Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Quais os motivos que levaram a Alemanha e Japão a formar uma aliança?

Quais os motivos que levaram a Alemanha e Japão a formar uma aliança?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

5 Respostas

  1. Essa chamada tríplice aliança feita na segunda grande guerra, entre, Italia,Germania (países fascistas) e Japão (o grande império do sol nascente) ocorre pois, ambos adotaram a mesma política expancionista, para aumentar seu território poder; claro que divergiam em ideais mas essa é outra historia .Durante anos, Adolf Hitler acreditou que a Alemanha nazista pudesse dominar o mundo sozinha. Mas, com a escalada da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha precisou de aliados e diplomatas japoneses foram recebidos com um entusiasmo bem orquestrado em Berlim. A Alemanha, o Japão e a Itália juntaram suas forças, tornando-se as chamadas “Potências do Eixo”. Poucos aliados jamais tiveram ambições tão grandiosas, e poucos foram fisicamente tão distantes. O continente inteiro da Ásia – toda a União Soviética – ficava entre os alemães e os japoneses. Os 6.400 quilômetros da Ferrovia Trans-Siberiana eram a única ligação direta entre eles.
    O Japão estava em guerra com a China desde 1937 e tinha planos de dominar todo o Sudeste Asiático. O prêmio era matéria-prima, essencial para novas conquistas. Havia tungstênio e estanho, ópio para abrandar a dor dos soldados feridos e borracha para ajudar a manter a ofensiva do Eixo em movimento.
    Durante um tempo, boa parte dessa matéria-prima atravessou a Rússia neutra, chegando à Alemanha. Mas de repente, numa manobra que chocou o mundo, a máquina de guerra de Hitler se voltou contra os soviéticos. Se os nazistas conseguissem subjugar os russos, eles recomporiam a ligação com o Japão, e juntos, passariam a dominar mais da metade do Hemisfério Norte. Mas, no verão de 1942, os soviéticos continuavam resistindo. A única rota de tráfego viável era a marítima, ou seja, atravessando 22.400 quilômetros de mar em águas cada vez mais dominadas pelos aliados ocidentais. De início, navios mercantes alemães tentaram furar o bloqueio aliado, navegando em segredo ou fingindo ser de nações neutras. Com o passar do tempo, cada vez mais navios passaram a ser interceptados e destruídos. Por fim, as perdas chegaram a tal ponto que as tentativas de furar o bloqueio com navios de superfície foram abandonadas.

  2. Certamente queriam realizar formalmente seu “matrimônio”; mas logo notaram que… o pão era pequeno e pouco, e a manha do além-mar era muito mais mais… (Foi necessário levarem uma bruta surra, pra um dia se tornarem duas senhoras potências – perigosíssimas, desde então: muito cuidado!!!)

  3. Porque, devido às circunstâncias, ambos tinham inimigos comuns naquele momento. Do ponto de vista do Eixo, a aliança entre Japão e Alemanha tinha a vantagem de obrigar os Estados Unidos a dividirem suas forças. Hitler sabia que se os Estados Unidos entrassem em guerra contra a Alemanha, eles também estariam muito ocupados lutando contra o Japão. Por exemplo, no início, os japoneses tiveram a vantagem de enfrentar as forças norte-americanas divididas (pois parte delas estava lutando na Europa). Após a rendição alemã, essa vantagem desapareceu porque os Estados Unidos puderam concentrar seus contingentes no Pacífico. A aliança entre a Alemanha nazista e o Japão foi formalizada em dois tratados, o Pacto Anti-Comintern (Anti-Internacional Comunista), assinado em novembro de 1936, e o Pacto Tripartite, assinado em setembro de 1941 e que também contou com a participação da Itália fascista.

    Está um pouquinho grande mas é isso aii.. 🙂 …

  4. Porque, devido às circunstâncias, ambos tinham inimigos comuns naquele momento. Do ponto de vista do Eixo, a aliança entre Japão e Alemanha tinha a vantagem de obrigar os Estados Unidos a dividirem suas forças. Hitler sabia que se os Estados Unidos entrassem em guerra contra a Alemanha, eles também estariam muito ocupados lutando contra o Japão. Por exemplo, no início, os japoneses tiveram a vantagem de enfrentar as forças norte-americanas divididas (pois parte delas estava lutando na Europa). Após a rendição alemã, essa vantagem desapareceu porque os Estados Unidos puderam concentrar seus contingentes no Pacífico. A aliança entre a Alemanha nazista e o Japão foi formalizada em dois tratados, o Pacto Anti-Comintern (Anti-Internacional Comunista), assinado em novembro de 1936, e o Pacto Tripartite, assinado em setembro de 1941 e que também contou com a participação da Itália fascista.

Perguntas Relacionadas