e a mente um “software” nessa idéia.
    As analogias e utilizações de conceitos de computação são facilmente constatáveis na produção de conhecimento que surgiu desse novo campo de estudo.

    Espero ter respondido.

  2. As várias tensões e inadequações da primeira metade do século XX contribuíram para produzir um novo movimento na psicologia que primeiro adotou o rótulo de processamento de informação e depois ficou conhecido como psicologia cognitiva moderna, entre 1955 e 1960.
    A psicologia cognitiva moderna se insere num movimento que alguns chamam de “revolução cognitiva” Seu surgimento coincide com a fundação de uma nova ciência da mente, interdisciplinar, composta por disciplinas tão diversas quanto a Filosofia, as Ciências da Computação, a Psicologia, da qual estamos falando. Esse surgimento concomitante da psicologia cognitiva e das ciências cognitivas fez com que a psicologia cognitiva nascesse não meramente como um novo sistema psicológico, com objetivos bastante diferentes do behaviorismo praticado até aquele momento. Tratava-se de uma nova abordagem que dava continuidade ao uso do método experimental.Entre os fatores precipitantes desse movimento interdisciplinar, podemos citar os seguintes:
    a) a invenção do computador , de onde nasceu a idéia central do cognitivismo, ou seja, de que os processos mentais seriam processos computacionais e simbólicos;
    b) a neuropsicologia, a partir dos estudos de pacientes com lesões cerebrais, especialmente provenientes das tragédias da II Guerra Mundial. Esses estudos forneceram importantes “insights” sobre o funcionamento cerebral de pessoas normais;
    c) a teoria matemática da informação , a partir da qual se desenvolveu a idéia de que a informação poderia ser concebida de tal forma a ser totalmente desvencilhada de qualquer conteúdo específico, mas ela era, antes de tudo, uma decisão única realizada entre duas alternativas possíveis;
    d) a cibernética, que trouxe importantes descobertas a respeito dos mecanismos de feedback e dos sistemas autocorretores e auto-reguladores.
    e) a retomada do tempo de reação (TR) na medida dos processos mentais com o uso consequente dos processos inferenciais do funcionamento mental;
    f) mudanças na concepção positivista de ciência até então aceita, que consistiram, sobretudo, na crítica da noção de objetividade científica, no surgimento da noção de revolução científica e paradigma . OK? Martha. Pelotas, RS.

  3. A psicologia cognitiva nasceu com um movimento contra o comportamentista (Behaviorismo). Assim como o realismo e o parnasianismo nasceram como um movimento contra o romancismo. Há a necessidade de mudança nos tempos.
    Geja35

Perguntas Relacionadas