Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Quais EPI’s devem ser usados na operação de Torno Mecânico e Fresadora?

Bom dia a todos. Gostaria de saber quais são os EPI’s necessários na operação de um Torno Mecânico Convencional e numa Fresadora também convencional.

Agradeço a atenção de todos.

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. (H.B.) A excelência em Segurança e Saúde no trabalho não pode ser alcançada só com programas, mas com mudanças de comportamento. Isto significa que prevenir os acidentes, é acima de tudo um direito à vida.

    Na prática devemos educar os trabalhadores a respeitar as normas de segurança, operando de forma segura máquinas e ferramentas, mantendo os equipamentos em boas condições e o local de trabalho organizado e limpo, só assim estaremos construindo um sistema de Gestão de Segurança eficaz, aproximando-se de nossa meta de ACIDENTE ZERO.

    Os regulamentos de segurança e regras específicas de cada modalidade ou tipo de trabalho estão de acordo com a legislação Brasileira (Consolidação das Leis do Trabalho, Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego), além do estabelecido nos Procedimentos Internos de Segurança de cada empresa.

    De acordo com os regulamentos do Ministério do Trabalho, Equipamento de Proteção Individual é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

    O uso de equipamento de proteção individual é necessário durante o trabalho, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes ou de doenças profissionais e do trabalho, ou enquanto as medidas de proteção coletiva não existirem ou estão sendo implantadas e, para atender a situações de emergência.

    As vestimentas de segurança (avental, luvas, mangas e perneiras) que ofereçam proteção para o tronco, braços e pernas dos usuários, deverão ser utilizados permanentemente nas atividades onde exista risco de projeção de partículas que possam causar ferimentos por contato de origem térmica ou mecânica, contra agentes abrasivos e escoriantes ou exposição à radiação não ionizante.

    Deverão ainda ser utilizadas em operações onde haja o risco de chamas ou calor radiante, centelhas, ou respingos de metais fundidos e riscos mecânicos.

    Para evitar quaisquer tipos de ferimentos, deverá ser vetado o uso de roupas largas ou de outros artifícios para prender as roupas dos colaboradores.

    Os protetores auriculares (de inserção ou concha) deverão ser utilizados permanentemente em quaisquer atividades (elétrica, hidráulica, predial, instalações, etc.), onde haja exposição ao ruído a níveis acima de 80 dBA (oitenta Decibéis).

    Proteção para a cabeça (capacete, máscara e capuz), deverá ser utilizada permanentemente em quaisquer atividades (elétrica, hidráulica, predial, construção, instalações, etc.), onde exista risco de impactos e penetrações provenientes de queda de objetos sobre o crânio, contato com rede e elementos energizados, e exposição a riscos de origem térmica (calor), corte, contato e/ou projeção de partículas aquecidas e nas atividades de oxicorte e solda.

    Nas atividades e operações onde haja risco de contato com partes giratórias ou móveis de máquinas e equipamentos – operação de torno, fresa, serra circular, serra de fita, e outras máquinas operatrizes – ou risco de imersão dos cabelos em recipientes contendo líquidos (limpeza com a utilização de baldes contendo produtos químicos), e contato com fontes de calor, o usuário que possua cabelos longos, deverá utilizar permanentemente rede protetora ou outro recurso adequado, sendo proibido o uso de bonés para fixação dos cabelos.

    Proteção para os olhos e face (óculos, protetor facial e máscaras), deverá ser utilizada permanentemente em quaisquer atividades (elétrica, hidráulica, predial, instalações, etc.), onde exista risco de projeção de partículas volantes, contato com produtos químicos, exposição à radiação ultravioleta, infravermelho e luminosidade intensa.

    Os protetores faciais e dos olhos devem possuir tamanhos adequados e estar firmemente presos ao crânio. Os protetores dos olhos, tipo óculos, deverão possuir proteção lateral.

    Proteção para as mãos(luvas), deverá ser utilizada permanentemente em quaisquer atividades (elétrica, hidráulica, predial, instalações, etc.), onde exista risco de projeção de partículas volantes, cortes, ferimentos, contato com agentes abrasivos e materiais escoriantes, contato com produtos químicos, exposição à radiação, contato com rede e elementos energizados, e exposição a riscos de origem térmica (calor), contato e/ou projeção de partículas aquecidas e nas atividades de oxicorte e solda.

  2. Procurei alguma coisa na net, mas é pouco. Há também procedimentos de trabalho, mas foge da pergunta. O que encontrei:
    Óculos de proteção;
    • Calçado de segurança com biqueira protetora;
    • Creme protetor para as mãos – Grupo III (água e
    óleo resistente).
    • Rede de segurança para cabelos, se necessário.
    Eu acrescentaria avental de corpo inteiro, não sei como chama, visto haver possibilidade de projeção de peças quando as máquinas estiverem em operação.

Perguntas Relacionadas