Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

quais fatores contribuiram para o prisioneirismo inglês na revolução Industrial? explique.?

quais fatores contribuiram para o prisioneirismo inglês na revolução Industrial? explique.?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

4 Respostas

  1. – A revolução inglesa, ocorrida no seculo XVII, contribuiu para fortalecer a burguesia, a qual conseguiu ampla liberdade economica e política…essa liberdade iria provocar a concorrencia comercial, fundamental para o desenvolvimento de novos processos produtivos (lucraria mais quem produzisse mais rapido com menos custos)
    – O país tinha muitas colonias e isso representava otimas oportunidades para mais lucros
    – O país tinha a maior frota naval mercantil do mundo, fundamental para o transporte das mercadorias
    – A burguesia tinha muito capital acumulado, resultado do pagamento de salários de fome, tráfico de escravos, financiamento de guerras, empréstimos a juros estratosféricos, etc.

  2. Vários fatores somaram-se contribuindo para pioneirismo inglês na Revolução Industrial do século XVIII. O primeiro dele foi sem sobra de dúvidas a abundância de reservas de carvão mineral, principal fonte de energia para movimentar as máquinas e as locomotivas a vapor. Além da fonte de energia, os ingleses possuíam também grandes reservas de minério de ferro, a principal matéria-prima utilizada neste período.

    Outro fator que contribuíu deveras também foi o acúmulo de capital da burguesia inglesa decorrente dos lucros auferidos com as atividades comerciais da época mercantilista, suficiente para financiar as fábricas, comprar matéria-prima e máquinas e contratar empregados. Não menos importante foi o regime de governo parlamentarista que favorecia o desenvolvimento capitalista. Desde a Revolução Gloriosa de 1688 os entraves mercantilistas haviam sido abolidos da economia britânica e o Estado, dominado pela burguesia, atuava no sentido de corresponder plenamente aos interesses dessa camada social.

    O mercado consumidor inglês também pode ser destacado como importante fator que contribuiu para o pioneirismo inglês. Mas a lista não para por aí. A Inglaterra desde o século XVII, controlava a oferta de manufaturados nos mercados coloniais. Nesse período, a lã inglesa conquistou um espaço considerável no mercado europeu e muitas das antigas propriedades agrícolas comunais transformaram-se por força de lei em cercamentos, isto é, áreas cercadas de criação de ovelhas. Tal atividade, porém, demandava reduzido número de trabalhadores, expulsando a mão-de-obra excedente, que se dirigia às cidades. A grande oferta de mão-de-obra provocava seu barateamento e, conseqüentemente, reduzia os custos da produção industrial, ampliando os lucros.

    Na primeira fase da Revolução Industrial, a indústria têxtil foi a que mais se desenvolveu e para tal concorreu a grande oferta de algodão, cujo maior produtor era os Estados Unidos.

    O avanço tecnológico nos transportes e máquinas foi outro fator decisivo para o grande salto inglês. As máquinas à vapor, principalmente os gigantescos teares, revolucionaram o modo de produzir. Se por um lado a máquina substituiu o homem, gerando milhares de desempregados, por outro baixou o preço de mercadorias e acelerou o ritmo de produção contribuindo para a conquista de novos mercados.
    Na área de transportes, podemos destacar a invenção das locomotivas e barcos movidos a vapor. Com estes meios de transportes, foi possível transportar mais mercadorias e pessoas, num tempo mais curto e com custos mais baixos.

    E por último cabe ainda destacar a navegabilidade dos rios ingleses e a sua grande frota naval.

Perguntas Relacionadas