Quais requisitos básicos para a fabricação de um trem de metrô?
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milhoes de dinheiro para mandar fazer…hehehehe.. mandando fazer é mais facil..
abraço
Alumínio, assentos , motor elétrico , rodas , vidros, e um monte de coisas.
REQUISITOS BÁSICOS
Capacidade: 1300 passageiros (formação mínima)
Comprimento da caixa: 20,5 m
Largura: 3,05 m (3,3 m com os estribos de portas)
Bitola da via: 1.600 mm
Rampa máxima: 4%
Peso máximo por eixo: 18.500 daN
Alimentação: 3000 Vcc (de 2000 à 4000 Vcc)
catenária
Caixa: aço inoxidável
DESEMPENHO
Tração: 0,9 m/s² de 0 a 60 km/h (8 passageiros/m2)
Freio de serviço: 1,1 m/s²
Freio de emergência: 1,2 m/s²
Freio de estacionamento com cilindro acionado por
mola para rampas até 4% com lotação máxima
Velocidade máxima: 90 km/h
ACESSIBILIDADE (NBR 14021)
Local para portadores de deficiência motora
Bancos preferenciais
Banco para obesos
Balaústres com cor contrastante
Alarme sonoro e visual de fechamento das portas
Dispositivo de comunicação de emergência
Painéis eletrônicos para indicação de próxima
estação, lado de desembarque e mensagens de
anormalidades
Mapa dinâmico de linha
Sinalização para deficientes visuais
SALÃO DE PASSAGEIROS
Nível de iluminação de 500 lux, medido a 800 mmdo piso
Lâmpadas fluorescentes com reatoresindependentes
Janelas das portas e do salão com policarbonatode coloração bronze
Materiais de revestimento com requisitos de
resistência ao fogo (auto-extinguíveis, fogo
retardante com baixa densidade de fumaça e toxidade )
CABINE DE CONDUÇÃO
Cabine ampla, ocupando a parte frontal do trem,
pára-brisas panorâmico, portas laterais de acesso e espelhos retrovisores
Modo operacional com velocidade imposta e
manual (manobra e emergência)
Monitor para informações operacionais, sinalização
de falhas e anormalidades
Monitor para imagens das câmeras de CFTV do
salão de passageiros
AR REFRIGERADO DO SALÃO E CABINE
Capacidade de abaixar a temperatura interna do
carro em até 7°C, em relação à externa, renovação
mínima de 8 m³/passageiro/h para a condição de
lotação de 6 passageiros em pé por m²
Dois equipamentos independentes em cada carro
Ar refrigerado independente para a cabine decondução
SUPRIMENTO ELÉTRICO
• Inversores estáticos gerando tensão de saída
380/220 Vca, 60 Hz, trifásica e isolada comtransformador
Baterias de 72 Vcc, capacidade de manter todo o
sistema ligado por, no mínimo, 1 h semalimentação elétrica
SUPRIMENTO DE AR
• Compressor de ar de pistão
• Acionamento por motor de indução de altoescorregamento
• Secador de ar de câmara dupla
DETECÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO
Detecção por aspiração de ar no salão de
passageiros e na cabine de condução com
sensibilidade ajustável, sinalização de alerta e histórico de eventos
Combate a incêndio no salão de passageiros e na
cabine através de água nebulizada com comando
manual na cabine de condução
SONORIZAÇÃO
Sonorização com difusão musical nos salões por
“software” com emissão automática de mensagens
de próxima estação, lado de desembarque e de
anormalidades, compatibilizadas com os painéiseletrônicos
Intercomunicador cabine-cabine
Facilidade de atualização de mensagens através de comunicação sem fio
VÍDEO VIGILÂNCIA
Câmeras de monitoração do interior do salão de
passageiros de cada carro e uma câmera para
imagem externa em cada extremidade do trem
Gravação contínua de vídeo das últimas 36 h deoperação
Monitor de vídeo na cabine com imagens doscarros
Gravação de imagens com memória blindada a
prova de fogo, impacto e explosão para as últimas
2 h de operação
RÁDIO COMUNICAÇÃO
Equipamento de Rádio (rádio, fonte de
alimentação cc/cc, antena e cabos)
MONITORAÇÃO DE FALHAS E
ANORMALIDADES
Rede de comunicação de dados entre
equipamentos (“Data-bus”)
Controle, monitoramento e leitura de diagnósticos
de equipamentos microprocessados
Registrador de eventos operacionais
Concentrador de dados com interface de saída
para comunicação terra-trem
TRAÇÃO E FRENAGEM ELÉTRICA
Inversor VVVF (tensão e freqüência variáveis)
com controle anti-patinagem
Semicondutor do tipo IGBT
Motores de tração, assíncronos, em corrente alternada
Frenagem elétrica plena regenerativa e reostática
Lógica microprocessada com auto-diagnóstico
FREIO DE ATRITO E ANTI-DESLIZAMENTO
Freio a disco com acionamento pneumático
Freio de emergência com comando elétrico
Circuito de controle do freio de emergência do
tipo “falha-segura”
Freios em “blending” com anti-deslizamento de
alto rendimento
TRUQUE
Construído em chapa de aço soldada ou aço fundido
Rodas e eixos em aço forjado padrão AAR
Suspensão primária por molas helicoidais ou elastoméricas
Suspensão secundária por bolsas de ar e amortecedores
Distância entre centros permitindo raio de inscrição de 80 m
Detector de descarrilamento
Lubrificador de frisos de rodas
ENGATE
Automáticos nas cabeceiras e semi-permanentes.
A Fonte lhe passo por e-mail
ACVVK – abraços