Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

quais doenças causadas por fungos, bacterias,protozoarios, 10pontos?

eu presciso disso é para uma pesquisa de biologia da escola. eu vo da 10 pontos pra melhor resposta.

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. Os tipos de doenças estão separadas de acordo o tema … !

    Bacterias:

    Gonorréia: é uma DST causada pela Neisseria gonorrhoeae, uma bactéria que cresce e multiplica-se facilmente em áreas quentes e úmidas do trato reprodutivo como cérvix, útero e tubos de falópio na mulher; e uretra em homens e mulheres. A bactéria também pode crescer na boca, garganta, olhos e ânus.

    Síflis: é uma Dst que evolui de forma crônica (lenta) e que tem perídos de latência. Pode crompometer multiplos orgãos (pele, olhos, ossos, sistema cardiovascular, sistema nervoso). De acordo com algumas caracteristicas de sua evolução a sífilis divide-se em Primária, Secundária, Latente e Terciaria. Quando é transmitida de mãe para o feto é chamada de Sífilis Congênita. O importante a ser considerado aqui é a lesão primária também chamado de cancro de inoculação (cancro duro), que é a porta de entrada do agente no organismo do paciente. Trata-se de uma lesão ulcerada (cancro) não dolorosa (ou poco dolorosa), em geral única, com a base endurecida, lisa, brilhante, com presença de secreção serosa (líquida transparente) escassa e que pode ocorrer nos grandes nos grandes lábios , vagina, clitóris, períneo e colo do útero na mulher e nos grande e prepúcio no homem, mas que pode ser também encontrada nos dedos lábios, mamilos e conjuntivas.

    Tuberculose: é causada por uma bactéria chamada “bacilo de Koch”. Exposição a friagem (como por exemplo “abrir geladeira sem camisa” e “tomar gelado”) também não causam tuberculose
    Cólera-é uma doença causada pelo vibrião colérico (Vibrio cholerae), uma bactéria em forma de vírgula ou bastonete que se multiplica rapidamente no intestino humano produzindo uma potente toxina que provoca diarréia intensa. Ela afeta apenas os seres humanos e a sua transmissão é diretamente dos dejetos fecais de doentes por ingestão oral, principalmente em água contaminada.

    Protista: ( Protozoários )

    Trícomoníase: é uma infecção causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis, que se aloja no colo do útero, na vagina e/ou na uretra. quando ocorre, o principal sintoma é o corrimento amarelo-esverdeado, com mau-cheiro, ardor, dor durante a relação sexual, desconforto ao urinar e prurido vaginal. A maioria dos homens não apresenta sintomas. Quando isso acontece, consiste em uma irritação na ponta do pênis, ardor uretral e secreção amarelada
    Doença de chagas-Trata-se de uma infecção generalizada essencialmente crônica, cujo agente etiológico é o protozoário flagelado Trypanosoma cruzi, habitualmente transmitido ao homem pelas fezes do inseto hematófago conhecido popularmente como “bicho-barbeiro”, “procotó”, “chupança”, “percevejo-do-mato”, “gaudércio”, etc.

    Fungos:

    A candidíase é uma doença provocada por fungo e que deve ser tratada com antimicóticos. Suas manifestações podem ser diferentes nos vários indivíduos, mas elas têm algo em comum, pois provocam grande desconforto vaginal. Relacionada também com a alimentação, a candidíase, muitas vezes, pede ao organismo que retome um cardápio saudável para que o tratamento venha a surtir efeito mais rápido e prolongado. Verificar as origens ou os antecedentes da candidíase é muito importante, pois facilita o diagnóstico e a compreensão do tratamento!

  2. DOENÇAS CAUSADAS POR PROTOZOÁRIOS
    Disenteria ou Amebíase:
    Parasita – Entamoeba histolytica
    Sintomas – Dores abdominais, diarréia, náuseas, etc.
    Transmissão – Água e alimentos contaminados
    Tricomoníase:
    Parasita – Trichomonas vaginalis
    Sintomas – Homem – Uretite
    Mulher – Prurido, edema, leucorréia
    Transmissão – Relações sexuais, objetos contaminados
    Giardiáse:
    Parasita – Giardia lamblia
    Sintomas – Cólicas, náuseas, diarréia, etc.
    Transmissão – água e alimentos contaminados
    Leishmanioses:
    1- Úlcera de Bauru
    Parasita – Leishmania brasiliensis
    Sintomas – Ulcerações naso-buco-faringo-laringeana
    Transmissão – Transmitida mosquito Phlebotomos
    2- Botão do Oriente
    Parasita – Leishmania trópica
    Sintomas – Ulcerações cutâneas
    Transmissão – Transmitida pelo mosquito Phlebotomos
    3- Mal de Kalazar
    Parasita – Leishmania dono vani
    Sintomas – Ataca o fígado, rins, etc.
    Transmissão – Transmitida pelo mosquito Phlebotomos
    Doença do Sono ou Tripanossomíase Africana:
    Parasita – Tripanossomo gamiens
    Sintomas – Letargia, sonolência, ataca o sistema nervoso central, anemia (morte)
    Transmissão – mosca tsé-tsé
    Tripanossomíase Americana ou Doença de Chagas: (não tem cura)
    Parasita – Trypanosoma cruzi
    Sintomas – Cardiomegalia, hipotensão, (morte)
    Transmissão – Triatoma (barbeiro)
    Malária ou Impaludismo ou Febre Malita:
    Parasita – Plasmodium (gênero)
    Sintomas – Acessos de febre, calafrios, anemia
    Transmissão – Anopheles

    DOENÇAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS
    Bactérias são sensíveis aos antibióticos, estes quando usados sob prescrição médica, constituem uma excelente arma contra doenças bacterianas. Essas doenças são transmitidas por gotículas de saliva (tuberculose, lepra, difteria, coqueluche), por contato com alimento ou objeto contaminado (disenteria bacilar, tétano, tracoma) ou por contato sexual (gonorréia, sífilis).
    Tuberculose
    – É causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis), atacando os pulmões. O tratamento é frito com antibióticos e as medidas preventivas incluem vacinação das crianças com BCG, abreugrafias periódicas e melhoria dos padrões de vida das populações mais pobres.
    Lepra ou hanseníase

    Difteria

    Coqueluche
    – Doença que ataca crianças, produzindo uma tosse seca característica, causada pela bactéria Bordetela pertussis. O tratamento consiste em repouso, boa alimentação e, se o médico achar necessário, antibióticos e sedativos para tosse.
    Tétano
    – É produzido pelo bacilo do tétano (Clostridium tetani), que pode penetrar no organismo por ferimentos na pele ou pelo cordão umbilical do recém nascido quando este é cortado por instrumentos não esterilizados. É uma doença perigosa, que pode levar o indivíduo à morte, sendo por isso obrigatória a vacinação. Cuidados médicos em casos de ferimentos profundos são essenciais. Pode ser necessária a aplicação do soro antitetânico.
    Tracoma
    – É uma inflamação da conjuntiva e da córnea que pode levar à cegueira. A doença é causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, de estrutura muito simples, semelhante a um vírus, e a transmissão se dá por contato com objetos contaminados. A profilaxia inclui uma boa higiene pessoal e o tratamento é feito com sulfas e antibióticos.
    Disenterias bacterianas
    – Constituem a principal causa de mortalidade infantil nos países subdesenvolvidos, onde as classes mais pobres vivem em péssimas condições sanitárias e de moradia. São causadas por diversas bactérias como a Shigella e a Salmonella, e pelos bacilos patogênicos.
    Essas doenças são transmitidas pela ingestão de água e alimentos contaminados, exigindo todas pronto atendimento médico. Sua profilaxia só pode ser feita através de medidas de saneamento e melhoria das condições sócio – econômica das camadas menos favorecidas da população.
    Gonorréia ou blenorragia
    – É causada por uma bactéria, o Gonococo (Neisseria gonorrheage), transmitida por contato sexual. Provoca ardência, corrimentos pela uretra. Seu tratamento deve ser feito sob orientação médica pois exige o emprego de antibióticos.
    Sífilis
    – É provocada pela bactéria Treponema pallidium, que também é transmitida pelo contato sexual. Um sinal característico da doença é o aparecimento, próximo aos órgãos sexuais, de uma ferida de bordas endurecidas, indolor, o “cancro duro”, que regride mesmo sem tratamento.
    Entretanto, essa regressão não significa que o indivíduo esteja curado, sendo absolutamente necessários diagnósticos e tratamento médicos, pois a doença tem sérias conseqüências, atacando diversos órgãos do corpo, inclusive o sistema nervoso.
    Meningite meningocócita

    DOENÇAS CAUSADAS POR FUNGOS

    VEJA A LISTA AQUI: http://www2.inf.furb.br/sias/parasita/indice.htm

Perguntas Relacionadas