Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Quais os principios fundamentais de contabilidade?

Gostaria de saber em um breve resumo quais os principios fundamentais de contabilidade. Já pesquisei na net,mais não de uma maneira clara e objetiva. Por favor me ajudem……

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. Como toda profissão e ciência, a Contabilidade possui postulados e princípios a serem seguidos.

    Existem 02 postulados e 05 princípios. Muitas pessoas fazem confusão, englobando todos eles na categoria de princípios.

    Os postulados, assim, são:o da Entidade e o da Continuidade. Mas, afinal, o que é um postulado?
    De modo claro, um postulado é uma verdade; uma sentença, absoluta que não precisa ser demonstrada pra ser reconhecida como tal e a partir dessa verdade é que surgem as teorias científicas.

    Bom, dá pra notar que os 05 princípios são sustentados pelos 02 postulados, estes são a condição inicial para a existência daqueles.

    Falando agora dos postulados…
    POSTULADO DA ENTIDADE: prega que o patrimônio da empresa independe do patrimônio dos sócios, acionistas ou de outras empresas para existir… é “cada um no seu quadrado”… é por causa desse postulado que na Contabilidade não se misturam as contas dos sócios com as da empresa. Ou seja, cada pessoa existe independente da outra.

    POSTULADO DA CONTINUIDADE: prega que a entidade, nesse caso a empresa, deve ter suas informações contabilizadas como se fosse operar por tempo indeterminado… pra sempre… como vc vive o seu dia-a-dia… vc não vive se preparando para a morte… da mesma forma a empresa deve funcionar. Porém, existem empresas que operam em DESCONTINUIDADE, o inverso da continuidade… mas isso não vem ao caso.

    Bom, esses são os dois Postulados da Ciência Contábil. São essas duas premissas que os princípios e, consequentemente, toda a Contabilidade seguem. Aos princípios agora…

    PRINCIPIO DA OPORTUNIDADE: prega que o registro da informação contábil deve ser feito no momento em que ocorrer o seu fato gerador e pelo valor integral, ou seja, na hora que acontecer de fato… não posso comprar um carro neste mês e registrá-lo no patrimônio só no mês seguinte… o registro deve ser oportuno, “aproveitar o momento”.

    PRINCIPIO DO CUSTO HISTÓRICO COMO BASE DE VALOR OU DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL: prega que os elementos patrimoniais devem ser registrados pelo valor de entrada, ou seja, pelo seu custo histórico; quanto a empresa sacrificou para tê-lo junto ao seu patrimônio… por exemplo, vc compra uma mercadoria a 50.00 e paga mais 20.00 de frete, ou seja, vc deve registra-la a 70.00 (valor original; custo histórico) e não pelo valor que pretende vendê-la (valor de saída).

    PRINCIPIO DA COMPETÊNCIA: prega que as receitas e despesas devem ser reconhecidas no momento em que elas ocorram… por exemplo, não interessa se vc irá receber de um cliente só daqui a três meses, mas se vc prestou o serviço neste mês, a receita deve pertencer a ele, portanto, ser reconhecida… isso tbm vale para as despesas… não importa… elas devem ser registradas no momento do seu fato gerador.

    PRINCIPIO DA CORREÇÃO MONETÁRIA: vc sabe que a economia vive oscilando, para cima ou para baixo… com isso o dinheiro pode valer mais ou menos… maas, não vamos ficar falando de economia… o que esse principio diz é que as demonstrações contábeis devem sofrer atualizações monetárias, por meio de um único índice econômico, para indicar a perda ou ganho do poder aquisitivo da moeda… em outras palavras, não deixar a demonstração informando uma coisa que já não é real.

    PRINCIPIO DA PRUDÊNCIA: sendo claro, é o pessimismo em pessoa… mas ele vem para o bem… ele prega, que vc deve ser prudente, ou seja, nunca deve antecipar lucros, ou superavaliar alguma coisa em situações hipotéticas. Vc nunca deve elaborar as demonstrações contábeis com hipóteses que gerem uma alta lucratividade futura para empresa… colocando nas demonstrações valores absurdos… pois se as coisas não correrem do jeito esperado, vc pode “quebrar a cara”.. em suma, vc deve sempre ser o mais prudente possível, em certos casos, até mesmo antecipando prejuízos.

    Tentei ser claro!

    Espero ter ajudado =]

Perguntas Relacionadas