Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Quais são as ações do homem que estão destruindo a camada de ozonio?

O que o homem esta fazendo para destruir a camada de ozônio

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

12 Respostas

  1. Várias coisas!
    Pense bem, o homem está sempre em busca de quê? Mais tecnologia, rapidez e eficiência em tudo. Tudo para expandir mais a sua vida, torna-lá mais confortáveis, digamos assim!
    Só que esta busca tem um preço altíssimo para o planeta, o homem busca espaço onde está a natureza, derruba árvores, constrói casas em encostas, poluí os mares e rios, vai sempre além do que se pode. Você concorda? O homem nunca está satisfeito, está sempre querendo mais, e o pior de tudo é quem acaba sofrendo é a natureza! Conseqüentemente a camada de ozônio também é afetada com isto, por isso o calor excessivo que estamos enfrentando a cada ano, a culpa é totalmente dos humanos.
    Eu particularmente não vejo tanta necessitade de tecnologia, mas vejo muitas pessoas que se importam com isso, querem sempre o celular mais moderno, a televisão de última geração e por ai vai, sempre buscando o que tem de melhor no mercado para satisfazer suas necessitades. No meu raciocínio o homem está caminhando para sua própria destruição!

  2. Pq a maioria dos homens querem dinheiro, e nao uma boa qualidade de vida!
    Deprimente, primeiro que estão destruindo uma coisa que nao pertence a nós!!

    Abraço!

  3. Há um consenso mundial sobre a teoria de que o cloro contido nas substâncias químicas artificiais liberadas na atmosfera, é responsável pela destruição do ozônio na estratosfera. Uma grande parte desses compostos são constituídos pelos Clorofuorcabonos (CFCs – 11, 12, 113, 114 e 115), brometo de metila e halons (agentes de extintores de incêndio – 1211, 1301, 2402). Substâncias contidas em erupções vulcânicas ou mesmo nos oceanos também agridem a camada, mas nesse caso a natureza sempre demonstrou fôlego para se recompor. Os CFCs, desenvolvidos em 1928, foram utilizados durante anos em geladeiras, condicionadores de ar, sistemas de refrigeração, isolantes térmicos e sprays.

    A estrutura estável desses produtos químicos permite atacar a Camada de Ozônio. Sem sofrer modificações, a intensa radiação UV-B destrói as ligações químicas, liberando o cloro que separa um átomo da molécula de ozônio, transformando em oxigênio. O cloro atua como catalizador, levando a cabo essa destruição sem sofrer nenhuma mudança permanente, de maneira a poder continuar repetindo o processo. Estima-se que uma única molécula de CFC teria a capacidade de destruir até cem mil moléculas de ozônio.

    Os mais perigosos produtos têm vida longa. O CFC-11 dura em média 50 anos, o CFC-12 em média 102 anos e o CFC-113 em média 85 anos. Portanto, as emissões dessas substâncias químicas influenciarão no processo de esgotamento da Camada de Ozônio durante muitos anos.

    Já o brometo de metila, é uma substância (gás) utilizada para a fumigação de solos, visando a eliminação de fungos, bactérias e patógenos. Também tem um grande potencial de destruição da Camada de Ozônio.

    Os gases Halons são utilizados principalmente para o combate a incêndios.

    Todas essas substâncias são utilizadas principalmente nos seguintes setores:

    Refrigeração e serviços
    Solventes e esterilizantes
    Extinção de Incêndio
    Agrícola
    Aerossóis (indústria farmacêutica)
    Espumas

    A cada primavera, no hemisfério Sul, aparece um “buraco” na Camada de Ozônio sobre a Antártida tão grande como a superfície dos Estados Unidos (20 a 25 milhões de km2). O “buraco” não é na realidade um buraco, e sim uma região que contém uma concentração baixa de ozônio. Esse termo tecnicamente incorreto dá uma idéia a opinião pública sobre a dimensão e gravidade da situação. O problema é pior nessa parte do globo devido às temperaturas baixas e à presença de nuvens polares estratosféricas (menos de -80ºC) que retêm cloro e bromo. Com o retorno da primavera e o descongelamento das nuvens, esses elementos são liberados e reagirão com o ozônio.

  4. Por favor não confundam camada de ozonio com o aquecimento global. São problemas diferentes.

    Por isto somente a resposta do Orades tem coerência!

  5. aquecimento global e camada de ozonio tem tudo a ver sim o aquecimento tem porque tem este buraco ai

Perguntas Relacionadas