Em alguns países nos trens existem sistemas de comunicações via rádio .Queria saber se no Brasil existe também e qual o sistema utilizado e também sobre a pergunta acima ” Quais os sistemas e faixas que os radio-amadores e faixa do cidadão usam para se comunicarem? Alguém sabe ?
Olá colega – por ser Radio-Amador ( PY2 – LJZ – Classe A ) e Faixa do Cidadão ( PX2 – F5435 ) desde 1980 embora INATIVO e devidamente registrado na ANATEL , DENTEL e LABRE e no Handbook Internacional desde 1982. Vou resumir um pouco sobre a sua pergunta :
Nos trens cargueiros e passageiros de longa distância que operam atualmente no Brasil, apenas 20% tem comunicações via rádio a exemplos dos trens da VALE. Nos trens de Metro, todos eles possuem comunicação via rádio. O sistema utilizado é a faixa de 2 metros – Simplex ( uma unica freqüência rádio à rádio HT – Walk Talks ) em transmissão FM ( Freqüência Modulada ) que tem um alcance máximo de 20 km dependendo das condições topográficas dos locais – Existem também a comunicação de longa distância que é feita por Estações Repetidoras , elas recebem o sinal do rádio transmissor e retransmitem ao rádio receptor.Essas conseguem alcançar uma distância aproximada de 100 a 300 km dependendo também da região topográfica.Muitas possuem aumento de potência que podem chegar a 100 watts.
Quanto aos sistemas de faixas de radio amadores e faixa do cidadão:
O usuário da Faixa do Cidadão são considerados os PXs , que tem uma licença específica para operar na faixa de 11 metros, essas modulações podem ser feitas em AM , FM , USB e LSB e agora existe a SSB. Podem se comunicar com pessoas de outros países dependendo das condições atmosféricas , já que são ondas refletidas na atmosfera ( tipo compasso ), com exceção da Modulação em AM que é onda térrea – uma pessoa pode não estar ouvindo aqui no Brasil, exemplo : Rio de Janeiro, chamada Zona Morta , e um português pode estar captando os sinais lá em Portugal , e a transmissão está sendo feita de São Paulo/Capital.
O usuário Radio Amador é aquele que possui licença A – B – C específica para operar em determinadas faixas, que são : 2 , 6 , 11 , 15 , 20 , 40 , 60 , 80 e 160 metros – cada faixa tem várias freqüências de transmissão – o usuário da Categoria A e B podem se comunicar por telegrafia – CW e da Classe C não. As transmissões podem ser feitas em sistemas VHF , UHF, LSB , USB , FM, CW e as vias satélites são as Racket , SSTV e STTY – A minha é Classe A / SSTV.
Creio ter esclarecido um pouco a sua pergunta e dúvida, qquer coisa entre em meu e-mail para maiores informações – abrçs @
ola.. nosso amigo disse tudo,,
QSL..
ate mais,
Concordo com o Menossan – depois da resposta do amigo Adilson dizer o que ? – nada à acrescentar, mesmo por que nem sabia disto.