Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Quais os sistemas e faixas que os radio-amadores usam para se comunicarem?

Em alguns países nos trens existem sistemas de comunicações via rádio .Queria saber se no Brasil existe também e qual o sistema utilizado e também sobre a pergunta acima ” Quais os sistemas e faixas que os radio-amadores e faixa do cidadão usam para se comunicarem? Alguém sabe ?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

3 Respostas

  1. Olá colega – por ser Radio-Amador ( PY2 – LJZ – Classe A ) e Faixa do Cidadão ( PX2 – F5435 ) desde 1980 embora INATIVO e devidamente registrado na ANATEL , DENTEL e LABRE e no Handbook Internacional desde 1982. Vou resumir um pouco sobre a sua pergunta :

    Nos trens cargueiros e passageiros de longa distância que operam atualmente no Brasil, apenas 20% tem comunicações via rádio a exemplos dos trens da VALE. Nos trens de Metro, todos eles possuem comunicação via rádio. O sistema utilizado é a faixa de 2 metros – Simplex ( uma unica freqüência rádio à rádio HT – Walk Talks ) em transmissão FM ( Freqüência Modulada ) que tem um alcance máximo de 20 km dependendo das condições topográficas dos locais – Existem também a comunicação de longa distância que é feita por Estações Repetidoras , elas recebem o sinal do rádio transmissor e retransmitem ao rádio receptor.Essas conseguem alcançar uma distância aproximada de 100 a 300 km dependendo também da região topográfica.Muitas possuem aumento de potência que podem chegar a 100 watts.

    Quanto aos sistemas de faixas de radio amadores e faixa do cidadão:

    O usuário da Faixa do Cidadão são considerados os PXs , que tem uma licença específica para operar na faixa de 11 metros, essas modulações podem ser feitas em AM , FM , USB e LSB e agora existe a SSB. Podem se comunicar com pessoas de outros países dependendo das condições atmosféricas , já que são ondas refletidas na atmosfera ( tipo compasso ), com exceção da Modulação em AM que é onda térrea – uma pessoa pode não estar ouvindo aqui no Brasil, exemplo : Rio de Janeiro, chamada Zona Morta , e um português pode estar captando os sinais lá em Portugal , e a transmissão está sendo feita de São Paulo/Capital.

    O usuário Radio Amador é aquele que possui licença A – B – C específica para operar em determinadas faixas, que são : 2 , 6 , 11 , 15 , 20 , 40 , 60 , 80 e 160 metros – cada faixa tem várias freqüências de transmissão – o usuário da Categoria A e B podem se comunicar por telegrafia – CW e da Classe C não. As transmissões podem ser feitas em sistemas VHF , UHF, LSB , USB , FM, CW e as vias satélites são as Racket , SSTV e STTY – A minha é Classe A / SSTV.

    Creio ter esclarecido um pouco a sua pergunta e dúvida, qquer coisa entre em meu e-mail para maiores informações – abrçs @

  2. Concordo com o Menossan – depois da resposta do amigo Adilson dizer o que ? – nada à acrescentar, mesmo por que nem sabia disto.

Perguntas Relacionadas